Análise demissional com o Sólides Gestão: entenda como fazer

Tempo de leitura: 6 minutos

Sem tempo para ler sobre análise demissional com o Sólides Gestão? Dê play no áudio abaixo para ouvir o conteúdo!

Sabia que fazer a análise demissional com o Sólides Gestão é mais simples e ajuda a otimizar o seu tempo? A plataforma tem ajudado diversos profissionais a realizar essas verificações, que são de extrema importância dentro do ambiente corporativo.

Para os empregadores que desejam se manter dentro da lei, realizar todo esse processo de desligamento do colaborador é primordial. No entanto, trata-se de um procedimento trabalhoso. Mas não precisa ser assim.

Neste post, apresentaremos a análise demissional com o Sólides Gestão. Mas antes, mostraremos alguns conceitos importantes. Vem com a gente e aprenda mais sobre esse processo. Boa leitura!

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

O que é análise demissional?

Antes de mostrar para você como fazer a análise demissional com a ferramenta, explicaremos o conceito desse termo. Alguns já sabem e estão familiarizados com esse tipo de procedimento, mas outros ainda não.

A análise demissional é uma pesquisa aplicada quando o colaborador sai da empresa. Trata-se de um processo bastante delicado, por isso, deve ser respondido pelo profissional de forma voluntária e não com pressão. Ainda, é um questionário que necessita ser filtrado, uma vez que são recebidos muitos dados por meio dele.

As respostas aos questionamentos devem ser feitas de maneira aberta. Se possível, sem ser presencial, de forma on-line, como o próprio sistema do Sólides Gestão permite. Portanto, essa análise é realizada no anonimato, sendo um processo sigiloso e que exige bastante maturidade dos profissionais envolvidos, ou seja, o que está sendo desligado e o colaborador do RH.

Além disso, as perguntas são objetivas e sem a intenção de tocar no emocional do colaborador. Logo, é possível personalizar de acordo com a necessidade de cada líder. Como essa pesquisa é realizada de forma eletrônica, a chance de sinceridade é maior. Assim, é possível saber os motivos reais que o fizeram entrar e sair da empresa.

Por que fazer a análise demissional?

Agora que você já sabe o que é a análise demissional, veja os motivos para realizar essa pesquisa:

  • evitar repetição de erro;
  • ter um planejamento estratégico a partir de dados coletados — taxa de permanência e qual o perfil que mais sai;
  • mais embasamento para as lideranças tomarem decisões;
  • reduzir a rotatividade;
  • reter talentos;
  • conhecer o trabalho e o cenário daquela pessoa.

Quais as vantagens de realizar a análise demissional?

O processo de análise demissional com o Sólides Gestão consegue trazer uma visão ao RH sobre quais são os fatores que mais causam evasão. É um sistema completo, para simplificar e otimizar as atividades da liderança. Dessa forma, é possível ter um planejamento estratégico eficiente para manter os talentos certos trabalhando dentro da sua instituição.

Veja as vantagens de fazer a análise demissional em sua empresa:

  • efetividade e suporte para as ações do RH;
  • antecipação e prevenção de gastos desnecessários;
  • informações para análises de necessidades de treinamento;
  • retenção de reconhecimento para a organização;
  • diminuição da curva de aprendizado dos sucessores;
  • identificação de equívocos e oportunidades de melhorias.

Realizar a análise demissional é tão importante quanto fazer a admissional, já que, por meio dela você conseguirá mensurar os dados que necessita para estruturar o planejamento estratégico da sua organização. Dessa forma, os resultados serão mais assertivos e o seu trabalho se tornará mais eficiente.

Como fazer a análise demissional com o Sólides Gestão?

No software Sólides Gestão, é possível você ter acesso a várias sessões de extrema importância para o bom funcionamento do RH. As abas contidas no sistema são:

  • admissão de pessoas;
  • cultura organizacional;
  • avaliação de desempenho;
  • pesquisa;
  • pesquisa de clima;
  • treinamentos;
  • recrutamento e seleção;
  • configurações;
  • suporte;
  • ensino a distância.

Como você pode ver, é uma plataforma completa para ter uma gestão totalmente eficiente. No entanto, aqui, falaremos especificamente de como você fará a análise demissional com o Sólides Gestão.

Para iniciar a análise, é preciso, primeiramente, acessar a aba pesquisa. É importante ressaltar que nessa sessão você poderá organizar as pesquisas de acordo com a sua necessidade, ou seja, para todos os temas.

Assim, você fará uma pesquisa demissional, para perguntas relevantes, que sejam de resposta de texto. Isso porque quanto mais informações, melhor será a análise demissional e também a obtenção de dados específicos. Algumas sugestões de perguntas são:

  • qual a sua imagem sobre a empresa?
  • qual a sua opinião sobre os nossos canais de comunicação interna?
  • você tem algum comentário sobre o trabalho desenvolvido pelo RH?
  • você voltaria a trabalhar para a gente? Por quê?
  • qual a sua opinião sobre o nosso ambiente físico?

Quanto mais informações você tiver sobre o motivo da saída de um colaborador, melhor será para traçar estratégias para reverter esse quadro de demissão constante — se essa for a realidade da sua empresa. Afinal, a saída de um profissional pode ser de forma amigável, mas, em muitos casos, não é. 

Sendo assim, é importante ressaltar que a pesquisa é anônima. Não é interessante expor o colaborador que se desligou da empresa.

Depois da sessão de pesquisa, é possível você cadastrar todos os pontos que precisar para desenvolver essa avaliação.  Coloque o título, data de encerramento para a avaliação, descrição e as perguntas. Tudo isso de forma simples e bastante intuitiva, já que a análise demissional com o Sólides Gestão é para ser um facilitador e não complicar os processos.

Como você pode perceber, a análise demissional está totalmente ligada à rotatividade dentro de uma empresa. Por meio dela, é possível identificar pontos que são cruciais para realizar um planejamento assertivo e mudar a situação da organização.

Vale lembrar que, quando há um desligamento de um líder, essa pesquisa necessita ser mais detalhada. Afinal, ele tem muitas informações importantes para serem repassadas ao RH. Por isso, quanto mais dados, melhor será para você conseguir identificar os erros do seu ambiente organizacional.

Viu quantos benefícios é possível a sua empresa ter fazendo a análise demissional com o Sólides Gestão? E sabe o que é melhor? A plataforma é fácil de usar e totalmente eficiente! Para conferir de perto, cria uma conta e faça o teste grátis!


2
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
Giuliano SalesAntonio Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Antonio
Visitante

Excelentes materiais, meus parabéns!

Giuliano Sales
Admin

Oi, Antônio, tudo bem?
Agradecemos demais pelo feedback.
Continue nos acompanhando.
Abraços.