Tudo o que você precisa saber sobre aquisição de talentos

Tempo de leitura: 4 minutos

Com a velocidade e competição crescendo cada vez mais entre as empresas atuais, sabemos que o departamento de recursos humanos está sendo obrigado a se reestruturar e mudar alguns procedimentos internos. Graças a esse contexto, uma das atividades do RH mais afetadas foi o processo de recrutamento e seleção, que ainda vêm mudando com o tempo.

A mudança na maneira de se captar colaboradores para uma organização, deu origem ao que chamamos de aquisição de talentos, também conhecido como talent acquisition. Para empregar esse tipo de método dentro de um negócio, é extremamente importante saber o que exatamente é a aquisição de talentos e porque isso consiste em muito mais do que simplesmente um processo de recrutamento em si.

Por que a aquisição de talentos e o recrutamento são coisas diferentes?

Como temos visto no mundo organizacional, existe um tendência extremamente forte em tornar os procedimentos internos em geral em processos mais estratégicos. Essa tendência é a responsável pela criação do termo Talent Acquisition e também pelo reconhecimento da necessidade da participação de todos os setores de uma empresa em tarefas que antes acreditávamos serem específicas de determinados setores.

Por mais que estejam interligados, aquisição de talentos e recrutamento são dois conceitos que não devem ser confundidos. A diferença entre eles está exatamente no que já foi falado acima, na criação de um processo mais estratégico e evoluído capaz de resolver alguns dos problemas mais recorrentes das empresas: a falta de talentos e a alta rotatividade.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

O que a aquisição de talentos tem de diferente?

A aquisição de talentos é mais do que preencher uma vaga em aberto em uma empresa. Ela vem para suprir alguma necessidade desse negócio, tanto no presente quanto no futuro. Isso quer dizer que, além de todo o processo de atração, recrutamento e retenção de talentos, ao se empregar essa técnica o profissional de RH ou gestor está pensando contribuição daquele candidato para a empresa a longo prazo.

Ou seja, ao se contratar um talento para uma vaga no presente, a empresa também está pensando em como esse talento pode preencher vagas que abrirão no futuro ou como ele pode construir uma carreira dentro da empresa.

Particularmente falando, a aquisição de talentos pode ser vista como uma maneira diferenciada e extremamente ampla de se recrutar.

Para que você entenda completamente o que isso quer dizer, vamos apresentar alguns passos importantes da aquisição de talentos.

Estratégia

Como qualquer outro procedimento estratégico, a aquisição de talentos precisa ser planejada de acordo com as necessidades específicas de cada organização. Isso significa a criação de estratégias baseadas em estudos de caso, previsões e é claro, um profundo conhecimento sobre as características desse negócio.

Atração e Employer Branding

Employer Branding é, falando de maneira simples, uma série de práticas empregadas com o objetivo de garantir a boa reputação de uma empresa como uma boa empregadora.

Essa técnica está diretamente relacionada com a talent acquisition uma vez que, um dos pontos mais importantes da aquisição de talentos é a atração destes. Isso significa que mais do que buscar esses talentos no mercado de maneira ativa, o negócio também pode acabar atraindo esses profissionais através de um bom ambiente de trabalho, benefícios interessantes para colaboradores, rotina de trabalho diferenciada, etc.

Como já falamos, a aquisição de talentos envolve, diretamente ou indiretamente, outros setores da empresa. Isso significa que certos pontos dessa estratégia podem acabar necessitando da participação de outros departamentos, como acontece com as práticas de Employer Branding, que não dependem exclusivamente do departamento de RH.

Toda essa tarefa de atração é extremamente ampla e envolve outros fatores como, por exemplo, a cultura organizacional. Se quiser saber mais sobre isso, clique aqui.

Conhecendo o alvo

Se o objetivo é tornar todas as etapas de um recrutamento ainda mais efetivas e recrutar só os melhores candidatos, é importante conhecer bem essas pessoas e saber como de fato chamar a atenção delas.

A melhor maneira de se divulgar de uma vaga, por exemplo, pode variar muito de acordo com o público que ela deseja atingir. Ela pode ser feita de formas diferentes e também através de plataformas diferentes dependendo do lugar onde há a maior concentração dos talentos que sua empresa deseja captar. Por essa razão conhecer esse público e saber onde ele está é essencial.

Gostou do nosso artigo e quer aprender sobre recrutamento eficaz? Leia o nosso eBook Como recrutar a pessoa certa para uma vaga e nos conte o que achou!

resultados-cta-blog


1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Jussara Santos Ferreira Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Jussara Santos Ferreira
Visitante
Jussara Santos Ferreira

Mas quando saber se essa passoa é adequada para a vaga se quando elas mesmo com anos de experiência em um setor ela não tem a capacidade sequer de uma primeira entrevista direta com o recrutador já que ela é descartada por conta de recrutado?Quando clientes limitam vagas para pessoas até quarenta anos.Sabendo-se que a expctativa de vida do ser humano aumenta a cada ano,qual o método que utilizado que avalia uma pessoa e diz que ela apartir dos 40 ou 50 não tem mais capacidae de aprendizagem em uma certa área na qual ela tem muito conhecimento.O fato de… Read more »