Como atrair e reter talentos humanos nas empresas do futuro

Tempo de leitura: 9 minutos

Atrair talentos humanos é um grande desafio para as empresas no mercado atual, que exige planejamento e ações concretas, mas pode ser essencial para o crescimento e destaque a curto, médio ou longo prazo.

Trata-se de uma realidade baseada no fato de que o funcionamento dos empreendimentos depende da dedicação e da capacidade intelectual dos seus colaboradores.

Em outras palavras, o sucesso ou fracasso de uma organização está diretamente relacionado ao engajamento dos seus talentos e qualidade do trabalho entregue por eles.

O mercado de trabalho está em constantes mudanças e as empresas estão cada vez mais competitivas, ao passo que a tecnologia avança e possibilita novos produtos e serviços.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Essa dinâmica provocou uma mudança na maneira como as empresas passaram a encarar o seu capital humano.

Antes, os colaboradores não tinham tanta importância individualmente, com uma estrutura administrativa enrijecida. 

Entretanto, hoje o modelo holístico de gestão prega que as empresas devem investir na evolução e desenvolvimento do seu capital humano, encarando esse aspecto como fundamental para o sucesso das atividades empresariais.

Com o crescente reconhecimento, bem como o aumento dos investimentos, é comum que o ambiente competitivo provoque a movimentação de colaboradores entre empresas. 

Por isso, os empreendimentos, mais especificamente os departamentos de RH (Recursos Humanos), se preocupam com a atração de talentos, desenvolvimento dos profissionais e a manutenção deles nas empresas, com o objetivo de alcançar uma cultura organizacional cada vez mais funcional e próspera.

Como atrair talentos para uma empresa?

Para começar, vale a pena analisar a cultura organizacional da empresa, capaz de estimular e engajar os colaboradores, desde que haja um ambiente agradável, produtivo e fértil para novas ideias. 

É preciso que os funcionários se sintam estimulados a promover a inovação, com melhorias constantes na performance, agindo como se fossem donos do negócio.

Esse ambiente produtivo é criado de maneira gradativa, conforme os funcionários acumulam valores, conhecimento e objetivos, mas pode ser decisivo no crescimento do interesse de profissionais talentosos pela empresa.

Até porque, hoje em dia, a satisfação no trabalho é bastante valorizada em praticamente todas as áreas de atuação.

Uma atmosfera produtiva e agradável permite ao funcionário a visão de crescimento na empresa, já que ele pode se imaginar executando diferentes funções e avaliar as próprias chances de sucesso. 

Em outras palavras, os funcionários despertam para suas possibilidades futuras dentro das empresas.

Segundo especialistas em gestão empresarial, atração e acúmulo de talentos e conhecimento estão entre as mais importantes vantagens competitivas que uma empresa pode ter. 

Nesse sentido, é fundamental compreender que, para conquistar bons profissionais, não basta oferecer um bom salário. 

É comum que os talentos que se destacam no mercado tenham uma série de oportunidades para desenvolver suas competências, levando em conta fatores que você pode conferir a seguir.

Plano de carreira bem definido

Colaboradores de destaque certamente se interessam em saber qual é o teto possível de se atingir dentro de uma empresas de moldes, para exemplificar. Eles buscam principalmente seguir os passos necessários para crescimento e desenvolvimento profissional. 

As empresas que têm um plano de carreira mais definido podem ganhar a preferência.

Programas de trainees e estágio são ótimas maneiras de atrair profissionais mais jovens, que estão ingressando no mercado de trabalho. 

Eles aprendem a desempenhar atividades com bom senso de responsabilidade, além de aproveitarem a oportunidade de se acostumar com as práticas e visões da empresa.

Os programas são uma forma de os empreendimentos, desde instalações industriais até empresas dos mais variados tipos, investirem nos colaboradores para garantir talentos no futuro.

Trainees e estagiários não podem ser considerados apenas uma mão de obra mais barata, porque têm potencial para serem moldados pelas empresas, tornando-se profissionais com todas as aptidões necessárias para o sucesso profissional. 

Além de contribuir para melhores resultados, os planos de carreira influenciam na valorização da empresa.

Bom ambiente de trabalho

É sabido que a cultura organizacional ajuda na valorização do ambiente de trabalho das empresas, um fator crucial para atrair novos talentos profissionais. 

Portanto, é válido ressaltar que a imagem de uma especialista em manutenção hidráulica industrial, por exemplo, sempre será levada em consideração, não só por potenciais clientes, mas também por potenciais colaboradores. 

Um empreendedor que tenha ficado conhecido como um “chefe chato” pode ter dificuldades em atrair o perfil ideal de funcionário.

Respeito aos horários

Respeitar os horários de trabalho estipulados no contrato é uma maneira de reter talentos. Logo no início, o colaborador pode se informar sobre pagamento de horas extras e banco de horas.

