O que é ATS? Saiba o que significa ATS e como funciona a plataforma de recrutamento e seleção

ilustração de um processo de recrutamento e seleção com ats
BAIXE GRÁTIS!

Aqui você encontra:

O recrutamento e seleção é parte importante do trabalho dos times de RH que cada vez mais enfrentam o desafio de fazer contratações mais assertivas, reduzindo assim a rotatividade de profissionais.

Para isso, as empresas podem contar com soluções tecnológicas para tornar os processos de recrutamento e seleção mais eficazes. É o caso do sistema ATS, sigla em inglês para Applicant Tracking System.

Descubra o que é ATS, como funciona essa ferramenta e quais são suas vantagens!

O que é ATS?

A sigla ATS do termo em inglês Applicant Tracking System significa “Sistema de Rastreamento de Candidatos”. Trata-se de uma plataforma eletrônica criada para auxiliar profissionais de RH nos processos seletivos online.

Muito mais do que um simples software de recrutamento e seleção, o sistema ATS conta com diversas aplicações que podem ser usadas em todo o processo seletivo, desde a atração de talentos até a admissão. Veja como a ferramenta funciona.

Aproveite e saiba mais sobre recrutamento inteligente!

Como funciona o sistema ATS?

O ATS é uma forma prática de automatizar o processo de R&S. A principal característica da plataforma ATS é que ela permite aproximar os candidatos com os perfis ideais para as vagas em aberto nas empresas. Isso garante aos recrutadores um maior controle de todas as etapas do processo seletivo.

Conheça algumas das principais funcionalidades da ferramenta ATS de recrutamento e seleção:

  • Filtros estratégicos que ajudam a identificar quais são os candidatos mais qualificados para o perfil buscado pela empresa;
  • Formulários, testes e perguntas;
  • Ranqueamento de currículos;
  • Utilização de palavras-chave para a busca de candidaturas;
  • Definição de fluxos de etapas;
  • Publicação automatizada de ofertas de emprego;
  • Criação de banco de talentos por perfil.

Quais as vantagens da plataforma ATS de recrutamento e seleção?

Mais do que apenas automatizar as etapas de um processo seletivo, o sistema ATS oferece diversos benefícios para um negócio. Confira!

Otimização de tempo

Uma das principais vantagens do software ATS é a valorização do capital humano. Ele torna as tarefas realizadas pela mão de obra humana mais rápidas e assertivas. Com isso, os colaboradores ganham mais tempo para se dedicar a outras atividades estratégicas.

Redução de gastos com recrutamento

A automatização de etapas do processo de recrutamento e seleção de determinados negócios pode gerar uma maior economia de recursos financeiros. Isso porque o sistema ATS permite ter uma jornada de R&S mais ágil e adequada para o contexto da empresa.

Menor rotatividade e mais produtividade

Muitas empresas ainda enfrentam altos índices de rotatividade de colaboradores. Essa situação traz impactos não só financeiros, mas também produtivos, já que uma empresa que não consegue reter seus funcionários, não mantém um fluxo contínuo de produtividade.

Por isso, as ferramentas de ATS surgem como uma solução para aumentar a possibilidade de contratações mais assertivas, o que poderá contribuir para uma maior retenção dos profissionais e, consequentemente, mais produtividade.

Mais agilidade no processo de recrutamento e seleção 

Muitos profissionais são envolvidos e várias etapas criadas ao se iniciar um novo processo de recrutamento e seleção para preencher uma vaga em aberto. 

Como o sistema conta com ferramentas que auxiliam na análise de informações dos candidatos, já selecionando os melhores profissionais para determinada posição, essa dinâmica se torna mais rápida. 

Facilidade de contato com os candidatos

Da mesma maneira que uma empresa aguarda um retorno rápido e válido de um candidato, ele também espera uma resposta da organização.

Contar com um feedback para cada etapa, com pontos que podem ser trabalhados e outros que já estão bem desenvolvidos, é essencial para que o concorrente se sinta confortável e bem durante o processo.

A ferramenta de rastreamento de candidatos, além de auxiliar na seleção dos profissionais mais qualificados para o cargo em aberto, também colabora com a marcação de entrevistas, o envio de acompanhamento das etapas e o feedback final, seja ele positivo ou negativo.

Formação de banco de currículos

O sistema ATS também auxilia na criação de um banco de currículos para futuras oportunidades, o que facilita os próximos processos de recrutamento e seleção.

Assim, caso um currículo recebido por meio da candidatura para uma vaga em aberto não seja 100% compatível com os requisitos no momento, ele pode ser útil no futuro.

Como escolher a plataforma ATS ideal?

Você pode adotar um dos softwares ATS para auxiliar o processo seletivo da sua empresa. Cada um deles conta com diferentes finalidades. Por isso, antes de escolher o ATS para sua empresa, veja algumas questões que devem ser consideradas.

  1. Confira a interface do software para que seja de fácil usabilidade e intuitiva, otimizando assim o tempo de trabalho.
  2. Veja quais são as funcionalidades do sistema ATS para entender qual funciona melhor para as suas necessidades. Se você deseja uma análise de candidato completa, por exemplo, vale apostar em um software integrado às redes sociais dos concorrentes e com análises de perfil.
  3. Dê preferência para plataformas com integração automática de dados para não precisar mais transferir para uma planilha ou outra plataforma.
  4. Opte por software completo com data-driven, que armazene todas as informações na mesma ferramenta e permita o compartilhamento de informações com outros setores para que acompanhem os processos de recrutamento.

Quer aprofundar seu conhecimento sobre software para otimizar os processos de recrutamento e seleção na sua empresa? Confira nosso artigo completo sobre o assunto!

Aproveite e conheça a Sólides, a HR Tech líder no Brasil para pequenas e médias empresas, que oferece uma plataforma completa com todas as soluções para RH e DP, incluindo a automatização de R&S para você contratar com mais agilidade e eficiência.

Amanda Silva
Amanda Silva
Psicóloga, com MBA em Gestão de Recursos Humanos, atuo há mais de 7 anos com recrutamento e seleção, grande bagagem em empresas de tecnologia, com definição de estratégias para atração e seleção de talentos. Hoje está como Supervisora do time de Talent Acquisition da Sólides.
Compartilhe:

Você também vai gostar!

Rolar para cima