Análise de currículos: saiba como tornar esse processo mais rápido e eficaz em sua empresa

Tempo de leitura: 4 minutos

O processo de recrutamento e seleção é uma das tarefas essenciais de todo setor de RH. O grande problema é que, na maioria das vezes, eles demoram muito tempo para ser realizados. E os dados comprovam isso: o Brasil é o país em que os processos seletivos demoram mais tempo para acontecer – são quase 40 dias, em média. Isso acaba tornando-o custoso e cansativo para a organização, o RH e o candidato.

A boa notícia é que é possível otimizá-lo, adotando algumas práticas e ferramentas para levar mais velocidade e eficiência ao processo. E você pode começar pela análise de currículos, uma das fases mais desafiadores do recrutamento e seleção. Continue a leitura deste artigo e confira as dicas que preparamos para você!

Saiba como otimizar a análise de currículos em sua empresa

Além de deixar o processo seletivo mais rápido e, consequentemente, diminuir os seus custos, otimizar a análise de currículos te ajudará a ser mais assertivo. Isso com certeza irá impactar em contratações mais eficientes, gerando melhores resultados para o departamento de Recursos Humanos e a empresa como um todo.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Então, confira as nossas dicas para você!

1 – Centralize o armazenamento dos currículos

Dependendo da vaga anunciada e da forma como a divulgação é realizada, a empresa pode receber muitos currículos para uma função, o que torna o processo de análise ainda mais trabalhoso. Então, o primeiro passo é centralizar o armazenamento das informações sobre o candidato!

Ainda que a vaga seja divulgada em diferentes plataformas, redes sociais ou outros espaços, e que diferentes pessoas da equipe façam a análise de currículos, é importante ter um local onde as informações são centralizadas.

Assim, você não corre o risco de repetir a avaliação de um currículo que já foi analisado, além de não perder nenhuma informação. Você não pode deixar de ter em mente que, com tantos dados em mãos, a organização é um passo muito importante para essa fase do processo seletivo!


2 – Crie filtros de seleção

Outro ponto importante para otimizar a análise de currículos e reduzir o tempo de duração dessa fase é criar filtros para selecionar os candidatos que atendem aos requisitos técnicos da função.

Vamos supor que você está trabalhando no processo seletivo para uma vaga de programador, por exemplo. Nesse caso, com certeza o candidato terá que atender a algumas características acordadas previamente com a liderança da equipe, como contar com alguma formação específica, conhecer alguma linguagem de programação ou ter experiência profissional em determinada área.  

Aqui está uma chave importante para que você possa excluir os candidatos que não possuem as habilidades técnicas necessárias e diminuir a quantidade de profissionais que passam para a próxima fase.

Para isso, não é necessário uma análise tão aprofundada dos currículos. Basta uma observação inicial para conferir se o candidato possui o necessário para passar por determinado filtro ou não.

Escolher palavras-chave importantes para a vaga é uma boa forma de fazer essas filtragens. Alguns exemplos são: cidade, curso, habilidades, ferramentas. Você irá desenhar o que o candidato precisa apresentar, como morar em determinado município, saber mexer com alguma ferramenta específica, ter feito algum curso.

banner de divulgação ebook gratuito, a imagem contém pessoas em uma entrevista de emprego

3 – Conte com a ajuda de um software

Agora imagina ter uma ferramenta para receber e centralizar todos os currículos coletados, te ajudar com a organização das informações e ainda fazer a filtragem de forma automatizada? Com o sistema de RH certo, você pode acompanhar os processos seletivos que estão acontecendo em sua empresa de forma simples e otimizar todas as etapas.

É possível receber todos os currículos através de uma plataforma única e filtrar os candidatos que estão de acordo com os requisitos essenciais automaticamente, o que vai te ajudar a ter uma análise muito mais rápida e assertiva. Assim, você passa para as próximas etapas do processo seletivo os profissionais mais qualificados!

A automatização não apenas da análise de currículos, mas de todo o seu processo de recrutamento e seleção de pessoas é um passo fundamental para torná-lo mais assertivo e melhorar os resultados em sua empresa. Por isso, procure a ferramenta que atenda a sua empresa da melhor forma!

Agora que você já sabe como otimizar a análise de currículos em sua empresa, é hora de conhecer o software de recrutamento e seleção preparado para você melhorar seus resultados!


2
Deixe um comentário

avatar
2 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
0 Comment authors
Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
trackback

[…] que cada profissional de RH gasta olhando o currículo é bem pequeno, de forma que a qualidade da análise pode ser […]

trackback

[…] nas fases iniciais, é outro benefício especial. Com certeza você já recebeu muitos currículos por email, a ponto de precisar definir um limite para parar de analisá-los. Assim, muitos ficam […]