Atração de Talentos: tudo que você precisa saber para atrair os melhores

Quer trazer profissionais de alta performance para a sua empresa? Aposte na atração de talentos! Confira 7 dicas para atrair o candidato ideal!
Baixe agora o seu calendário!

Aqui você encontra:

A atração de talentos é uma das etapas mais importantes do recrutamento e seleção. Afinal, as empresas desejam contar com profissionais de alta performance, engajados e alinhados com os valores organizacionais. 

Mas antes da contratação, o RH estratégico deve se perguntar: por que um candidato altamente qualificado escolheria a minha empresa e não a concorrente? Quais diferenciais meu negócio oferece para conquistar os melhores profissionais?

Para responder essas e outras questões, preparamos um guia completo sobre atração de talentos. 

Continue a leitura e comece a implementar um plano eficiente para a captação de bons profissionais

? Antes, que tal um presente? Preparamos um material com 11 modelos prontos para descrição de vagas. Preencha o formulário e receba grátis!

Preencha o formulário e receba o material grátis no seu e-mail 📩

O que é atração de talentos?

Trata-se do conjunto de esforços promovidos para conquistar profissionais de alta performance, com o objetivo de integrá-los ao quadro funcional da empresa. 

Para isso, a gestão de pessoas desenvolve estratégias capazes de valorizar a imagem da organização, mostrando quão atrativa ela é. 

A finalidade da atração de talentos é colocar a empresa na vitrine, mostrando os diferenciais e benefícios que ela oferece. 

Mas quem são os talentos que a organização busca conquistar? 

Na verdade, são profissionais que reúnem competências, aptidões e experiências agregadoras

Além de senso crítico apurado e inteligência emocional, trata-se de indivíduos que estão verdadeiramente alinhados aos requisitos da vaga e à cultura organizacional

Qual a importância da atração de talentos?

Para a organização, contar com talentos de garante potencial competitivo fortalece o employer branding

Desse modo, o fato de ter profissionais de ponta, engajados e satisfeitos em fazer parte do quadro traduz a importância da atração de talentos. 

Além disso, quando bem aplicadas, as estratégias para atrair colaboradores de alta performance reduzem o tempo dos processos seletivos e as taxas de turnover

Do contrário, se o processo de atração não for bem executado, a empresa sentirá os impactos negativos. 

Quais os impactos quando a atração de talentos não é bem feita?

Embora a tecnologia esteja muito presente nas organizações, o capital humano continua sendo o maior ativo das empresas. 

Por isso, é fundamental contar com estratégias bem definidas para ter êxito na atração de talentos.

Quando essas ações não são devidamente estruturadas ou são mal aplicadas, a organização sofre com impactos negativos em diversos aspectos. A seguir, veja os principais.

Aumento dos custos com contratação

Contratar errado custa caro. Um estudo realizado pela CareerBuilder aponta que, quase 3/4 das empresas que fizeram más contratações, desperdiçaram 14,9 mil dólares em dinheiro. 

Ainda, 74% delas admitiram que contrataram pessoas erradas para as vagas disponíveis. 

Além disso, quando a contratação não é adequada, fica difícil reter talentos na organização. Sem contar que um novo processo seletivo deve acontecer para suprir a demanda. 

A atração de talentos bem-feita economiza tempo e dinheiro, recursos que podem ser investidos em outras áreas. 

Queda na produtividade

As contratações equivocadas não afetam somente a parte financeira. A falta de estratégia prejudica a produtividade das equipes e o clima organizacional. 

Em oposição a isso, quando todos os membros do time trabalham com a mesma missão, objetivos e valores, a empresa se torna produtiva e alcança resultados. 

Já um colaborador improdutivo, que não se dedica tanto quanto a organização espera, prejudica todo o ambiente de trabalho

Em consequência, a credibilidade da empresa é abalada e a qualidade dos produtos ou serviços diminui.  

