Análise de currículos: saiba como tornar esse processo mais rápido e eficaz em sua empresa

Tempo de leitura: 10 minutos

Se atentar à análise de currículos na hora do processo seletivo é imprescindível para escolher o melhor candidato a uma vaga. Entretanto, atualmente, com inúmeras pessoas querendo conquistar um cargo em uma empresa, essa verificação tem passado cada vez mais despercebida.

O processo de recrutamento e seleção é uma das tarefas essenciais do setor de RH, mas, normalmente, ele demora muito tempo para ser realizado. 

Há dados que comprovam isso: o Brasil é o país em que os processos seletivos demoram mais tempo para acontecer são quase 40 dias, em média. Isso acaba tornando tudo muito custoso e cansativo, tanto para o RH quanto para o candidato.

A boa notícia é que é possível otimizar essa tarefa ao adotar algumas práticas e ferramentas para levar mais velocidade e eficiência ao processo. Você pode começar pela análise de currículos, uma das fases mais desafiadoras do recrutamento e seleção. Continue a leitura deste artigo e confira as dicas que preparamos para você!

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Saiba como otimizar a análise de currículos em sua empresa

Além de deixar o processo seletivo mais rápido e, consequentemente, diminuir os seus custos, otimizar a análise de currículos ajudará você a ser mais assertivo, o que, certamente, impactará em contratações mais eficientes, gerando melhores resultados para o departamento de Recursos Humanos e para a empresa como um todo. Confira, a seguir, as dicas que reunimos.

Avalie a estética do currículo

Ao realizar a análise de currículos em um processo de seleção, o primeiro item a ser avaliado é a estética. Isso mesmo, pois permite verificar o cuidado e o zelo do candidato no momento de elaborar sua apresentação.

Logo, é importante que o documento esteja limpo, organizado e bem conciso. Outro ponto a ser avaliado são os erros de português e formatação, uma vez que demonstram a imaturidade do candidato.

Analise o desenvolvimento profissional do candidato

O segundo item que deve ser verificado em uma análise de currículos é se o histórico do candidato está em ordem cronológica. Portanto, a partir disso, você pode avaliar a evolução do profissional em sua trajetória.

Ainda, é bom analisar as experiências profissionais e ver se estão de acordo com a formação. Com isso, você pode perceber o quanto a pessoa se dedica à carreira.

A análise de currículos precisa ser feita de forma detalhada. Por isso, você deve ficar atento a todas as informações profissionais relatadas no documento. Para tanto, verifique o tempo em que o candidato permaneceu em cada empresa, se atuou em áreas muito diferentes e, caso ele seja selecionado para a entrevista pessoal, questione o motivo de passagens em profissões distintas.

Dessa maneira, você saberá se as práticas vivenciadas por ele são as que constam no currículo. E mais, se ele tem a base necessária para preencher a vaga e atuar dentro da empresa com profissionalismo e dedicação, ou seja, se será uma boa contratação ou não.

Considere as informações adicionais

É importante considerar as informações adicionais de um currículo. Os cursos extras, trabalhos voluntários e outras referências profissionais são sempre bem-vindos. Então, devem ser bem analisados.

Em um currículo, essas informações podem ser bastante relevantes e diferenciar um profissional dos outros candidatos. No entanto, isso deve ser avaliado com imparcialidade, pois existirão documentos que não contarão com esses dados.

Portanto, não considere um candidato somente se ele tiver informações adicionais, já que ele pode não ter inserido para não ultrapassar o número de páginas aceitável no documento, que são duas. Então, mesmo sem essas informações, a entrevista pode ser surpreendente. Arrisque!

Centralize o armazenamento dos currículos

Dependendo da vaga anunciada e da forma como a divulgação é realizada, a empresa pode receber muitos currículos para uma função, o que torna o processo de análise ainda mais trabalhoso. Logo, o primeiro passo é centralizar o armazenamento das informações sobre o candidato.

Ainda que a vaga seja divulgada em diferentes plataformas, redes sociais ou outros espaços, e que diferentes pessoas da equipe façam a análise de currículos, é importante ter um local onde as informações são centralizadas.

Assim, você não corre o risco de repetir a avaliação de um currículo que já foi analisado, além de não perder nenhum dado. Você não pode deixar de ter em mente que, com tantas informações em mãos, a organização é um passo muito importante para essa fase do processo seletivo!

Crie filtros de seleção

Outro ponto importante para otimizar a análise de currículos e reduzir o tempo de duração dessa fase é criar filtros para selecionar os candidatos que atendem aos requisitos técnicos da função.

Vamos supor que você está trabalhando no processo seletivo para uma vaga de programador. Nesse caso, certamente o candidato terá que atender a algumas características acordadas previamente com a liderança da equipe, como contar com a formação específica, conhecer uma linguagem de programação ou ter experiência profissional em determinada área.  

Aqui está uma chave importante para que você possa excluir os candidatos que não têm as habilidades técnicas necessárias e diminuir a quantidade de profissionais que passam para a próxima fase.

Para isso, não é necessário uma análise tão aprofundada dos currículos. Basta uma observação inicial para conferir se o candidato tem o necessário para passar por determinado filtro ou não.

