Como aproveitar melhor sua ida a eventos de RH?

Dicas para Como aproveitar melhor sua ida a eventos de RH
BAIXE GRÁTIS!

Aqui você encontra:

Os eventos de RH são ótimas oportunidades para que os profissionais da área aumentem seus conhecimentos e sua rede de contatos. Mas você sabia que, para aproveitá-los de forma realmente completa, é preciso uma boa estratégia? 

Os investimentos para participar desse tipo de congresso podem ser relativamente altos, por isso, é essencial se planejar para realmente absorver o máximo de conhecimentos possível.

Neste conteúdo, reunimos algumas dicas práticas que vão ajudar nesse planejamento e garantir um aproveitamento muito maior. Tem interesse no assunto? Então confira a leitura na íntegra. 

7 dicas para aproveitar ao máximo os eventos de RH

Já está se preparando para os próximos eventos profissionais deste ano? A seguir, listamos 7 dicas que podem contribuir para uma experiência ainda mais enriquecedora em feiras, conferências, workshops e outros eventos da área. 

1. Defina seus objetivos antes de participar

Depois de se inscrever para um evento desse tipo, o primeiro passo é pensar em um planejamento, definindo quais serão os seus objetivos. 

Você quer conhecer novos fornecedores da área? Precisa aumentar sua rede de contatos? Está em busca de novas oportunidades de trabalho? Ou quer potencializar seus conhecimentos sobre determinado assunto? 

Entender o que é prioridade para você vai ajudar na hora de escolher quais conteúdos assistir, quais stands visitar e até a postura que você deve ter para melhorar o networking e alcançar suas metas. 

2. Estude a programação e se planeje

Chegar em um evento de grande porte sem saber a programação e onde ir é um tremendo erro. Isso pode acabar fazendo com que você perca tempo e até atividades que tinha interesse. Por isso, vale a pena acompanhar o site do evento e se planejar. Se tiver dúvidas, procure diretamente o produtor de eventos.

A dica é conferir os palestrantes, expositores e temas de painéis com antecedência e criar um pequeno roteiro para cada dia. Esse planejamento vai ajudar você a mapear seus interesses e definir prioridades, caso duas palestras ocorram no mesmo momento, por exemplo.

Na hora de escolher quais temas e discussões participar, dê preferência para os assuntos que você ainda não domina e não se esqueça de ficar de olho em tendências e novas tecnologias. Esse tipo de conhecimento é extremamente importante para os profissionais que querem se manter atualizados no mercado. 

3. Participe ativamente das atividades

A terceira dica é estar realmente presente no evento. Esse é um momento importante para a sua carreira, por isso, tente ficar longe do celular e foque em realmente absorver o máximo de conhecimentos que puder. 

Além disso, não tenha medo de participar ativamente dos debates, palestras e workshops. Aproveite esses momentos para interagir com os demais participantes, tirar dúvidas e trocar informações para aprofundar ainda mais o seu aprendizado. 

4. Foque em networking estratégico

Os eventos de RH são um bom momento para expandir sua rede de contatos e criar relacionamento com outros profissionais da área. Lembre-se que o networking é uma ferramenta importante para se destacar e se aperfeiçoar e pode ajudar você a conseguir boas recomendações e parcerias. 

Aproveite os momentos de intervalo e coffee breack para conhecer melhor os outros participantes. A dica é trocar cartões de visita, contatos e perfis nas redes sociais. Mas lembre-se, não basta apenas criar os contatos no evento e sumir. É preciso construir um relacionamento pós-evento, enviando mensagens e interagindo sempre que possível. 

5. Anote seus insights e aprendizados

O volume de informações e dicas valiosas nesse tipo de evento é bem grande. Assim, nosso conselho para não deixar passar informações importantes é anotar insights e aprendizados

Leve com você um caderno ou mesmo o bloco de notas do celular e coloque no papel todas as informações que são novas para você ou que podem contribuir para o dia a dia do seu RH. Assim, quando você voltar para o ambiente de trabalho, será mais fácil se lembrar de tudo o que foi importante e aplicar esses conhecimentos na prática

6. Aproveite os recursos pós-evento

É comum que durante as apresentações, os palestrantes disponibilizem materiais complementares como powerpoints, vídeos, planilhas, entre outros. 

Esses recursos podem ajudar você a revisitar conteúdos e reforçar pontos, por isso, lembre-se de aproveitá-los ao máximo. Além disso, caso seja disponibilizado, anote os e-mails de contato dos palestrantes para tirar dúvidas e construir um networking. 

7. Compartilhe seus insights

Por fim, a última dica é compartilhar o conhecimento adquirido ao longo do evento. Nem sempre será possível que todo o time de RH da organização compareça no congresso, por isso, é válido mostrar o que você aprendeu para o restante da equipe. 

No caso de duas palestras com assuntos de interesse ao mesmo tempo, você também pode se dividir com colegas, para que cada um assista uma delas, e depois compartilhe os ensinamentos com os demais. Ensinar é aprender duas vezes, por isso, não retenha nenhum conhecimento que possa agregar ao time.

 

Como os eventos de RH beneficiam a sua carreira?

Os eventos de RH são oportunidades valiosas para o profissional que deseja crescer na área e garantir melhores oportunidades futuras. Além das possibilidades de networking que podem virar boas recomendações, esse tipo de evento também agrega muito conhecimento. 

Ao visitar feiras e congressos da área, o profissional tem contato com tudo o que há de mais moderno no mundo do RH, conhecendo novas tecnologias, estratégias e processos que podem otimizar o dia a dia do setor. 

É importante lembrar que a participação em eventos envolve despesas. Afinal, você terá gastos com ingressos, alimentação e hospedagem. Por isso, a oportunidade deve ser encarada como um investimento na sua carreira, trazendo o máximo de retorno possível. 

Ao longo deste texto, você pôde conferir 7 dicas úteis para fazer o investimento em eventos de RH valer a pena e trazer frutos. Agora, é só aplicá-los na sua próxima oportunidade. O que importa é sempre estar atento às programações da área e se planejar para conseguir participar de, pelo menos, uma edição por ano. 

Quer planejar seu próximo evento de RH? Nós listamos oportunidades presenciais e online que você pode participar. Confira o post completo. 

Luana Teixeira
Luana Teixeira
Psicologia pela FUMEC e pós-grauada em Gestão Estratégica de Pessoas pela UFMG. Atuei como Professora no MBA em Coaching- Life Coaching, Executive e Business Coaching da U.N.A, nas disciplinas Gestão do Tempo e Marketing Pessoal. Adoro aprender e ensinar! Sou gente que gosta de gente!
Compartilhe:

Você também vai gostar!

Rolar para cima