Desmotivação da equipe

Vagas em aberto por um tempo além do aceitável, sobrecarregam membros da equipe. 

Essa situação afeta o clima no trabalho e desequilibra as relações, diminuindo o bem-estar dos profissionais. 

Por essas razões, a atração de talentos deve priorizar contratações adequadas, evitando desligamentos repentinos de colaboradores que não se sentem compatíveis à empresa ou à função. 

Como fazer a atração de talentos?

Contratar profissionais alinhados com a organização é possível, a partir de algumas ações práticas. Aqui, indicaremos 12 delas. 

Nesse sentido, o RH pode aplicá-las para garantir êxito na atração de talentos.

1. Fortaleça o employer branding

Desenvolver um conjunto de estratégias, através do employer branding, para fortalecer a imagem da empresa como marca empregadora atrai o interesse dos bons profissionais. 

Por isso, é fundamental que as lideranças estejam atentas às necessidades dos colaboradores

Ainda, é importante saber como a organização é vista por eles, pelos clientes e consumidores. Afinal, esses públicos são os reais divulgadores da marca. 

Hoje, há prêmios que destacam as melhores empresas para se trabalhar, por exemplo, Top Companies, promovido pelo LinkedIn, e o Great Place to Work

Trata-se de premiações que qualificam a imagem das organizações e, para muitos profissionais, são vistas como “empresas dos sonhos”. Confira no vídeo a seguir outros 5 benefícios de investir em empolyer branding.

2. Reconheça e dissemine os valores da organização

Ignorar a cultura organizacional é um erro cometido por muitos empreendedores. No entanto, para ter sucesso nas estratégias de atração é necessário considerar a missão, a visão e os valores do negócio

Esses componentes são essenciais para as condutas da organização. 

A atração de talentos não deve desprezar a cultura organizacional, principalmente se deseja que os recursos humanos sejam representantes efetivos da empresa. 

Além disso, reconhecer e propagar os valores faz com que os colaboradores se sintam valorizados e parte da empresa. 

3. Planeje um programa de benefícios atraente

Atualmente, os colaboradores esperam mais do que salários competitivos, vale-alimentação e vale-transporte. 

Esses são benefícios corporativos que realmente promovem satisfação no trabalho, mas para atrair talentos é preciso investir em iniciativas inovadoras.

Afinal, se a organização busca profissionais de alto nível, ela deve oferecer propostas no mesmo patamar. 

Já que são pessoas que desejam estilos de trabalho com propostas inovadoras, onde possam equilibrar a vida pessoal e profissional, sem deixar de lado as oportunidades de autodesenvolvimento. 

Portanto, ofereça horários de trabalho flexíveis, programas de recompensa por metas atingidas e cursos de capacitação. 

Dê aos colaboradores liberdade para criação e autonomia para a execução de projetos. 

Por fim, não se esqueça de implementar uma gestão horizontal, na qual todos possam contribuir com ideias e soluções

4. Invista em marketing de recrutamento

O marketing é uma ferramenta poderosa para a conversão de leads, concorda? Que tal utilizar estratégias de marketing para atrair talentos? 

O processo é o mesmo, basta desenvolvermos ações para converter candidatos em contratações adequadas

Assim, o RH pode criar artifícios inteligentes para divulgar as vagas e despertar interesse em potenciais novos colaboradores. 

Para a proposta ser mais atrativa, dê visibilidade às competências do cargo, aos benefícios que a empresa oferece e destaque bons motivos para que se juntem ao time. 

Algumas estratégias de marketing de recrutamento que dão resultados são:

  • difundir o propósito, os valores e a cultura do negócio nas redes sociais da empresa, em páginas de carreira ou em campanhas publicitárias;
  • dar transparência e exatidão ao que é divulgado, sem negligenciar o bem-estar dos colaboradores atuais para não cair em contradição;
  • divulgar conteúdo relevante sobre a trajetória da empresa, o estilo de trabalho, os pontos positivos e a missão que ela assumiu. Afinal, a reputação de uma organização diz muito ao mercado de trabalho;
  • desenvolva mecanismos para facilitar a candidatura de potenciais colaboradores, por exemplo, mantendo uma página de carreira atualizada, mostrando vagas disponíveis e estando pronto para receber currículos em um banco de talentos.

