Entenda como o ambiente de trabalho impacta a sua empresa e como melhorá-lo

Tempo de leitura: 11 minutos

Está sem tempo para ler? Experimente ouvir a narração deste artigo. Aperte o play!

No universo empresarial, existem vários fatores que contribuem para que haja sucesso em um negócio. Um dos itens fundamentais é ter uma excelente gestão de pessoas. Para isso, um dos fatores imprescindíveis é ter um bom ambiente de trabalho, aliás, talvez seja um dos aspectos que mais geram impacto e motiva a produtividade dos colaboradores.

Então, fica claro que os gestores e RH devem ficar atentos quando o assunto é o clima organizacional da instituição. Afinal, o esforço para manter um ambiente saudável e construtivo nunca será demais.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Trouxemos o tema “ambiente de trabalho” em questão porque sabemos a importância que ele tem no dia a dia dos profissionais. Além disso, reconhecemos que há várias dificuldades que são enfrentadas, especialmente, pelos pequenos empreendedores. Então, continue acompanhando e entenda os motivos para investir no ambiente da sua empresa. Boa leitura!

O que é ambiente de trabalho?

Pode parecer óbvio esse significado, mas o ambiente de trabalho vai muito além de um espaço físico. Nesse local, líderes e liderados se reúnem todos os dias para desenvolver ações de acordo com as suas atividades profissionais. 

Para o site Conceito.com, ambiente de trabalho é um local que significa um conjunto de relações entre os indivíduos no campo corporativo, onde profissionais vivem a maior parte do tempo e sob normas trabalhistas. 

Sendo assim, podemos simplificar esse conceito. O ambiente de trabalho é um local onde profissionais desenvolvem suas atividades trabalhistas, porém, de acordo com as condições e influência do funcionamento de uma empresa e as relações ali estabelecidas. Dentro da lista de condições estão:

  • Qualidade do ar;
  • A segurança;
  • Humor dos profissionais que convivem no mesmo ambiente;
  • O bom funcionamento das máquinas;
  • A rotina trabalhista.

Sendo assim, mensurar a qualidade do ambiente de trabalho exige muita dedicação e atenção. Assim é possível construir um bom ambiente de trabalho e reter os seus talentos

Características de um bom ambiente de trabalho

Como vimos, um ambiente de trabalho favorável precisa ser analisado para que os detalhes sejam corrigidos. Além disso, é preciso que a gestão de pessoas seja eficiente. Mas um bom local de trabalho, além de somar com a cultura organizacional, precisa ter algumas características. Veja:

Comunicação fluida 

Um bom ambiente de trabalho tem uma boa comunicação interna. Além disso, os colaboradores não têm medo ao serem corrigidos ou alertados por algum tipo de falha. Afinal, a cultura de feedback é algo que se sobressai, há uma forma de se comunicar sem ofensas ou opressão, deixando todos confiantes para trabalhar um com o outro. 

Cada colaborador é ciente de suas obrigações e se sente à vontade e livre para ajudar sempre que necessário. 

Crescimento constante

Os colaboradores que trabalham em um bom ambiente de trabalho são incentivados a crescerem e a se desenvolverem constantemente. É aquele que contribui para que os colaboradores deem o seu melhor, produzindo bem e atingindo altos resultados. Isso independe do seu cargo ou posição hierárquica.

A consequência de um bom local de trabalho, além da produtividade constante e elevada, é a diminuição de turnover e dos custos da empresa. E o RH pode contribuir muito para que esse local se torne melhor. 

Além do físico

Podemos dizer que um ambiente ideal para se trabalhar é independente do que há de físico nele ou dos móveis. Claro que o conforto também é uma importante característica de um bom ambiente de trabalho, mas não é só isso.

Um local onde o psicológico se sinta bem, com cores alegres e até mesmo um lanche saudável podem ser itens positivos para sua organização. 

Pensado nos funcionários

Pensar em um ambiente de trabalho favorável vai além do que ter sofás e cadeiras de qualidade. Afinal, um bom ambiente de trabalho deve ser adequado aos colaboradores que você tem. Isso porque cada tipo de equipe pode demandar um ambiente diferente para se desenvolver e produzir melhor.

