Aniversário de funcionário na empresa: porque e como comemorar

Tempo de leitura: 9 minutos

Comemorar o aniversário de funcionário pode ser uma estratégia interessante para a gestão de pessoas. Uma vez que as celebrações são fundamentais para integrar as equipes, aumentar a produtividade e fortalecer engajamento. 

Nesse sentido, ter um calendário de aniversários é vital para qualquer RH. Seja para marcar o nascimento do colaborador ou felicitá-lo por mais um ano de atividades. 

Se você quer saber como funciona na prática, continue a leitura deste post e entenda como as comemorações melhoram os resultados e encantam as pessoas.

Ainda, conheça os benefícios e confira dicas para promover celebrações de aniversário. Inclusive, para colaboradores em home office. Boa leitura!

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Aniversário de colaborador na empresa: porque comemorar

Aniversários são datas especiais e podem ser aproveitadas pelas empresas para alcançar resultados. Como política de relacionamento, as comemorações trazem ótimos resultados

Primeiro, porque celebrar datas demonstra o quanto a organização se importa com seu capital humano. Além disso, as festividades costumam entrosar as equipes, fortalecer o engajamento e a motivação.

Nessas ocasiões, o clima descontraído permite que os colaboradores se comuniquem melhor, sem a formalidade cotidiana. 

Para otimizar o trabalho e garantir que todos serão lembrados, o departamento de Recursos Humanos pode organizar um calendário de aniversariantes do mês. Lembre-se que vale também para comemorar o tempo de serviço na empresa. 

Benefícios de comemorar aniversários na empresa

Afinal, quais são os benefícios de comemorar aniversário de funcionário? Para quem vê de fora, pode parecer algo simples. Mas para o colaborador, esse cuidado de celebrar uma data importante faz muita diferença. 

Além disso, essa prática causa impactos diretos e indiretos nas estratégias da gestão de pessoas. Vamos conferir?

Engajamento e produtividade

Ações de reconhecimento fazem bem. Além de se sentir especial, o profissional percebe que não é apenas uma peça na engrenagem, e sim uma figura importante na trajetória da empresa. 

Mas as comemorações de aniversário devem integrar uma abordagem humanizada adotada pela gestão. Logo, todo reconhecimento demonstrado deve aproximar a empresa dos colaboradores.

Como consequência, ambos estabelecem um vínculo forte de retribuição e retenção de talentos

Redução dos índices de turnover

O reconhecimento gera satisfação. E esse contentamento aumenta o bem-estar e impacta a qualidade de vida do colaborador. Com isso, ele passa a se interessar mais pela empresa onde trabalha

Ainda, iniciativas que promovam o desenvolvimento de pessoas têm um poder transformador no clima organizacional. Inclusive, se o clima é bom, há redução nos índices de turnover e absenteísmo. 

Ademais, a rotatividade diminui porque os colaboradores se sentem valorizados e querem permanecer na empresa. Assim, há redução de custos operacionais ocasionados pelo turnover.

Nesse sentido, a manutenção da qualidade de vida — como comemorações de aniversário — é um investimento e deve integrar a cultura organizacional

Fortalecimento do employer branding

O employer branding pode ser aplicado de diferentes maneiras. Em geral, promover um clima organizacional de qualidade e oferecer oportunidades de crescimento são excelentes estratégias para fortalecer a marca empregadora

Desse modo, as comemorações de aniversário de funcionário contribuem para projetar a reputação da empresa para o mercado.

Eventos corporativos com o objetivo de integrar e descontrair os profissionais criam um lugar de trabalho diferenciado. Trata-se de ações que tornam o ambiente organizacional cativante e atrativo. 

Funcionalidades que a Sólides oferece e como ela ajuda

A plataforma Sólides Gestão tem muitas funcionalidades para otimizar o tempo e o trabalho do RH. Ao usar nossos softwares, as empresas conseguem organizar todas as informações referentes à Gestão de Pessoas

Assim, além de dados simples, como nome, cargo e a parte pessoal, é possível controlar outras ocorrências da jornada profissional, por exemplo, benefícios, metas, planejamento de férias, análises demissionais, controle de ponto, banco de horas e ainda, o tema desse conteúdo: o aniversário de cada colaborador. 

Como você pode ver, a Sólides Gestão é uma ferramenta bem completa para organizar todas as informações do RH, inclusive as comemorações! 

Dicas de ações que o RH pode promover para comemorar aniversário de colaborador

Tornar especial o dia do aniversariante é o objetivo desse conteúdo. Para inspirar a gestão de pessoas a comemorar o aniversário do funcionário, selecionamos algumas dicas de endomarketing que costumam ter efeito. Acompanhe!

Cartão assinado pelos colegas ou caixa de mensagens

A primeira ideia é presentear o aniversariante com um cartão assinado pelos colegas, lideranças e gestores. Aqui, palavras de reconhecimento e desejos de saúde e vida próspera são bem-vindos. 

Outra sugestão é disponibilizar, em uma área comum de livre acesso, uma caixinha para colher mensagens. Assim, os colaboradores podem deixar seus recados e felicitações ao aniversariante

Trata-se de iniciativas simples e de baixo custo, mas com impacto positivo entre os funcionários. Além disso, elas geram integração e valorizam o homenageado. 