Se a empresa não se comprometer em recompensar os funcionários, seja com horas extras ou bancos de horas, além do horário de expediente, ela pode perder bons talentos, o que serve para diversas áreas de atuação, como a locação de geradores.

Outro ponto a se considerar é a flexibilidade de horários, valorizada cada vez mais pelos profissionais. As alternativas flexíveis na entrada e saída do trabalho, ou até mesmo a opção de home office, ajudam os talentos em seu desenvolvimento e organização pessoal.

Benefícios

Geralmente, os candidatos utilizam os benefícios ofertados por uma empresa como métrica para decidir entre uma vaga e outra.

Uma empresa que oferece melhores vantagens tende a conquistar mais pontos do que aquelas que pagam apenas o salário dos profissionais. 

Basta pensar que certamente uma empresa de terceirização de serviços que oferece plano de saúde com cobertura odontológica, vale refeição com possibilidade de comer em restaurantes no dia a dia e bônus de produtividade vai se destacar no mercado de trabalho.

Quando têm valor real para os colaboradores, os benefícios servem como uma remuneração indireta e contribuem para a imagem do empregador.

Imagem interna da empresa

Da mesma maneira que as marcas aumentam as chances de vendas com um marketing bem planejado e executado, elas também podem otimizar a atração e retenção de talentos para trabalho. 

Atualmente, muitos empreendimentos se utilizam do endobranding, ferramenta que visa ao desenvolvimento de uma imagem institucional com foco no público interno.

Uma plataforma industrial, por exemplo, pode utilizar a técnica para conquistar e manter um relacionamento com os profissionais que se destacam no mercado.

Atrair, formar e manter talentos

Um fator fundamental quando se pensa na atração, capacitação e retenção de talentos em uma empresa é a gestão, que demanda ações bem planejadas e interligadas.

Após a atração, a capacitação ou formação de talentos requer um alinhamento de valores empresariais, com ideias, orientações e estratégias dando sentido à atuação de cada um dos profissionais, em busca do sucesso coletivo. 

Isso, muitas vezes, é feito com a criação de cursos, treinamentos e especializações, mesmo para os funcionários com nível avançado em serviços de ferramentaria, entre outras profissões.

Com a cultura organizacional estabelecida, o foco passa a ser a obtenção de resultados objetivos, com a orientação dos gestores e empreendedores, sempre investindo na criação de um ambiente agradável e produtivo.

 A retenção de talentos é realizada com a manutenção de uma consciência coletiva, valorizando:

  • Orientações, treinamentos e perspectiva na cadeia produtiva;
  • Alinhamento com os objetivos da empresa;
  • Valores corporativos, que devem ser motivo de satisfação e engajamento;
  • Disseminação dos conhecimentos entre os colaboradores, com gestão da informação;
  • Cooperação entre diferentes níveis e departamentos empresariais;
  • Transparência, consciência e adoção de objetivos em comum;
  • Maior distribuição de responsabilidade entre todos os níveis;
  • Propósito inspirador centralizando os objetivos profissionais;
  • Feedbacks positivos ou negativos de qualidade, visando ao aprimoramento;
  • Reconhecimento pela conquista de metas, com recompensas reais ou simbólicas.

Tudo isso requer muito planejamento e a adoção das estratégias mais adequadas para cada empreendimento, com profissionais de RH e gestores reunidos. 

Quando um funcionário de uma fabricante de módulo fiscal eletrônico preço compatível com o mercado percebe a valorização da sua atividade e desempenho, são maiores as chances de ele trabalhar mais engajado e alinhado com os objetivos da empresa.

Com um mercado cada vez mais competitivo, as empresas que adotam um plano para atrair, formar e manter talentos se destacam. 

Elas atingem melhores posicionamentos no mercado em comparação com concorrentes, porque a manutenção da motivação dos colaboradores ajuda a diminuir as taxas de rotatividade de funcionários e aumenta as chances de evolução profissional e pessoal.

É claro que, para o sucesso das ações, também é preciso estratégia nos processos de recrutamento, seleção e contratação. Atualmente, as empresas não buscam apenas pessoas, querem contratar talentos. 

As capacidades de desenvolvimento e crescimento são cada vez mais valorizadas, com colaboradores que se adaptam a determinados esquemas de trabalho, identificando-se com missão, valores e visão do empreendimento.

Ao entender o real sentido da execução de cada função e aprender a desenvolver as habilidades necessárias para a evolução das atividades, os talentos passam a se sentir parte da organização empresarial, com mais satisfação e proatividade. 

Ao final, o capital humano pode ser um grande diferencial para a projeção das empresas no futuro.

Quer entender mais sobre como fazer um recrutamento qualificado? Confira nosso Guia Completo sobre Recrutamento e seleção!


Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of