Por isso, o que vai dizer realmente o que é um bom ambiente de trabalho para a sua empresa são as pessoas que compõem sua equipe. Busque conhecer a sua equipe e analisar e eliminar o que atrapalha a produtividade dos seus colaboradores e, além disso, implante as boas práticas em sua rotina. 

ebook mapeamento comportamental com a sólides

Sinais de um ambiente de trabalho ruim

É muito comum hoje em dia ouvir profissionais dizendo que o ambiente em que trabalham não é bom. Infelizmente, essa é uma triste realidade. Seja pelo clima organizacional, instabilidade ou uma gestão autoritária, motivos são o que não faltam quando um colaborador não se sente bem onde trabalha.

Listamos abaixo alguns motivos que deixa o ambiente de trabalho ruim:

  • Problemas de comunicação: um dos primeiros sinais que um ambiente emite para falar que ele não está legal é o ruído na comunicação. Seja entre os colegas de trabalho, gestão e equipe, diretoria e empresa em geral, parece que ninguém consegue entender o que o outro fala;
  • Políticas e procedimentos inconsistentes: quando é assim, parece que ninguém sabe o que está fazendo, pois as informações são batem, os procedimentos estão sendo executados errados e tudo parece confundir a todos;
  • Um ou mais líderes tóxicos no mesmo ambiente: um líder deve motivar sua equipe e não querer ser autoritário, pois quando eles se tornam tóxicos, todo o ambiente fica ruim;
  • Trabalho afetando a saúde: sabe quando a taxa de absenteísmo está alta demais? Isso significa que há problemas sérios que devem ser resolvidos no ambiente de trabalho. Quando um local é ruim, seus colaboradores adoecem com facilidade e o número de faltas cresce descontroladamente.

Importância de um bom ambiente de trabalho para empresa e colaboradores

Muitos são os benefícios de um bom ambiente de trabalho, por isso, é extremamente importante investir nele. O site da GPTW, Great Place To Work, fez uma pesquisa que demonstrou em dados o quanto é essencial criar esse local de trabalho saudável. 

De acordo com os dados, as empresas que possuem uma cultura de inovação representam 74% das melhores instituições para se trabalhar. Em 2018, 150 empresas foram consideradas boas por terem 2550 ideias diferentes dos seus colaboradores para elevar a produção. Isso gerou, segundo a pesquisa, ganhos de R$12 milhões de reais.

Outro ponto dessa pesquisa que vale a pena destacar é que as empresas que foram apontadas como tendo um bom ambiente de trabalho reduziram a sua taxa de rotatividade em até três vezes. Algo bem significativo. 

Para os colaboradores, ter um ambiente de trabalho favorável é algo que os deixa mais pertencentes ao local. Dessa maneira, tornam-se mais comprometidos com os seus deveres e, consequentemente, mais participativos. Assim, sempre dão a sua parcela de contribuição, com ideias positivas e que elevam a produtividade de uma organização. 

Portanto, não importa se o seu negócio é pequeno, médio ou grande, ter um bom ambiente de trabalho, de acordo com a pesquisa da GPTW, pode aumentar os lucros em até 7%. Além disso, atrai melhores talentos, mais consumidores, parceiros e fornecedores de peso para a sua empresa. 

Banner-Employer_Branding

Dicas para ter um bom ambiente de trabalho

Separamos algumas dicas importantes para você desenvolver um bom ambiente de trabalho para seu negócio. Confira:

Tenha uma comunicação transparente

Ter um bom fluxo de informação é essencial para evitar que a famosa “rádio peão” se instale dentro da empresa. Ela simplesmente começa a processar informações que não são reais, cheias de ruídos e deixam todos os colaboradores desgastados. Portanto, o resultado é uma insatisfação generalizada.

A informação dentro de uma empresa deve ser transparente. Quanto mais objetiva for a sua mensagem, melhor será para a compreensão de todos, seja ela de forma escrita ou verbal. 

Quando uma empresa adota uma gestão transparente mostra a sua equipe que não precisa esconder nada dela. Portanto, está interessada em deixar suas ações bem claras.

