Perfil analista em home office: os desafios e maneiras de motivá-los

Baixe agora o seu calendário!

Aqui você encontra:

Conhecer os colaboradores ajuda em todas as dinâmicas e desafios da gestão de pessoas. Em um cenário de trabalho remoto, é preciso conhecer como cada profissional tenderá a se sair, a fim de conseguir manter a produtividade. O perfil analista em home office pode trazer alguns desafios, mas existem maneiras de motivá-los.

Segundo pesquisa da Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades, o home office já é realidade de 45% das empresas. Outros 15% trabalham para começar a implementação da modalidade dentro da organização.

Quer entender como a produtividade dos colaboradores com perfil predominantemente analista podem ser maior trabalhando em home office? Continue a leitura!

Como agem as pessoas com perfil analista?

Os analistas têm uma tendência comportamental menos relacional. Seu comportamento é mais discreto, rígido e calmo. Por serem bem “pés nos chão”, podem ser considerados por outras pessoas como pessimistas.

Por sua vez, tem na agilidade, na inteligência e na intelectualidade suas características predominantes. Têm habilidade com tarefas detalhadas ou de improvisação rápida. 

Como tendem a se comportar o perfil analista em home office? 

Profissionais predominantemente analíticos são bem concentrados e atentos aos prazos. Em um trabalho remoto, tem como ponto forte a rigidez com que eles já determinam um momento para cada coisa. 

Eles seguem muito bem a rotina e não dependem tanto do contato social. Mas a exigência de alta qualidade pode ser um fator de irritabilidade e afastamento. Por serem naturalmente exigentes eles têm dificuldade com novidades derivadas da falha de comunicação e de processo. 

Outros ponto, é que podem preferir sempre por prazos mais longos para que tenham máxima qualidade e isso pode ser um problema para projetos de risco e de fácil mutabilidade, ainda mais em um trabalho remoto.

Como a gestão pode motivá-los nesse cenário?

Esse funcionário pode parecer perfeito para o trabalho remoto, devido as competências naturais de organização e compromisso. Todavia, a gestão não pode deixá-lo sozinho, esse distanciamento pode gerar falhas no processo e na comunicação. 

Assim o risco de um projeto ser invalidado ou jogado fora é grande e, para um analista, a falha em entrega é alto fator de desmotivação.

A dica é criar um canal de comunicação, no qual ele possa reportar para todo o time cada passo do projeto. Os analistas precisam enxergar que o trabalho está caminhando e os objetivos estão sendo alcançados, como também precisam compartilhar o seu desempenho.

Tenha uma frequência de reuniões e escute muito os pontos de melhoria propostos pelos analistas, alinhe as visões e percepções que podem ser prejudicadas pela distância. Vale ressaltar que é importante evitar reuniões no meio do horário produtivo, além de ter atenção com horas extras excessivas que esses colaboradores possam fazer.

Como esses profissionais podem se automotivar?

O analista se motiva em ver seu trabalho sendo entregue com qualidade. Seguir um cronograma e ver que está conseguindo realizar as entregas com qualidade são suficientes para que ele se mantenha empolgado.

Por isso, a dica para os analistas é criar um ambiente para trabalho remoto que seja reservado e que evite interrupções, visto que a quebra de raciocínio é um fator prejudicial. 

À distância, a comunicação pode ser um desafio, nesse sentido é importante que o analista estabeleça momentos de conversar com o time, para tirar dúvidas ou fazer pontuações sobre o projeto. 

Afinal, é melhor investir o quanto antes em um alinhamento para assegurar o resultado de sucesso, do que ver o trabalho prejudicado pela falta de comunicação. 

Por fim, outra dica para a automotivação é criar metas de horários para concluir as entregas, sem prolongar o horário de trabalho.

O perfil analista em home office mesmo em condições atípicas — como no caso das quarentenas por conta do novo coronavírus — podem conseguir bons resultados, desde que amparados por sua gestão.

Agora que você entendeu a importância de levar em consideração as especificações deste perfil para o cenário de home office, veja como dar feedback para analistas da melhor forma possível!

Banner_Infografico_Dicas_Reuniao_HomeOffice
Compartilhe:
Aproveite agora!

Você também vai gostar!

Rolar para cima