Aprenda a recrutar o profissional certo para a função certa

Tempo de leitura: 4 minutos

O processo de recrutamento e seleção de profissionais ganhou importância estratégica dentro das práticas relacionadas a gestão de pessoas, de modo a assegurar escolhas mais acertadas, que permitam a formação de equipes de alto rendimento dentro das empresas. Essa relevância foi reconhecida há tempos, desde que o capital humano foi compreendido como um dos principais responsáveis pelo sucesso dos negócios.

Como recrutar o profissional certo para a função certa

A seleção de colaboradores capacitados e engajados é sempre um grande desafio, principalmente por envolver uma série de variáveis que vão além do conhecimento técnico. Habilidades comportamentais complementam o perfil do profissional ideal e aspectos como maturidade, equilíbrio emocional, potencial de crescimento, identificação com a empresa e automotivação merecem atenção especial do recrutador.

Assim sendo, é fácil perceber que recrutar o profissional certo para a função certa não é tão simples assim. Ao contrário, trata-se de uma estratégia bastante complexa. E para garantir a assertividade desse processo, é válido tomar alguns cuidados a começar de traçar o perfil comportamental ideal para a vaga.

Iniciativas com foco na imagem da empresa

Identidade

Toda empresa deve ter uma identidade própria, algo que se difere das demais. Para isso, é preciso reforçar, interna e externamente, a cultura e os valores para que estejam presentes em todos os processos e políticas. A identidade corporativa é responsável por atrair profissionais que compartilham dos mesmos ideais e iniciativas, simplificando todo o processo de recrutamento.

Construa uma boa reputação

É fato que bons profissionais têm mais interesse por boas empresas. Assim, construir uma reputação de boa empregadora é fundamental para assegurar uma grande oferta de candidatos potenciais, qualificados e identificados com os valores da marca. Por isso, é importante investir em práticas que colaborem para um clima organizacional saudável e produtivo através, principalmente, do foco em gestão de pessoas e em iniciativas inovadoras. Além, claro, do marketing externo, aproveitando as redes sociais, páginas e blogs para divulgar a identidade e fortalecer a imagem da empresa.

Medidas para garantir a assertividade do processo de recrutamento

Definição detalhada do perfil

Antes de iniciar o processo de seleção propriamente dito, é essencial definir o perfil ideal do profissional a ser selecionado. Além dos fatores tradicionais, como experiências anteriores, conhecimentos técnicos, cursos e especializações, é fundamental relacionar quais as competências comportamentais que serão mais exigidas no dia a dia desse colaborador. Hoje já existe uma ferramenta que em menos de 7 minutos você já tem mais de 50 informações sobre o recrutado. É necessário cuidar de aspectos relevantes, como comunicação interpessoal, poder de persuasão e negociação, equilíbrio emocional, espírito de coletividade, potencial de liderança, senso de responsabilidade e maturidade. A definição correta e detalhada do perfil comportamental ideal garante o sucesso do processo de seleção.

Padronize o processo de recrutamento e seleção

Para que o processo de seleção seja efetivo e imparcial, precisa ser padronizado. Dessa forma, é possível otimizar os próprios recursos de RH, utilizando-os de maneira inteligente. É fundamental contar com profissionais capacitados e detentores de conhecimentos específicos sobre determinadas metodologias como por exemplo a metodologia DISC que atende aos perfis comportamentais trazendo assertividade ao processo, o que garante uma avaliação correta dos candidatos. Aliás, a identificação do perfil profissional do candidato, a aplicação de testes, dinâmicas e entrevistas estruturadas são ações necessárias. Hoje, já existem soluções tecnológicas que facilitam o processo de avaliação do perfil e podem ser consideradas ferramentas importantes para o recrutador.

Divulgação adequada da vaga

A divulgação das vagas deve ser coerente com o perfil procurado, assim, é importante considerar os canais utilizados, para aumentar as chances de atrair currículos interessantes. Já é possível contar sites específicos para busca de profissionais de determinadas áreas de atuação, além de redes sociais dedicadas e diversos grupos de discussão, que costumam ser úteis para a divulgação nos meios corretos.

Recrutamento interno ou externo

É importante avaliar a possibilidade de um recrutamento interno antes de iniciar a seleção no mercado. É provável que alguns colaboradores tenham o perfil e a experiência necessários para assumir um cargo mais importante. Essa prática também colabora para aumentar a motivação da equipe e incentiva o aprimoramento dos demais profissionais. Mas se a decisão for por um recrutamento externo, vale a pena considerar indicações dos próprios colaboradores. Essa abertura costuma estabelecer uma nova relação de confiança e corresponsabilidade.

Estabeleça parcerias produtivas

Algumas instituições de ensino, escolas técnicas e profissionalizantes, além de universidades, costumam ter programas de parceria com empresas. É interessante investir nesse tipo de aproximação para conquistar candidatos mais qualificados e tecnicamente preparados.

Quais práticas você costuma aplicar para conseguir o profissional certo para ocupar o cargo certo na sua empresa? Compartilhe suas experiências conosco!

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