Alinhamento entre empresa e colaborador: garanta o sucesso

Tempo de leitura: 2 minutos

O alinhamento entre empresa e colaborador é fundamental para garantir a produtividade e o crescimento. Do que adianta um administrador inspirado e comprometido com o sucesso da empresa se os colaboradores não compartilham dessa mesma predisposição?

Muitos buscam o alinhamento como uma forma de mostrar para cada colaborador a relevância de cada trabalho, processo e de cada passo dado pela empresa.

Dessa forma, todos conseguem ter uma consciência maior acerca do seu papel na empresa, além, é claro, de terem melhores parâmetros para alinhar seus objetivos pessoais aos empresariais.

Neste post, vamos falar sobre algumas das vantagens do alinhamento entre empresa e colaborador. Confira!

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Motivação: todos querem o protagonismo

Engana-se o gestor que pensa que os únicos aspectos motivacionais para um colaborador são bons salários ou quaisquer outros incentivos materiais. Embora, evidentemente, essa seja uma importante recompensa para os funcionários, é fundamental que eles tenham consciência da relevância do seu trabalho.

A maioria das pessoas se sentem mais motivadas quando sabem que estão assumindo um papel relevante. Ao realizar um bom trabalho de alinhamento, o gestor proporcionará um ambiente em que todos sabem da sua importância para a empresa.

Produtividade: o resultado é de todos

Quando indivíduos compartilham do mesmo objetivo, se empenham mais para trabalhar em grupo. Quando trabalham em grupo, conseguem feitos inimagináveis para uma pessoa sozinha.

Esse é outro aspecto positivo de um bom trabalho de alinhamento: quando o gestor consegue compartilhar informações de maneira eficiente, existe uma coesão maior entre o indivíduo e a coletividade, o que impacta diretamente na produtividade.

É importante que cada colaborador saiba que o resultado alcançado pela empresa, na verdade, é uma conquista coletiva e que todos podem se beneficiar com isso.

Cultura organizacional: um ambiente favorável

Um ambiente que aparentemente não tenha uma direção e um destino certamente será negativo para o colaborador, e isso impactará na qualidade do trabalho como um todo — além, é claro, da satisfação pessoal de cada.

Por isso é tão importante estabelecer um alinhamento interno na empresa para evitar um clima organizacional pesado, no qual todos só pensam em si.

Uma empresa com uma cultura pautada na comunicação, na transparência e no alinhamento de ideias, certamente terá a sinergia necessária para enfrentar os obstáculos com mais facilidade.

O alinhamento entre empresa e colaborador passa pelo papel desempenhado pelo RH, em uma administração equilibrada. Por isso, é fundamental ter um setor cada vez mais atualizado.

Se você quer entender como a realidade de dados modificou o papel do RH na empresa, aproveite a visita e leia nosso conteúdos sobre RH estratégico!


2
Deixe um comentário

avatar
2 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Paulo Roberto Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Paulo Roberto
Visitante
Paulo Roberto

Muito obrigado pela atenção e orientação gostei muito valeu

Paulo Roberto
Visitante
Paulo Roberto

Muito obrigado pela atenção e orientação que vcs me deram tirou minhas dúvidas do que vai acontecer comigo obrigado.