Brindes e vales personalizados

Ofereça brindes personalizados ao aniversariante para criar um vínculo de cumplicidade entre ele e a empresa. Um presente útil que poderá ser levado para casa ou permanecer no ambiente de trabalho, como lembrança de um dia importante.

As opções são muitas e a gestão de pessoas deve escolher conforme a verba disponível. O importante é que o brinde seja o mesmo para todos, para não gerar melindres. 

Algumas sugestões são canecas com a caricatura do colaborador, lancheira térmica, pen drive e materiais de escritório (agendas, blocos, canetas ou mouse pad).

Acessórios para relaxamento muscular ou guarda-chuva com a logo da organização, vales para cinema, restaurantes, livrarias ou passeios também são ótimas ideias. 

aniversário de funcionário

Dia de Folga

Conhecidos como Day Off ou Half-day Off, esses presentes costumam agradar bastante. Conceda uma folga (ou meio período) ao aniversariante e ele escolhe o que deseja fazer na ocasião.  

No entanto, é importante manter algumas regras, por exemplo, se o aniversário cair em um dia sem expediente, antecipe a folga ou a transfira para o dia útil posterior. 

Algumas empresas permitem que o colaborador escolha um dia do mês de aniversário para folgar. Dessa maneira, ele pode se programar com a família ou amigos e comemorar como quiser. 

Kit decoração

Imagine chegar ao trabalho no dia do seu aniversário e encontrar sua mesa ou armário decorado? Ainda, receber um kit-festa com balões, chapeuzinho, cartão e guloseimas? Uma ação simpática e divertida!

Para tanto, use a criatividade para montar um kit personalizado que tenha a cara da empresa e surpreenda seu colaborador

Menção em evento mensal ou festa coletiva

Algumas empresas preferem comemorar aniversários de forma personalizada na data em que acontecem. Outras acham mais conveniente promover um evento único, mensal e com a presença de todos. 

Independente da escolha, essas ocasiões integram os colaboradores, principalmente quando eles têm a oportunidade de participar dos preparativos

A gestão pode definir um grupo “festivo”, escolhendo aqueles funcionários com aptidão para organizar eventos. Assim, eles ficarão responsáveis por definir detalhes das comemorações. Além de ser divertido, as festas terão a cara da equipe. 

Mural de aniversariantes do mês

Criar um mural com a lista de aniversariantes é uma ideia fácil de executar e de baixo orçamento. Nesse sentido, pode ser um quadro físico ou um mural virtual com fotos dos aniversariantes e mensagens de felicitações.

Se houver espaço para os colegas deixarem recados, melhor ainda. 

Incluir o calendário de aniversários em uma newsletter especial distribuída na rede corporativa também causa boa impressão.

Se preferir usar as redes sociais da empresa, como LinkedIn, Facebook ou Instagram, faça a publicação de aniversário somente com o consentimento do aniversariante. 

Sabemos que são publicações que geram muito engajamento, os colaboradores adoram, mas sempre é bom perguntar se a pessoa envolvida concorda. 

Encontro com líderes

Essa é outra ação que não demanda custos, mas tem efeitos muito positivos no sentimento de valorização. Se a empresa tem muitos funcionários e uma hierarquia bem definida, que tal promover uma agenda com líderes e integrantes da presidência?

Pode ser um encontro rápido, um coffee break ou uma conversa informal. Para o colaborador, é uma ocasião interessante e de extrema valorização, principalmente por se tratarem de pessoas com as quais ele não costuma interagir muito.

Ações para aniversário durante o home office

Existem muitas ideias para comemorar o aniversário de funcionário de forma presencial. Mas como proceder com o colaborador em home office?

Não se preocupe. Existem maneiras de homenageá-lo, mesmo de maneira remota. Afinal, ele continua fazendo parte da equipe, não é mesmo?

Aqui, temos duas situações: colaboradores que sempre trabalharam remotamente e profissionais que entraram em home office por conta da pandemia. 

No primeiro caso, é interessante convidar o funcionário para ir até à empresa. Assim, além de receber felicitações calorosas, ele poderá interagir com a equipe e conhecer um pouco sobre a rotina da organização. 

Já para quem passou a trabalhar de casa após o início do isolamento social, a alternativa é fazer uma videochamada no estilo happy hour.

Nesse caso, convide os demais colegas, abra todos os microfones e permita que a equipe converse descontraidamente

Ainda, se quiser incrementar mais esse momento, envie um presente ou um bolo para o endereço do aniversariante. A gentileza eleva a autoestima do profissional e funciona como um alento nesse período difícil de reclusão. 

Gostou das nossas dicas? Após organizar um calendário de aniversário de funcionário na empresa, considere essas sugestões e garanta a satisfação de seus colaboradores

Para incrementar ainda mais sua estratégia, baixe nosso e-book sobre gestão de talentos. Esses cuidados com as pessoas demonstram a importância delas para a organização. 

aniversário-de-funcionario
0 0 votes
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments