ATS: como ele pode mudar sua maneira de recrutar talentos?

Tempo de leitura: 3 minutos

Assim como diversos outros processos que ocorrem dentro de uma gestão empresarial, o recrutamento de talentos tem sofrido mudanças. Em uma realidade onde grande parte das empresas gasta muito capital financeiro com questões relacionadas à rotatividade interna, é necessário que se busque alternativas e soluções.

Sempre que falamos em soluções empresariais, sabemos que de alguma forma a tecnologia está envolvida e nesse caso não é diferente. Vamos entender aqui, o que de fato são ferramentas ATS e como isso pode mudar a sua realidade de recrutamento.

O que é ATS?

ATS é uma sigla derivada do termo em inglês “Applicant Tracking System”. Traduzindo para o português, esse termo significa basicamente “Sistema de Rastreamento de Candidatos”, o que remete a uma espécie de software de recrutamento. Esse tipo de software foi criado para auxiliar os processos de recrutamento em geral, podendo ter diversas funcionalidades.

Mais do que apenas automatizar um processo, iremos te mostrar sob quais aspectos o ATS pode ser extremamente benéfico para um negócio.  

União entre a mão de obra humana e a tecnologia

Que os profissionais já não estão mais completamente sozinhos nas realizações de tarefas, nós sabemos bem.

Com a alta valorização do capital humano dentro das organizações unido ao aumento da velocidade com que as coisas passaram a acontecer, percebeu-se que, além dar ainda mais agilidade aos processos internos de seleção, o emprego desse sistema permite que o capital humano da empresa seja melhor aproveitado.

Nesse sentido, os sistemas ATS transformam as tarefas antes realizadas apenas pela mão de obra humana, em atividades mais rápidas e também mais assertivas, evitando possíveis erros e oferecendo mais tempo para que os colaboradores possam realizar outros trabalhos.

Otimização dos gastos com recrutamento

O custo dos processos de seleção das empresas pode variar bastante de acordo com o método que é empregado. No entanto, quando se descobre o meio mais eficaz e também o mais em conta para determinado negócio, isso pode significar uma economia de capital muitas vezes nem esperada.

Os softwares ATS entram nessa jogada também para permitir que você identifique a maneira de recrutamento mais adequada para o seu contexto. Dessa forma, o RH que tem acesso a esse tipo de ferramenta, é capaz de realizar testes, analisar dados e, no final das contas, decidir quais os métodos de recrutamento são mais convenientes para determinada empresa.

Menos rotatividade e mais produtividade

O grande problema de muitas empresas ainda é a questão da alta rotatividade. Esse tipo de situação tem reflexos não só diretamente financeiros, como também afeta todo o sistema de produção interno.

Uma empresa que não consegue reter seus funcionários, consequentemente não consegue manter um fluxo contínuo de produtividade pois estará sempre treinando alguém novo, além de também gerar rupturas constantes nos relacionamentos dentro da organização. Por esse motivo, garantir a baixa da rotatividade é uma medida essencial para manter a produtividade em alta dentro de um negócio.

Um dos motivos pelos quais os departamentos de RH mais modernos adotaram ferramentas ATS é exatamente esse. Modernizar os processos de seleção utilizando sistemas, significa aumentar as possibilidades de contratação de talentos certos para o seu negócio e, consequentemente, aumentar toda a produtividade interna.
Se você gostou do nosso conteúdo e quer saber quanto gasta com rotatividade dentro da sua empresa, entre na nossa calculadora de rotatividade e faça as contas!
cta-calculadora

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of