Respeito entre os colaboradores

Ter profissionais que disseminam intrigas e são invejosos deixa qualquer ambiente hostil e pesado. O resultado disso é o desligamento voluntário daqueles que desaprovam esse tipo de comportamento. Afinal, não há como trabalhar com um clima ruim.

Portanto, é fundamental que os líderes estimulem a solidariedade e o respeito entre todos os colaboradores. Além disso, o sentimento de competitividade pode existir, mas desde que seja de uma maneira saudável.

Deixe claro que os colegas não são adversários e estão todos juntos no mesmo barco, independentemente do cargo ou função. Por isso, eles precisam trabalhar em total parceria para que os resultados sejam de acordo com o que a empresa deseja e satisfatório para todos. 

Sendo assim, cada colaborador deve respeitar a função do outro. Todos dentro de uma empresa precisam dos colegas, ninguém é autossuficiente. 

É importante ressaltar que somente quando há o respeito mútuo é que a empresa cresce. Afinal, o ambiente fica melhor para se trabalhar, todos se sentem bem e trabalham com o mesmo propósito.

Engajamento por meio do pertencimento

Os colaboradores devem se sentir engajados com o que fazem todos os dias. Afinal, é bem desagradável assumir uma função que não goste e sentir-se desmotivado.

Portanto, uma das maneiras de estimular esse grande interesse do colaborador por seu trabalho é despertando nele o sentimento de pertencimento. É preciso que ele se enxergue como parte da empresa, do grupo e de que é importante para a organização. 

Apoie a diversidade

Ter um bom ambiente de trabalho também significa apoiar a diversidade. Afinal, ela estimula a criatividade e, ainda, facilita a tomada de decisões, proporciona maior flexibilidade, tem inovação e tem soluções práticas e rápidas para os problemas. 

Conviver e compartilhar ideias e percepções no local de trabalho pode desenvolver habilidades e melhorar a inteligência emocional dos seus colaboradores. Afinal, este apoio permite que cada profissional seja ele mesmo, não precisando assumir características que não são suas somente para ser aceito na empresa. 

Assim, todos se sentirão respeitados em suas ideias, sugestões e ações. A contribuição fluirá de forma natural e, caso precise dar um feedback sobre alguma postura ou atitude que não foi legal, o colaborador se sentirá mais receptivo. 

Ao apoiar a diversidade, a sua empresa adotará uma estratégia que é um diferencial competitivo ao seu negócio. Afinal, a diversidade de talentos estimula a inovação e isso pode ocasionar vários benefícios para o crescimento da sua organização. 

Portanto, não importa se o colaborador é homem ou mulher, qual a sua cor, religião ou região do país ou fora dele, o importante é que ele ou ela trabalhe com liberdade. Com certeza, essa atitude irá somar ao seu negócio. 

Gamificação 

A gamificação ajuda a diminuir a rotatividade dentro de uma empresa, pois vai melhorar o ambiente de trabalho. Jogos, por exemplo, estão associados à diversão e isso é um estímulo para os colaboradores ficarem mais engajados e aumentarem a sua produção.

Você pode usar games já existentes ou, ainda, adaptar os jogos às necessidades e ao perfil da empresa. Mas também há como criar seu próprio game. Por exemplo, um jogo de gestão que envolve diversos processos, como capacitação, indicadores estratégicos e outros para o Departamento Pessoal. Criativo, não é mesmo?

Banner_Gamificacao

Foco na melhoria constante

Essas são algumas formas de ter um bom ambiente de trabalho. Mas não se acomode depois de colocar algumas ações em prática, viu? É sempre importante estar atento às necessidades do seu time para que o local se torne o mais favorável possível. 

Sendo assim, o gestor deve sempre preservar o bom convívio dentro de uma organização e fazer com que o ambiente seja leve, construtível e gostoso para se trabalhar. Afinal, isso será bom para você, seus colaboradores, para a saúde emocional de todos e, claro, para o aumento do seu faturamento.

O conteúdo foi útil? Para ajudar você a compreender melhor sobre o bom ambiente de trabalho, especialmente em momentos de crise, produzimos um material incrível. Confira!

5 1 vote
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments