Afinal, por que usar Big Data Analytics no RH?

Tempo de leitura: 4 minutos

O mercado está cada vez competitivo, e isso tem exigido das empresas a adoção de posturas diferenciadas para conseguir se destacar da concorrência e conquistar seu lugar ao sol. Métodos de gestão pouco eficientes cada vez mais estão cedendo lugar a novas práticas mais eficazes na condução da empresa a um desempenho de excelência.

E desse processo todos os setores empresariais são participantes, inclusive o RH. Foi-se o tempo em que o setor de recursos humanos cuidava apenas de processos burocráticos como o recrutamento e a seleção de colaboradores. Hoje ele se apresenta com nova roupagem, mais estratégica e proativa, e tendente não apenas a cuidar de processos mecânicos, mas a influenciar e contribuir decisivamente para o alcance das metas e a elevação dos resultados empresariais.

Mas atingir um objetivo tão audacioso exige a utilização de métodos eficazes, modernos e verdadeiramente aptos a orientar na tomada de decisões e no aprimoramento dos trabalhos. Não mais se mostra viável que o RH paute as suas condutas em informações imprecisas ou pouco confiáveis. Daí a importância de falar na utilização do Big Data Analytics para auxiliar nas tarefas desse setor.

Mas afinal, o que é isso e qual é a sua importância prática para o setor de recursos humanos de uma organização? Bem, é disso que vamos tratar neste post. Acompanhe!

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

O que é Big Data Analytics e qual é a sua importância?

Big Data Analytics é um termo que tem se popularizado bastante nos últimos anos. A atividade empresarial moderna exige que os gestores forneçam respostas rápidas aos problemas diários das organizações.

Para tanto, esses profissionais não podem se basear em meras impressões ou achismos. É preciso que eles detenham informações valiosas, claras e confiáveis sobre os processos que lhes são submetidos. Essas informações podem ser obtidas por meio de dados coletados estrategicamente para subsidiar tais tarefas.

Big Data Analytics é nome dado a esse imenso volume de dados coletados de maneira estruturada, que podem ser utilizados para aprimorar as práticas negociais do dia a dia das organizações e dos seus setores ou influenciar para a tomada consciente de decisões importantes em uma empresa.

De que maneira o Big Data Analytics auxilia na gestão de Recursos Humanos?

O RH moderno não se ocupa apenas de tarefas burocráticas e mecânicas. Hoje ele atua juntamente com os demais setores na definição e no alcance das metas e na contínua busca pela elevação dos resultados empresariais.

Por isso, é preciso que ele detenha mecanismos para dar suporte a decisões consistentes. A utilização do Big Data Analytics poderá suprir essa necessidade e preencher antigas lacunas.

Dentre as principais vantagens da utilização do Big Data pelo RH, estão:

Contratações mais alinhadas

A análise apurada dos dados disponíveis na organização vai permitir que o RH faça contratações mais adequadas e alinhadas aos objetivos e às necessidades empresariais. Foge-se do lugar-comum, de habilidades tradicionalmente consagradas pelos recrutadores e parte-se para a seleção de talentos que realmente vão fazer a diferença na empresa.

Além disso, o uso da ferramenta dispensa os profissionais de RH da desgastante e morosa tarefa de analisar, um a um, os currículos enviados. Hoje é possível fazer seleções por plataformas na internet, como o LinkedIn.

Análise de falhas nos processos

A organização sistematizada das informações empresariais relevantes permite que eventuais erros nos procedimentos internos sejam detectados e corrigidos mais rapidamente.

Sem o conhecimento de informações salutares para a empresa, equívocos poderiam ser mais facilmente cometidos ou passar despercebidos pelos gestores.

Decisões estratégicas mais acertadas

Contar com dados estruturados permitirá a adoção de estratégias mais coerentes e fundamentadas nas necessidades mais relevantes do negócio.

A informação organizada de maneira lógica gera mais segurança na tomada de decisões, reduz custos operacionais e ligados a erros nos processos e protege a atividade empresarial do impertinente amadorismo. Empresa é atividade profissional organizada e, como tal, deve cercar-se das mais modernas técnicas e instrumentos disponíveis.

E então, conseguiu entender a importância de utilizar o Big Data Analytics no RH? Conhece mais alguma vantagem dessa ferramenta para a gestão dos recursos humanos das empresas? Deixe seu comentário!

calculadora-produtividade


Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of