5.  Invista em um bom banco de talentos

Disponibilize no site institucional um banco de talentos, ou seja, um local para os profissionais interagirem com a empresa e agregarem ao sistema: suas habilidades e soft skills. 

Crie um canal ativo entre a empresa e os profissionais interessados, mesmo quando não houver vagas disponíveis. 

É importante se fazer presente e nutrir aqueles profissionais de interesse, valores e informações sobre a organização.

6. Promova a seleção humanizada

Em um processo de seleção humanizado, a postura do recrutador deve ser de acolhimento

Assim, oferecer um ambiente tranquilo e agradável, evitando que a entrevista seja um monólogo interrogatório, faz toda a diferença. 

Ainda, busque valorizar as competências do candidato para avaliar o perfil comportamental. 

A etapa de recrutamento e seleção é uma excelente oportunidade para verificar se o profissional está alinhado com o propósito do negócio. 

Por isso, avalie além do conhecimento técnico e promova uma troca de ideias na qual prevaleça a visão global sobre o futuro colaborador.

Promover uma seleção humanizada é fundamental para o sucesso do processo de recrutamento e também para o employer branding. Confira a seguir um vídeo com 4 dicas para oferecer uma boa experiência ao candidato.

7. Ofereça oportunidades reais de crescimento

A atração de talentos se concretiza quando a empresa mostra ao candidato quais oportunidades de crescimento ela oferece. 

Uma vez que profissionais de excelência estão sempre buscando meios de se desenvolver na carreira e na vida pessoal

Por isso, a organização precisa definir com clareza quais critérios um profissional deve cumprir para conquistar novas oportunidades. 

Nesse sentido, elaborar um plano de carreira que seja vantajoso e valorize os colaboradores que verdadeiramente se dedicam ao negócio é o primeiro passo. 

Ainda, estratégias como recrutamento interno também costumam ser atraentes. Assim, a organização “aproveita” os talentos que já atuam nela, sem a necessidade de buscar profissionais externos

Trata-se de uma ótima oportunidade de crescimento e melhor remuneração.

8. Incentive a inovação

Como vimos, não são só os bons salários e benefícios que conquistam profissionais de alta performance. 

Hoje, eles anseiam por perspectivas de crescimento pessoal. Por isso, empresas que investem em inovação são disputadas pelos melhores colaboradores

No âmbito empresarial, inovar requer:

  • investimentos em tecnologia;
  • treinamentos criativos;
  • autonomia para realização de projetos “fora da caixa”;
  • abertura para novas ideias e experiências;
  • incentivos às sugestões dos colaboradores;
  • premiações para as melhores iniciativas.

9. Compreenda o clima interno da empresa

Compreender a sua empresa na teoria e na prática é extremamente importante para a atração de talentos. 

Isso porque, faz parte do processo de R&S o direcionamento correto da vaga disponível, ou seja, a descrição detalhada das competências demandadas, dos valores e soft skils que o dia a dia da organização necessita. 

Para tanto, é preciso compreender o clima interno da empresa para saber quem de fato se encaixa na organização e quais são as características que este clima organizacional demanda.

10. Endomarketing

A partir de todas as dicas, percebe-se que a atração de talentos está ligada a práticas eficientes de Endomarketing. 

Endomarketing nada mais é que um conjunto de atividades direcionadas ao engajamento e uma relação mais direta entre empresa e colaboradores. 

Essas atividades são responsáveis por criar o employer branding, conectar os trabalhadores com os valores da empresa e podem ser ligadas ao programa de benefícios, treinamentos e cursos, planos de carreiras, comunicação interna eficiente etc.

Quer saber mais sobre o assunto? Confira o conteúdo completo sobre endomarketing disponível no Blog da Sólides.

11. Promova a qualificação profissional

Mais do que contratar pessoas qualificadas é importante manter seu time qualificado e constantemente atualizado. 

Não só para beneficiar a produtividade e a marca empregadora, mas também para fazer com que os colaboradores se sintam contemplados, valorizados e cada dia mais úteis e produtivos. 

Qualificação e capacitação nunca é demais e sempre oferece benefícios para todos.

12. Utilize testes no recrutamento e seleção

Quando há um processo bem estruturado com as ferramentas corretas e testes eficazes, a probabilidade do novo companheiro de trabalho permanecer na empresa por mais tempo é maior, pois suas fraquezas e habilidades foram identificadas logo no processo seletivo.

Além da sua importância, ao apresentar um processo bem estruturado, a empresa transmite uma imagem de segurança que o novo colaborador tanto precisa e almeja.

Portanto, explore o uso de provas e testes, como os psicológicos, situacionais, de habilidades técnicas, aptidões sociais, entre outros

Como é a atração de talentos baseada no perfil comportamental?

O primeiro passo para a atração de talentos ser bem-sucedida é entender como o perfil comportamental influencia nas contratações

Logo, ao conhecer os perfis, a gestão de pessoas consegue mapear as necessidades da vaga e usa essas informações no recrutamento e seleção. 

Essa metodologia diminui o tempo dos processos seletivos e torna mais eficaz o preenchimento das vagas. 

Confira alguns benefícios de aplicar a gestão comportamental na atração de talentos:

  • permite a descrição clara do perfil desejado;
  • torna o processo seletivo mais ágil;
  • seleciona candidatos com precisão. 

Outro benefício de utilizar a análise comportamental no R&S é a oportunidade de personalizar as etapas do processo, por exemplo, as entrevistas.

Isso é possível porque o recrutador já “conhece” as características do candidato. 

Portanto, identifique e conheça os perfis comportamentais na sua empresa:

  • Comunicador: é uma pessoa comunicativa e geralmente dotada de grande carisma e poder de persuasão. Mostra-se sempre entusiasmado com projetos e novidades, tende a ser muito otimista e relaciona-se com facilidade;
  • Executor: dotado de extrema autoconfiança, esse tipo de profissional é dominante e, em casos extremos, pode ser autoritário e ditatorial. Aceita e se dá bem com desafios e dificuldades, possui senso de competitividade extremo e costuma ser corajoso em suas posturas e ao defender seus pontos de vista;
  • Planejador: são pessoas estáveis e pacientes, de ritmo constante e alto grau de conservadorismo. Dificilmente entram em pânico, mas têm uma pequena capacidade de improviso;
  • Analista: detalhista e meticuloso, o analista é organizado, responsável e altamente conservador, sendo hábil ao controlar processos e rotinas repetitivas.

Utilizar a análise do perfil comportamental na atração de talentos ajuda o setor de Recursos Humanos a encaixar o profissional certo na vaga certa. 

Dessa maneira, o analista de RH consegue antever como ele trabalha e qual seu estilo de liderança. 

Ainda, é possível conhecer suas motivações e competências, além de como se comunica e outros traços importantes. 

Métricas e indicadores

Algumas métricas usuais em Recursos Humanos fazem a diferença na atração de pessoas. Um exemplo é o custo dos benefícios oferecidos aos colaboradores.

Sabemos que as vantagens são muito bem-vindas para a atração de talentos, mas a organização não pode deixar de avaliar quanto ela desembolsa para oferecê-las. 

Uma fórmula eficaz para esse cálculo é dividir o custo com benefícios pelo número total de colaboradores atendidos

A análise deve mostrar que, embora o valor resultante seja alto, ele não implica na necessidade de cortes. 

Afinal, os benefícios corporativos são sinônimos de investimento. Por isso, verificar o que é relevante e o que traz resultados é imprescindível para manter a saúde da organização. 