Escolher palavras-chave importantes para a vaga é uma boa forma de fazer essas filtragens. Alguns exemplos são: cidade, curso, habilidades, ferramentas. Assim, você desenhará o que o candidato precisa apresentar, como morar em determinado município, saber mexer com alguma ferramenta específica, ter feito algum curso etc.

Não tome nenhuma atitude precipitadamente

É certo que a análise de currículos precisa ser ágil, porém, não deve ser realizada de qualquer maneira. Afinal, é necessária muita atenção durante esse processo para não correr o risco de eliminar um bom candidato.

Portanto, estipule uma data para realizar a análise de currículos. Mas pense em um período em que você dará conta de avaliar todos, de forma rápida e com eficiência. Agora, se o número de currículos for maior do que o esperado, precisará de ajuda para verificar todos e, quem sabe, até estender o prazo.

Lembre-se que essa é a primeira etapa da seleção de emprego. Por isso, tente julgar somente as informações contidas no documento até agendar uma entrevista pessoalmente, via telefone ou, até mesmo, por Skype.

Ainda, não há necessidade somente de escolher aqueles que têm formação universitária. Na verdade, hoje, vale mais a experiência profissional, as habilidades e qualidades de um candidato. Afinal, é possível que ele tenha formação, mas não experiência na área — o que é um ponto negativo.

Uma boa avaliação deve ser feita no currículo por completo. Logo, é necessário entender as dinâmicas do mercado de trabalho atual e saber como é feito um bom documento. Só assim você conseguirá realmente avaliar.

Defina uma base maior de candidatos

Há quem pense que para agilizar o processo de análise de currículos deve-se limitar bastante a base de candidatos e que, assim, o volume de documentos recebidos será menor.

Mas a realidade é outra. Quanto maior a base, melhor será a sua chance de encontrar um bom profissional. Por isso, se a empresa tem um espaço para que as pessoas cadastrem os seus currículos, a triagem pode ser realizada de forma gradativa.

Desse modo, aqueles que não se enquadram ao perfil esperado, serão descartados. Permanecem somente aqueles que têm potencial.

Conte com a ajuda de um software

Agora, imagine ter uma ferramenta para receber e centralizar todos os currículos coletados, ajudar com a organização das informações e ainda fazer a filtragem de forma automatizada? Com o sistema de RH certo, você pode acompanhar os processos seletivos que estão acontecendo em sua empresa de forma simples para otimizar todas as etapas.

Ainda, é possível receber todos os currículos por meio de uma plataforma única e filtrar os candidatos que estão de acordo com os requisitos essenciais automaticamente, o que ajudará a ter uma análise muito mais rápida e efetiva. Assim, você passa para as próximas etapas do processo apenas os profissionais mais qualificados!

A automatização não apenas da análise de currículos, mas de todo o seu processo de recrutamento e seleção de pessoas é um passo fundamental para torná-lo mais assertivo e melhorar os resultados em seu negócio. Por isso, procure a ferramenta que atenda a sua empresa da melhor forma!

Banner_Contrata-se_pelo_curriculo_demite-se_pelo_comportamento

Importância da análise de currículos

Realizar a análise de currículos nos processos seletivos da sua empresa é ter uma estratégia eficiente para encontrar o melhor candidato. Com o mercado altamente aquecido, o número de envio de documentos para entrevistas de emprego cresceu bastante. Por isso, é imprescindível fazer essa triagem entre os profissionais. Nessa verificação é importante:

  • selecionar o melhor candidato para a vaga;
  • otimizar o tempo do processo de seleção;
  • agilizar a contratação;
  • encontrar o melhor profissional para compor o quadro de funcionários da empresa.

Selecionar um bom talento para a sua organização requer cuidado e dedicação. Por isso, a análise de currículos é fundamental dentro de um processo de recrutamento. Essa é a maneira mais segura de contratar assertivamente um bom profissional.

Logo, faça a análise de currículos seguindo essas dicas. Elas são muito eficientes e darão a você uma base sólida para implementar esse processo dentro da sua empresa.

Lembramos ainda que, antes de anunciar uma vaga, defina corretamente quais os objetivos da empresa e qual o tipo de perfil que ela procura. Pode parecer bobo esse conselho, mas muitas vagas são anunciadas sem o devido cuidado.

Afinal, se você publicar uma vaga de emprego sem as características necessárias, receberá currículos de todos os tipos, com várias profissões e com competências adversas às quais procura. Então, para evitar dor de cabeça, é melhor tomar esse cuidado.

Para ajudar você nessa análise, contar com o auxílio da tecnologia é algo vantajoso. Hoje, existem vários softwares voltados para a área de recursos humanos, que tornam os processos mais ágeis e eficientes.

Caso você não conheça nenhuma ferramenta para realizar a análise de currículos em sua empresa, podemos ajudar. Preparamos um post para mostrar quais são as melhores. Continue conosco e confira! 

0 0 vote
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback
O que é machine learning e como ele impacta o RH?
1 ano atrás

[…] que cada profissional de RH gasta olhando o currículo é bem pequeno, de forma que a qualidade da análise pode ser […]

trackback

[…] nas fases iniciais, é outro benefício especial. Com certeza você já recebeu muitos currículos por email, a ponto de precisar definir um limite para parar de analisá-los. Assim, muitos ficam […]