10 dicas para você aumentar a produtividade do seu time

Tempo de leitura: 5 minutos

Uma das tarefas dos gestores é conciliar um bom ambiente organizacional com as metas estabelecidas pela direção da empresa. Ampliar os níveis de produtividade é uma demanda frequente que exige técnica e dedicação do RH e das lideranças.

Nós sabemos que desenvolver uma gestão de pessoas eficiente não é uma tarefa fácil. É necessário entender os diversos grupos e fazer com que eles tenham uma boa convivência no ambiente de trabalho. Por isso, esse tema é de grande complexidade, e obter melhorias é algo que exige estratégia.

Se você está em busca de soluções para otimizar o desempenho da equipe, confira agora 10 práticas que você pode implementar em sua organização!

1 – Estreite os laços internos

Colocar pessoas diferentes para trabalhar juntas em uma mesma empresa é uma coisa. Colocar pessoas diferentes para trabalhar em uma mesma equipe é outra totalmente diferente. A produtividade sobe conforme os colaboradores se entendem, se respeitam e utilizam das experiências de cada um para construir o resultado.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

É possível realizar dinâmicas (as famosas team building activities) para fazer com que as pessoas se conheçam melhor. Valorizar o ser humano por trás do profissional é uma ótima estratégia para fazer com que as relações sejam mais verdadeiras!

2 – Descentralize as responsabilidades

O modelo tradicional de trabalho considera os líderes como os únicos responsáveis pelos resultados, cabendo a eles delegar as demandas conforme suas perspectivas. É possível dividir essa responsabilidade para as equipes, fazendo dos colaboradores líderes de projetos com reais tarefas de gestão.

Esse tipo de atitude não é apenas uma forma de aliviar um pouco todo o peso do papel de gestor, mas uma forma de transmitir a sua confiança para os colaboradores e fazer com que eles também criem comprometimento com os resultados de uma forma mais próxima.

3 – Esclareça metas e objetivo

Se você tem metas preestabelecidas pela direção, informe a equipe sobre elas, fazendo com que o grupo se sinta parte da construção dessas finalidades. Os objetivos esperados para cada trabalho também devem ser claros.

Essa é a melhor maneira de apresentar aos colaboradores quais são as necessidades da equipe para que ela tenha um desempenho elogiado e alinhado com o que a direção espera, evitando, assim, ajustes e cortes.

4 – Dê feedbacks

Colaboradores trabalham com mais motivação quando sabem o que precisam aprimorar e quais são as tarefas que desempenham bem. Isso norteia as ações e dá sentido ao pedido de melhoria na produtividade.

Para isso, analise profundamente o trabalho, leve em consideração o contexto das atividades e seja assertivo. O feedback é um reconhecimento e uma correção visando a melhoria, e não uma repreensão pelo trabalho abaixo da expectativa.

5 – Olhe para as habilidades e dificuldades

Em alguns casos, a alocação de tarefas pode resolver o problema da produtividade. Considere se elas estão bem distribuídas e sob o comando dos profissionais que têm mais domínio técnico e comportamental necessário para resolvê-las. Olhe atentamente para as qualidades e dificuldades dos integrantes do seu time e reflita sobre a melhor maneira de aproveitar as virtudes de cada um deles.

6 – Conheça os seus colaboradores

A melhor maneira de potencializar o desempenho dos seus colaboradores é saber exatamente quem são eles, os seus interesses, habilidades e competências.

Conhecer com mais profundidade os profissionais que atuam na equipe ajuda não só a descobrir o que os motiva, mas também a saber sobre as expectativas individuais. Consequentemente, isso o ajudará a alinhar o papel de cada membro da equipe com os objetivos da organização, elevando o engajamento.

7 – Invista em treinamentos

Uma das melhores maneiras de aumentar produtividade na equipe é por meio do investimento em treinamentos. O time que se desenvolve consegue encontrar melhores soluções para enfrentar os problemas diários e aprende também a inovar, otimizando o trabalho.

Por isso, invista em cursos e palestras, motivando os colaboradores a participar desses eventos, ressaltando sempre as melhorias a serem implementadas por eles. Isso é especialmente importante quando surgirem novas tecnologias e metodologias de trabalho mais eficazes.

8 – Promova a imagem da empresa

A imagem da empresa não é importante apenas para o consumidor, mas também para o público interno. Por essa razão, procure promovê-la por meio de uma comunicação mais fluida entre todas as hierarquias da corporação, mas também de um ambiente que valorize a atuação e o papel de cada profissional.

A partir do momento em que o colaborador enxerga uma cultura forte e que, ao mesmo tempo, o valoriza, a tendência é que o desempenho de suas funções melhore, garantindo uma contribuição para a produtividade da equipe.

9 – Ofereça um plano de carreira

Muitas empresas apostam no plano de carreira estruturado para promover a produtividade dos colaboradores. Isso se deve à motivação do profissional, que se sente reconhecido pelo trabalho desenvolvido, sabendo que quanto melhor atuar, maior será a recompensa.

O plano de carreira também incentiva a qualificação, sendo esse aspecto um importante instrumento para a otimização do trabalho. Além disso, esse planejamento também contribui para a manutenção dos talentos dentro da corporação, promovendo a continuidade do trabalho.

10 – Faça avaliações constantes

As avaliações também são um importante instrumento para aumentar a produtividade da corporação. Controlar a curva de desempenho dos colaboradores, focando em melhorias e aperfeiçoamentos, ajudará no direcionamento da equipe.

Essas são algumas dicas para auxiliar na melhoria da produtividade da sua equipe. O principal foco do gestor deve ser sempre entender e estudar o comportamento e as competências de cada um de seus colaboradores. Afinal, cada pessoa tem as suas características e diferentes formas de trabalhar. Consequentemente, a motivação para aumentar o seu desempenho será algo distinto entre os profissionais que ali atuam.

E aí, já vai começar a aplicar as nossas dicas para aumentar produtividade em sua empresa? Também preparamos um e-book que fala sobre como a cultura organizacional pode te ajudar nesse sentido. Clique aqui para baixar gratuitamente!

cultur


Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of