Você sabe como atrair a geração Millennials para o seu negócio?

Tempo de leitura: 5 minutos

A sociedade passa por transformações constantes, certo? Novas tecnologias, culturas e tendências surgem a cada nova geração de pessoas, mudando o modo como as coisas são e funcionam. A geração Millennials é um reflexo dessas mudanças comportamentais e sociais.

Conhecer e se adequar a esses novos grupos de indivíduos é importante. Áreas como educação, psicologia, comunicação, vendas e recursos humanos já estão estudando e colocando em pauta os novos comportamentos, desejos e necessidades das novas gerações.

Por isso, hoje falaremos da geração Millennials. Vamos te mostrar quem são eles, quais são as suas características e comportamentos mais comuns e o que é necessário fazer para atraí-los. É só continuar a leitura!

O que é a geração Millennials?

Os Millennials são uma nova geração e representam a parcela da população que nasceu entre a década de 80 e os anos 2000. Essa data não é exata, podendo ter uma pequena alteração de acordo com cada pesquisador. Mas estima-se que esse grupo de indivíduos estão com cerca de 18 a 38 anos atualmente.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Essa é uma geração que presenciou uma das maiores revoluções da história da humanidade: o surgimento da internet. E com isso cresceu junto com o avanço da tecnologia, da informação e no meio de uma prosperidade econômica alta.

A geração Millennials vive em ambientes altamente urbanizados e mantêm um estilo de vida informatizado e conectado com seus computadores, smartphones, tablets entre outros aparelhos.

Esse grupo de pessoas foi criado em um modelo de comunicação globalizada. Eles conseguem solucionar uma dúvida e obter conhecimento em apenas um clique. Com isso, eles criam uma expectativa de informação e entretenimento a qualquer hora e em qualquer lugar!

Segundo dados do IBGE de 2017, os Millennials representam cerca de 20% da população mundial e, no Brasil, são em torno de 58,7 milhões de pessoas. A empresa americana de consultoria Booz Allen disse que até 2025 essa geração fará parte dos 44% da população economicamente ativa.

Quais são as principais características dos Millennials?

Para conseguir entender melhor os Millennials, você precisa saber quais são as suas principais características.

Um estudo feito pelo Google Brasil, chamado “Dossiê BrandLab:The Millennial Divide”, mostra que há duas divisões dentro do grupo. Isso porque a extensão de anos que compõem a geração é muita grande e não tem como tratar todos da mesma forma, apesar de pertencerem ao mesmo conjunto.

Existem dois momentos que foram importantes para esses grupos surgirem. O primeiro foi a popularização dos smartphones em 2007, pois é aí que a sociedade passa a viver hiper-conectada e com acesso ilimitado à informação. E é onde a cultura da velocidade e do imediatismo é propagada.

O segundo momento é a crise financeira de 2008, onde pessoas da geração que já estavam no início da vida adulta tiveram que conviver com inflação e desemprego.

Vamos agora saber melhor sobre essas duas segmentações!

Old Millennials

O primeiro grupo é o de pessoas que têm entre 25 e 34 anos. Suas principais características são:

  • Infância e adolescência aconteceu na década de 90. Viveram boa parte da vida sem internet;
  • São mais flexíveis, otimistas e colaborativos;
  • Foram pegos de surpresa pela crise;
  • São mais nostálgicos e se sentem adultos quando fazem tarefas domésticas;
  • Suas maiores preocupações são: como entrar e se manter no mercado de trabalho, viajar para o exterior e adquirir imóvel próprio.

Young Millennials

Esse grupo abrange jovens de 18 a 24 anos que possuem as seguintes características:

  • Infância e adolescência aconteceu nos anos 2000, já nasceram conectados à internet;
  • Já conheceram o mundo com uma economia fragilizada;
  • São mais realistas, questionadores e têm mais noção quando o assunto é finanças;
  • Se identificam com a filosofia de vida “Só se vive uma vez”;
  • Tendem a ser menos impacientes quando veem que estão perdendo tempo.

Como atrair a geração Millennials para o seu negócio?

Agora que você já sabe quem são os Millennials e quais são as suas principais características, vamos te mostrar o que fazer para atrair esse grupo para a sua empresa. Eles podem trazer muita inovação e produtividade para o ambiente de trabalho, só é necessário saber como satisfazê-los. Veja agora!

Entenda o que eles procuram

Saiba quais são os ideais, objetivos e metas dessa geração. Entenda o que eles procuram em um ambiente de trabalho e o que esperam de uma empresa. Assim, você consegue ir adaptando a sua cultura organizacional, criando cargos, setores e políticas em seu negócio para se adequar a esse grupo de pessoas.

Tenha uma empresa moderna

A geração Millennials não vive sem tecnologia e internet. Por isso, trabalhar em um ambiente moderno, tanto em questão de dispositivos e softwares, tanto em questão de ideias, experimentação e implementação de coisas novas é muito importante para eles. Não deixe sua empresa estagnada, faça com que ela evolua e ofereça um espaço de trabalho dinâmico.

Proporcione conhecimento

Os Millennials estão sempre procurando coisas novas para aprender e crescer na carreira. Mas eles não perdem tempo, são auto suficientes e quando querem aprendem tudo sozinhos! Oferecer conhecimento, como fazer palestras, cursos e eventos externos, fará com que eles se sintam motivados e valorizados na empresa.

Conte com a ajuda de bons gestores

Essa geração procura por empresas que tenham gestores com perfil de orientador e não só um demandante de tarefas. Eles querem trabalhar com pessoas que vão acrescentar na sua carreira, que possam trazer conhecimentos diversos e que sejam referência na área em que trabalham. Contar com bons líderes é essencial para atrair os Millennials!

Atrair a geração Millennials para o seu negócio pode ser mais simples do que você imagina. Por isso, não perca tempo e comece a colocar as mudanças em prática.

Aproveite a sua visita e faça o download gratuito do nosso e-book Guia Completo para recrutamento, seleção e gestão de Millennials!

0 0 votes
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
ANTONIO WILSON

Excelente.