ATS: o que é e como pode te ajudar a recrutar talentos

Tempo de leitura: 6 minutos

Sem tempo para ler sobre ATS? Aperte o play e ouça a narração deste artigo:

Ao preencher seu e-mail você concorda com a Política de Privacidade da Sólides.

Em uma realidade em que grande parte das empresas gasta muito capital financeiro com questões relacionadas à rotatividade de profissionais, é preciso buscar alternativas e soluções para um processo de recrutamento e seleção mais eficaz. É o caso da ATS (Applicant Tracking System).

Esse tipo de ferramenta surgiu como uma solução tecnológica para facilitar a vida do RH. Por isso, vale a pena entender melhor o que é ATS, como funciona e quais são suas vantagens. Confira no conteúdo a seguir!

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

O que é ATS (Applicant Tracking System)?

ATS é a sigla do termo em inglês Applicant Tracking System, que significa “Sistema de Rastreamento de Candidatos”. Trata-se de uma espécie de plataforma criada para auxiliar os processos de recrutamento online.

Muito mais do que um simples software de recrutamento e seleção comum, esse programa conta com diversas aplicações que podem ser usadas em todo o processo seletivo, desde a atração até a admissão. 

Ele conta com filtros estratégicos que ajudam a identificar quais são os candidatos mais qualificados para o perfil buscado pela empresa. Além disso, o software possui ferramentas que permitem criar formulários, testes e perguntas, ranqueamento de currículos, entre outras funções que facilitam o processo de R&S.

Quais são as vantagens do software ATS?

Mais do que apenas automatizar as etapas de um processo seletivo, o ATS oferece diversos benefícios para um negócio. Listamos seis deles a seguir:

  1. União entre mão de obra humana e tecnologia

Uma das principais vantagens do software ATS é a valorização do capital humano. Ele transforma as tarefas que antes eram realizadas apenas pela mão de obra humana em tarefas mais rápidas e assertivas. Com isso, é possível oferecer mais tempo para que os colaboradores possam realizar outras atividades estratégicas.

  1. Otimização dos gastos com recrutamento

Ao descobrir o meio mais eficaz e mais barato para o processo de recrutamento de determinado negócio, é possível garantir uma maior economia de recursos financeiros. O ATS entra nesse processo para permitir que você otimize a jornada de R&S, tornando-a mais ágil, eficiente e econômica de R&S mais adequado para o seu contexto, otimizando gastos.

  1. Menos rotatividade e mais produtividade

Muitas empresas ainda enfrentam a alta rotatividade de colaboradores. Essa situação traz reflexos não só financeiros, mas também produtivos. Uma empresa que não consegue reter seus profissionais consequentemente não mantém um fluxo contínuo de produtividade.

Por isso, garantir uma menor taxa de turnover é essencial para aumentar a produtividade dentro de um negócio. As ferramentas de ATS entram como uma solução para modernizar os processos seletivos usando sistemas, aumentando a possibilidade de uma contratação mais assertiva e que agregará para a produtividade da empresa.

banner para baixar ebook sobre Guia completo do recrutamento e seleção: conceito e técnicas-ats
  1. Processo de recrutamento e seleção mais ágil

Ao iniciar um novo processo de recrutamento e seleção para preencher uma vaga em aberto, várias etapas e diversos profissionais são envolvidos. Com a utilização do Applicant Tracking System, a dinâmica se torna mais rápida.

Além disso, o software conta com ferramentas que auxiliam na análise de informações dos candidatos. Ao selecionar os melhores profissionais para determinada vaga e após fazer a melhor escolha para o cargo, é possível até mesmo melhorar o business agility da empresa, ou seja, a capacidade que ela tem de se tornar cada vez mais competitiva e bem-sucedida. 

  1. Facilidade de contato com os candidatos

Da mesma maneira que uma empresa aguarda um retorno rápido e válido de um candidato, ele também espera uma resposta da organização. Contar com um feedback para cada etapa, com pontos que podem ser trabalhados e outros que já estão bem desenvolvidos, é essencial para que o concorrente se sinta confortável e bem durante o processo.

O sistema de rastreamento de candidatos, além de auxiliar na seleção dos profissionais mais qualificados para o cargo em aberto, também colabora com a marcação de entrevistas, o envio de acompanhamento das etapas e o feedback final — seja positivo, seja negativo.

  1. Formação de banco de currículos

A ferramenta também auxilia na criação de um banco de currículos para futuras oportunidades. Isso, por si só, já facilita os próximos processos de recrutamento e seleção.

Assim, caso um currículo recebido por meio da candidatura para uma vaga em aberto não seja 100% compatível com os requisitos no momento, ele pode ser útil no futuro.

Como escolher o software ATS ideal? Confira 4 dicas

Você pode adotar um software ATS para auxiliar o processo seletivo da sua empresa. Cada um deles conta com diferentes finalidades. Por isso, antes de escolher o ATS para sua empresa, veja algumas questões devem ser consideradas:

  1. Confira a interface do software

Contar com software de fácil usabilidade, que seja bem intuitivo para quem os usa e contenham uma interface amigável é essencial. Isso porque essas características facilitam processos e otimizam seu tempo de trabalho.

  1. Veja quais são as funcionalidades do software

Isso é importante para entender qual ATS funciona melhor para as suas necessidades. Se você deseja uma análise de candidato completa, por exemplo, vale apostar em um software que integrado às redes sociais dos concorrentes e faz análises de seus perfis.

  1. Opte por uma plataforma que integre dados

Imagina só poder usar todos os dados e informações coletadas pelo software sem precisar transferir para uma planilha ou para outra plataforma? Para ter essa facilidade, é fundamental optar por um sistema que integra automaticamente dados e informações em um único lugar, facilitando também a sua rotina.

  1. Opte por software completo com data-driven

Para um processo data driven, também é importante optar por um software completo, que armazene todas as informações na mesma ferramenta e que permita o compartilhamento de informações com outros setores para que acompanhem os processos de recrutamento.

Escolha o software de R&S certo para sua empresa

Quer aprofundar seu conhecimento sobre software para otimizar o Recrutamento e Seleção e descobrir qual a plataforma ideal para a sua empresa ter mais agilidade e eficiência em todas as rotinas de RH? Confira o artigo completo sobre o assunto!

Aproveite e conheça a Sólides, a HR Tech líder no Brasil para pequenas e médias empresas. Oferecemos uma plataforma completa com todas as soluções para o RH, incluindo a automatização do processo de recrutamento e seleção para você contratar com muito mais agilidade e eficiência.

5 2 votes
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments