Experimente ouvir a narração deste artigo sobre áreas da psicologia organizacional:
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Ser um profissional de recursos humanos significa, acima de tudo, lidar diretamente com pessoas e fazer delas o seu instrumento de trabalho. Para tanto, em muitos casos, apenas o conhecimento técnico de RH não basta para que a função estratégica desse departamento seja exercida de forma plena. Conhecer as áreas da psicologia organizacional é fundamental.
Isso acontece porque o fator psicológico interfere muito no que diz respeito à atuação direta com o capital humano. Tendo essa questão em mente é importante entender o que é a psicologia organizacional.
A psicologia como um todo refere-se ao estudo do comportamento humano e das mais diversas funções mentais, para o benefício do indivíduo e da sociedade em geral.
A psicologia organizacional é o ramo que desenvolve práticas estratégicas para o ambiente corporativo, de modo a garantir uma boa qualidade de vida para os profissionais também dentro da empresa onde trabalham. Dessa forma, tanto os colabores quanto o negócio se beneficiam, já que a satisfação profissional gera melhores resultados e produtividade.
Esse ramo do estudo psicológico é uma prática atual derivada da antiga psicologia industrial, criada para analisar os eventos comportamentais dentro do ambiente organizacional, e como eles estão envolvidos com problemas relacionados ao departamento de RH.
A psicóloga Elaine Kuhne divide a atuação do psicólogo corporativo em diversas áreas. A seguir, explicaremos um pouco sobre as áreas da psicologia organizacional.
Quais as áreas de atuação da psicologia organizacional?
Independentemente do ramo de atuação de uma empresa, as questões comportamentais e os conflitos originados pelas formas de relacionamento interno tendem a ser os mesmo. Assim, é possível dividir a atuação desse especialista em áreas comuns. Há diversas funções que podem ser exercidas pelo psicólogo organizacional. As principais são:
Recrutamento Pessoal
O processo de recrutamento está cada vez mais tecnológico e estratégico. Antes de recrutar profissionais, deve ser feito um planejamento para atrair os melhores candidatos e garantir que a vaga seja preenchida de forma correta. Deve-se decidir junto à liderança se o recrutamento será interno, com o aproveitamento de talentos já contratados pela empresa, por meio de promoções ou troca de área; ou se o recrutamento será aberto para captação externa.
De qualquer forma, o perfil profissional e comportamental da pessoa que preencherá a vaga já deve estar montado, a fim de recrutar profissionais criativos, empreendedores, bem-formados, proativos e que esteja mais alinhados com os valores e políticas da empresa.
Seleção de Pessoas
Em sequência ao recrutamento, ocorre a seleção de pessoas. Essa etapa consiste na análise mais detalhada dos candidatos recrutados, a fim de escolher aquele que está mais apto a assumir as responsabilidades do cargo. Essa fase também deve ter uma estruturação prévia, a fim de listar quais competências são imprescindíveis que o candidato já tenha e quais podem ser aprendidas no exercício da função.
A seleção, na maioria das vezes, não é tratada como uma fase separada do recrutamento. Nesse caso, o planejamento também deve ser feito. O importante é que sejam levantadas todas as informações necessárias para a contratação dos profissionais mais adequados.
Treinamento de Pessoas
Os novos colaboradores de uma empresa devem passar por um treinamento que os permita conhecer mais a fundo sobre o funcionamento das áreas organizacionais, além de treinamentos internos visando aperfeiçoar competências que o profissional já tinha.
Durante a rotina de trabalho, há a necessidade constante de mapear competências e clima organizacional, para que sejam desenvolvidos outros treinamentos e programas de instrução para os colaboradores, independentemente do tempo de empresa que cada um tenha.
Esse tipo de formação é importante não apenas para o aprimoramento profissional, como também para o desenvolvimento pessoal.
Diagnóstico Organizacional
Essa estratégia tem como objetivo compreender os motivos e antecipar possíveis conflitos que possam atrapalhar o rendimento da equipe. Por meio desse diagnóstico, é possível prever problemas, construir alternativas, elaborar planos de intervenção, avaliar e oferecer suporte ao time.
Com esse planejamento já pronto, fica muito mais fácil encarar os desafios que podem surgir no ambiente de trabalho pelos mais diversos motivos. Assim, o desgaste pessoal e os possíveis danos ao resultados são reduzidos ou até mesmo evitados. Esse diagnóstico também é muito útil para a gestão de clima, pois reflete como está o ambiente na sua empresa.
Orientação profissional
Fornecer um serviço de orientação profissional auxilia cada talento a entender em qual função seu perfil se encaixa melhor. Além de trazer benefícios para o colaborador em questões de realização pessoal, norteia a carreira dentro da empresa.
O psicólogo responsável pela orientação profissional pode ajudar cada indivíduo a entender a satisfação ou o descontentamento com o próprio trabalho, identificar perfis de liderança, orientar em uma transição de cargos ou até mesmo direcionar desligamentos de funcionários.
Espaço físico e ergonomia
Construir um bom ambiente de trabalho não depende apenas da relação entre os colegas de trabalho, mas também envolve o espaço físico da empresa. Aqui, a função da psicologia organizacional é atender cada profissional em sua individualidade, pois cada um possui necessidades diferentes. Os móveis, as máquinas de trabalho, uniformes e demais objetos devem contemplar pessoas de todas as alturas e portes físicos, por exemplo.
Também há a questão dos colaboradores que apresentam algum tipo de deficiência. Eles precisam que o ambiente de trabalho seja inclusivo para que possam desenvolver suas tarefas com autonomia. É função do psicólogo organizacional apresentar essas questões aos líderes e discutir soluções.
Diversidade Cultural
Assim como na sociedade em geral, dentro de uma organização também há uma diversidade maior ou menor de indivíduos. Identificar a diversidade dentro de sua equipe permite conhecer melhor seus colaboradores e elaborar estratégias de informação sobre tolerância e respeito ao próximo.
Companhias que têm como valor o respeito mútuo e universal costumam, além de orientar os funcionários no momento da contratação, criar campanhas para garantir uma convivência saudável e harmoniosa. Isso pode evitar ou amenizar conflitos dentro de uma equipe.
Essas são algumas das áreas da psicologia organizacional. Como visto acima, todas elas têm em comum o objetivo de promover melhorias na relação entre empresa e profissional, de modo a promover satisfação e gerar melhores resultados.
Diversos problemas podem ser evitados por meio de uma estratégia psicológica bem aplicada: o turnover, falta de comunicação, absenteísmo, contratações equivocadas e problemas relacionados ao estresse, com a síndrome de Burnout.