Análise preditiva no RH: você sabe o que é?

Tempo de leitura: 6 minutos

É regra em todos os setores de uma organização: a produtividade depende da capacidade dos gestores de fazer um planejamento de longo prazo e antecipar — por meio da análise preditiva — os problemas. No caso dos Recursos Humanos não é diferente. 

Hoje em dia, é possível contar com a tecnologia para fazer previsões cada vez mais precisas. A utilização da análise preditiva no RH permite a identificação prévia de pontos de atenção para que sejam trabalhados a longo prazo. 

Nesse artigo você vai conhecer o conceito de análise preditiva, seus principais processos e aplicações, e as vantagens de utilizá-la no setor de RH. Continue a leitura!

O que é Análise Preditiva?

Graças às novas tecnologias, o sonho de prever o futuro se tornou uma realidade no ambiente corporativo. Ferramentas como Big Data, Bussiness Inteligence e People Analytics têm se tornado cada vez mais atraentes aos gestores por viabilizarem um crescimento sustentável.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

A análise preditiva permite a antecipação de resultados e comportamentos por meio de técnicas como mineração de dados, estatísticas, modelagem e inteligência artificial. 

Os padrões encontrados em dados históricos e transacionais podem ser usados para identificar riscos e oportunidades para o futuro. Ao aplicar com sucesso a análise preditiva, as empresas podem, efetivamente, interpretar dados grandes em seu benefício.

A mineração de dados e a análise de texto, juntamente com as estatísticas, permite que os usuários criem inteligência preditiva ao descobrir padrões e relações em dados estruturados, como idade, sexo, estado civil; e não estruturados, como notas de call center, conteúdo de mídia social, ou outro tipo de conteúdo aberto que precisa ser extraído de um texto, e, em seguida, utilizado no processo de construção de modelos.

Quais os benefícios da análise preditiva no RH?

Muito utilizada no setor de negócios para otimizar os lucros, a análise preditiva também pode ser eficaz no RH.  Se a empresa na qual você trabalha já realizou processos seletivos, contratações e desligamentos, provavelmente esses dados ficaram armazenados em algum lugar. A ideia da análise preditiva é destrinchá-los, e transformá-los em informações úteis aos gestores.

Essas previsões podem otimizar inúmeros processos. É possível prever fenômenos como a deserção, quais movimentações internas podem contribuir para a melhoria do desempenho, quais funcionários podem prejudicar o ambiente de trabalho, ou quais problemas de engajamento e de liderança podem afetar a equipe.

Quais os processos de análise preditiva?

A implantação da análise preditiva requer alguns passos:

Definição do projeto

A mineração de dados para análise preditiva prepara dados de múltiplas fontes para análise. Isso proporciona uma visão completa das interações com os clientes.

Coleção de dados

A mineração de dados para análise preditiva também prepara os dados de múltiplas fontes para análise. É nessa etapa que entra a sabedoria do gestor para identificar os dados que podem se transformar em informações importantes. Isso proporciona uma visão completa das interações com os clientes.

Análise de dados

A análise de dados é o processo de inspeção, limpeza, transformação e modelagem de dados com o objetivo de descobrir informações úteis e chegar a conclusões.

Estatística

A análise estatística permite validar os pressupostos, hipóteses e testá-los com o uso de modelos estatísticos padrão.

Modelagem

A modelagem preditiva fornece a capacidade de criar automaticamente modelos preditivos e precisos sobre o futuro. Há também opções para escolher a melhor solução com múltipla avaliação do modelo.

Implantação

O modelo preditivo de implantação fornece a opção de implantar os resultados analíticos para o processo de tomada de decisão todos os dias para obter resultados, relatórios e saída, automatizando as decisões com base na modelagem.

Modelo de monitoramento

Modelos são gerenciados e monitorados para avaliar o desempenho e garantir que ele está fornecendo os resultados esperados.

Quais são as 8 aplicações de análise preditiva?

Agora que você já conhece o conceito e os passos para sua implantação, confira as opções de aplicação da análise preditiva no RH da sua empresa:

1. Customer Relationship Management (CRM)

Aplicações de análise preditiva são usadas para alcançar os objetivos de CRM, tais como campanhas de marketing, vendas, e serviços ao cliente. Gestão analítica do relacionamento com o cliente pode ser aplicada ao longo do ciclo de vida dos clientes, desde a aquisição, o crescimento, retenção e ganhar de volta.

2. Cuidados de saúde

Aplicações de análise preditiva em cuidados de saúde pode determinar os pacientes que estão em risco de desenvolver certas condições, tais como diabetes, asma e outras doenças ao longo da vida. Os sistemas de apoio à decisão clínica incorporam análise preditiva para apoiar a tomada de decisão médica no ponto de cuidado.

3. Collection Analytics

Aplicações de análise preditiva otimizam a alocação de recursos de coleta, identificando às agências de cobrança eficazes, estratégias de contato, ações legais para aumentar a recuperação e também reduzir os custos de cobrança.

4. Cross-Selling

Aplicações de análise de preditiva analisam o gasto de clientes, o uso e o comportamento, levando a um cross-selling eficiente, além de vender produtos adicionais para clientes atuais para uma organização que oferece vários produtos.

5. Detecção de fraude

Aplicações de análise preditiva podem encontrar ações incorretas de crédito, transações fraudulentas, tanto feitas offline ou online, além de detectar roubos de identidade e reivindicações de seguro falsas.

6. Gestão de risco

Aplicações de análise preditiva preveem o melhor portfólio para maximizar o retorno em ativos de capital modelo de precificação e avaliação probabilística do risco para produzir previsões precisas.

7. Marketing direto

A análise preditiva também pode ajudar a identificar a combinação mais eficaz de versões de produtos, materiais de marketing, canais de comunicação e tempo que devem ser usados para atingir um determinado consumidor.

8. Subscrição

A análise preditiva pode ajudar a garantir as quantidades, prevendo chances de falência. A análise preditiva pode agilizar o processo de aquisição do cliente, prever o comportamento de risco futuro de um cliente usando dados de nível de aplicação.

Essas são apenas algumas das inúmeras possíveis aplicações da análise preditiva no RH. Conhecê-las e saber dominá-las é o segredo para se destacar nesse cenários de rápidos avanços tecnológicos. Afinal, a utilização dessa ferramenta é uma forte tendência no mercado. Por meio dela, é possível otimizar os processos, identificar oportunidades e se antecipar diante dos problemas. 

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