Relação entre atração de talentos e recrutamento e seleção

Algumas táticas de atração incluem a marca do empregador, conhecida como employer branding, mas há também o marketing de recrutamento, a cultura da organização, o onboarding, a remuneração e os benefícios. 

Quando esses diferenciais são explícitos desde o início do processo de recrutamento e seleção, as chances de despertar o interesse de bons profissionais aumentam consideravelmente. 

Como a tecnologia pode ajudar na atração de talentos?

Empresas que decidem qualificar a atração de talentos devem apostar em processos humanizados

No entanto, isso não exclui todos os benefícios que a tecnologia oferece para conquistar os melhores profissionais. 

A tecnologia pode trazer muitos benefícios para qualificar o processo, como a agilidade e a eficiência para trabalhos mais automatizados e manuais, permitindo que a dedicação se concentre nas pessoas e suas demandas.

Mapeamento Comportamental

O Profiler é uma tecnologia exclusiva da Sólides, com precisão de 97%, baseada na metodologia DISC e mais sete teorias comportamentais e aprovado pela USP, UFMG e FINEP.

Por meio de um único assessment, aplicado em 5 minutos, gestores e profissionais de RH têm acesso a relatórios completos e mais de 50 informações sobre o candidato, incluindo competências, energia para o trabalho, estilo de liderança ideal para o colaborador, histórico individual e muito mais.  

Com o Profiler, empresas conseguem identificar o perfil de comportamento e competências de cada colaborador e dessa forma, construir equipes mais produtivas.

Analytics de Vagas

O People Analytics é outra ferramenta super completa capaz de trabalhar a engenharia de cargos, fazer a busca de perfis semelhantes e entregar comparativos comportamentais avançados para o RH também no processo de recrutamento e seleção.

ATS

ATS é uma sigla derivada do termo em inglês “Applicant Tracking System” que, traduzido para o português, significa basicamente “Sistema de Rastreamento de Candidatos”, o que remete a uma espécie de software de recrutamento. 

Esse tipo de software foi criado para auxiliar os processos de recrutamento em geral, podendo ter diversas funcionalidades, auxiliando cada vez mais no recrutamento online, que vem se tornando comum no dia a dia de trabalho e nas empresas.

Como ter mais agilidade e eficiência na Atração de Talentos

A Sólides oferece um software gestão de pessoas que automatiza e centraliza todos processos de recrutamento e seleção. 

Assim, traz mais agilidade, dados e eficiência para o setor de RH, atuando de maneira mais estratégica na atração, contratação e manutenção de talentos na sua empresa. 

E mais, a Sólides tem a melhor solução para a criação de um banco de talentos, uma vez que centraliza todos os processos em uma só base, tornando o seu processo seletivo mais rápido e eficiente. 

Dessa forma, o profissional de RH pode realizar a automação de todo o processo de recrutamento e seleção e atuar de forma mais estratégica para indicar a pessoa certa para a vaga correta. 

A tecnologia também ajuda a construir equipes de forma mais eficiente 

O algoritmo facilita o processo, destacando e exibindo os candidatos que possuem um percentual de aderência mais alto à vaga, a partir dos requisitos comportamentais e técnicos previamente estabelecidos por você.

A plataforma também permite o acompanhamento das métricas mais importantes por meio de relatórios e dashboards com informações sobre o processo seletivo. 

Assim, é possível monitorar como está a saúde do recrutamento da sua empresa e saber exatamente como otimizá-lo.

Com a Sólides você também fortalece o employer branding e conta com uma página de carreiras, o Sólides Jobs. Nela você ativa, customiza e divulga as vagas da sua empresa em poucos minutos.

Assim, você utiliza o seu tempo para as análises que mais importam, já que o software faz o trabalho operacional.

Quer testar na prática como a ferramenta funciona? Então, aproveite e experimente grátis o software completo de RH da Sólides!

Compartilhe:

Você também vai gostar!

Rolar para cima