Como a Gestão Comportamental gera aumento de produtividade no trabalho?

Tempo de leitura: 4 minutos

Com o passar dos anos, as empresas estão valorizando cada vez mais o conhecimento sobre o comportamento dos seus colaboradores. Os departamentos de RH estão entendendo como uma gestão baseada no comportamento da equipe permite alinhá-la aos objetivos da empresa, melhorando o seu desempenho e aumentando a produtividade.

Ficou interessado no assunto? No artigo de hoje, vamos falar sobre como a Gestão Comportamental é fundamental para o aumento de produtividade no trabalho. Confira!

Usando o perfil comportamental para o aumento de produtividade

Você já ouviu falar sobre mapeamento comportamental? Ele tem como principal objetivo identificar as competências e tendências de comportamento de uma pessoa. Para realizá-lo, você precisará contar com uma ferramenta que aplique testes de perfil comportamental. É muito importante que o sistema seja confiável! Assim, você consegue mais de 50 informações sobre um profissional através de um teste que pode ser respondido em apenas 7 minutos.

O uso dessas informações é fundamental no processo de Gestão Comportamental, pois, assim, o RH consegue estabelecer estratégias para um recrutamento e seleção mais assertivo e para o desenvolvimento dos profissionais. O objetivo é contar com colaboradores alinhados à função, à equipe e à cultura empresarial, o que consequentemente irá impactar na produtividade da organização.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Mas como isso funciona? Conhecer as características de um indivíduo ajuda na compreensão de quais tarefas aquela pessoa tem mais potencial de executar com excelência. Assim, você consegue direcionar as pessoas certas para as funções certas.

Banner_CTA_Use_Inteligência_de_dados_para_gerir_pessoas

Gestão Comportamental no processo de recrutamento e seleção

Iniciar o desenvolvimento da Gestão Comportamental ainda no processo de recrutamento e seleção pode trazer muito mais eficácia e resultados satisfatórios para a empresa.

Considere a seguinte situação: a empresa precisa preencher uma vaga na qual algumas habilidades são essenciais, como proficiência em inglês e experiência na área de no mínimo 2 anos. Ao selecionar o currículo, a empresa procurará candidatos com essas características. Mas os dados apontam que o comportamento é um fator determinante para o sucesso e a permanência de um profissional na empresa. Então, como escolher o candidato certo? É aí que entra a análise do perfil comportamental.

A partir dele, você consegue identificar se o candidato conta com as competências necessárias para exercer bem o seu trabalho, se encaixar bem na equipe e na empresa como um todo. Por mais que ele tenha as habilidades técnicas necessárias, é fundamental saber se ele tem o perfil ideal para as atividades que serão desempenhadas e se o ambiente é adequado, proporcionando equilíbrio entre as suas características e as do restante da equipe.

Gestão Comportamental no desenvolvimento de colaboradores

Como destacamos, a Gestão Comportamental pode (e deve) ser iniciada ainda no recrutamento e seleção. Porém, é fundamental mantê-la ao longo de toda a jornada do profissional na empresa para trabalhar o aumento de produtividade.

Gerir pessoas não é uma tarefa simples, ainda mais quando é preciso lidar com profissionais de diferentes gerações. Por isso, o teste de perfil é tão importante, pois te ajudará a entender com maior profundidade quais pontos precisam ser desenvolvidos para que a equipe atue com máxima performance.

Conhecer as competências e tendências comportamentais de cada colaborador te ajudará a construir equipes equilibradas e em que várias habilidades são trabalhadas, potencializando a produtividade. Além disso, na hora de fazer a gestão de pessoas, o RH consegue encontrar pontos que motivam e engajam cada tipo de perfil, promovendo a satisfação em todo o grupo.

Gestão comportamental e aumento de produtividade andam juntos, como vimos neste artigo. Isso faz com que a atuação do RH na implementação de uma cultura que valorize o colaborador como um dos capitais mais importantes para o desenvolvimento corporativo seja essencial.

Conhecer o perfil dos profissionais te ajudará nesse processo de tornar a gestão mais personalizada e também mais eficaz. E agora que você já sabe a importância da Gestão Comportamental para o aumento de produtividade, que tal saber como aumentar os resultados identificando o perfil dos profissionais? Confira o nosso ebook gratuito!

0 0 vote
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Franciela
Franciela
1 ano atrás

Parabéns material muito bom para nos auxiliar nas praticas do dia dia.

Brunna Nobre
Brunna Nobre
1 ano atrás

Estou adorando aprofundar meus conhecimentos em Gestão Comportamental e suas vertentes, obrigada pelos conteúdos, amo esse site!

trackback

[…] que desenvolveram uma gestão de pessoas eficaz melhoram seus resultados financeiros e a produtividade. Para que essa gestão esteja alinhada aos objetivos estratégicos, o RH deve contribuir com […]

trackback

[…] gestão de tempo e produtividade é uma das habilidades soft skills mais desejadas pelas organizações. Por isso, organize seu dia […]

Reginaldo Elizeu
Reginaldo Elizeu
1 ano atrás

Parabéns. dicas enriquecedoras. Abraços