Admissão: o que é e como fazê-la de forma correta

Tempo de leitura: 6 minutos

Certamente, você tem uma ideia básica do que uma admissão significa, correto? Dentro do recrutamento e seleção, ela pode ser entendida como abrir uma vaga, selecionar um colaborador e, de fato, realizar a contratação. Cuidando, inclusive, da parte burocrática que envolve os documentos da CLT ou de PJ.

No entanto, é imprescindível que a admissão seja algo certeiro e extremamente benéfico, tanto para o novo empregado quanto para a empresa. Afinal, uma contratação equivocada pode aumentar o turnover, diminuir a produtividade e agregar malefícios aos negócios.

Pensando em abordar melhor a admissão, preparamos este artigo especial, que mostrará como ela deve ser realizada. Caso queira sanar todas as dúvidas, basta continuar a leitura!

O que é a admissão?

Como já citado, a admissão engloba todo o processo de anunciar a vaga, realizar a entrevista, traçar um perfil dos entrevistados, contratar e cuidar de toda a parte legal da colocação. Essa última, envolve toda a papelada que deve ser assinada por contratado e contratante, exame admissional e até repassar informações adicionais, como o fit cultural da empresa.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Ainda, todo o trâmite precisa ser realizado pelo gestor dos recursos humanos junto ao restante do time. Durante todas as etapas — que podem ter tempos distintos, determinados pela própria empresa — é fundamental que haja extremo cuidado por parte do RH para evitar problemas futuros.

Afinal, será esse novo colaborador que levará o empreendimento ao sucesso. Definir um passo a passo e uma agenda a ser seguida pelo time de RH torna-se, então, indispensável. É papel da gestão de pessoas minimizar os erros e acertar em cheio na nova contratação.

Como a admissão deve ser realizada?

Para que o resultado de qualquer admissão seja bem-sucedido, é preciso ter certos cuidados e seguir alguns processos.

Publicar a vaga

É ideal utilizar distintos canais para divulgar a vaga aos futuros pretendentes, como o site oficial da empresa, as redes sociais e demais plataformas que divulgam oportunidades de emprego. Assim, a procura será maior e, consequentemente, a chance de encontrar um candidato essencial ocorrerá.

Definir todas as exigências do cargo

É preciso que todo o escopo da vaga esteja bem definido para que os candidatos entendam quais serão as suas responsabilidades e saibam se a sua trajetória profissional é compatível ao trabalho proposto.

Por outro lado, a empresa contratante descobrirá, ao analisar o currículo, se os candidatos são compatíveis à vaga.

Demonstrar os benefícios da empresa

Nesse momento, “vender o peixe” é a frase perfeita. Logo no escopo, todos os benefícios da empresa precisam ser listados, atraindo ainda mais candidatos para a vaga. Alguns dos principais a serem pontuados são:

  • vale refeição;
  • vale alimentação;
  • vale creche;
  • plano de saúde e odontológico;
  • vale cultura.

Acompanhar o entrevistado durante todo o processo

É primordial sanar todas as dúvidas que surgirem por parte do candidato, seja da empresa ou da vaga em si. Essa demanda precisa estar alinhada com a equipe de gestão de pessoas, enviando, por e-mail ou telefone, informações que guiarão todas as etapas de recrutamento e seleção, como horário e local da entrevista, fase do processo seletivo etc.

Passar todos os informes para a contratação

Com um novo colaborador sendo efetivado, o RH precisa repassar todas as informações de admissão. Como esse processo envolve papeladas e assinaturas, é necessário que os documentos sejam bem detalhados, permitindo uma ação simplificada. Alguns itens a serem listados na contratação são:

  • lista de documentos necessários;
  • prazo para apresentar documentos;
  • data do exame admissional;
  • data do início da prestação de serviços;
  • condições da contratação;
  • aviso de que o não cumprimento implica possibilidade de desistência da oferta.

Elaborar um contrato

Ao realizar uma contratação por meio da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) ou de Pessoa Jurídica (PJ), o fato de elaborar um contrato deixa claro todas as obrigações do colaborador, permitindo que um acordo seja pré-estabelecido antes mesmo do contratado começar a atuar.

Como traçar o perfil do candidato ideal?

Logo na divulgação da vaga, a empresa deve elencar quais são os seus valores. Ao ler, os possíveis candidatos estarão cientes da mentalidade corporativa da marca, ou seja, a candidatura acontecerá se ocorrer uma conexão com os preceitos apresentados.

Durante o processo de seleção, principalmente na parte de entrevistas, o time de RH precisa ter certeza que o entrevistado tem o fit cultural da companhia, pois isso significa compartilhar das mesmas crenças e outros comportamentos importantes, assegurando que a presença de um novo colaborador será sadia para o funcionamento pleno da empresa.

Ainda, é fundamental considerar as hard skills e as soft skills. Para contextualizar, hard skills são todas as qualidades técnicas que podem ser comprovadas por meio de certificados ou diplomas. Já as soft skills verificam a capacidade de liderança, empatia, bom relacionamento com colegas de trabalho, entre outros.

Quais os malefícios de uma contratação errada?

Existem diversos prejuízos relacionados a uma contratação que não deveria ocorrer e que impactam, por exemplo, nos ganhos da empresa.

Turnover

O turnover significa rotatividade de pessoal. Quanto mais alta ela for, mais a empresa sai perdendo. Um dos motivos de demissões em curto espaço de tempo é uma contratação errada. Por isso, é importante saber quais as habilidades e perfis profissionais dos novos colaboradores.

Baixa produtividade

Muitas vezes, após o início do trabalho dos colaboradores, há um descontentamento com a vaga preenchida ou, até mesmo, com a empresa, resultando em uma baixa produtividade. Isso ocorre em casos que a vaga não foi bem elaborada e repassada.

Malefícios econômicos à empresa

Com um alto turnover somado à baixa produtividade, a empresa enfrentará sérios problemas financeiros. Os motivos são simples: demitir um colaborador custa caro para uma organização e a baixa produtividade é equivalente a gerar menos lucros.

Por fim, agora é possível entender a importância de uma admissão bem detalhada e que com um planejamento e bom desenvolvimento do time de RH, as chances de uma contratação positiva são altas. Para resumir, é preciso considerar os seguintes pontos:

  • divulgar as vagas em diversos canais;
  • acompanhar todo o processo seletivo;
  • entender o perfil comportamental e profissional dos candidatos;
  • providenciar toda a papelada de contratação.

O conteúdo foi útil? Então, que tal continuar no blog e entender ainda mais sobre o processo de recrutamento e seleção?

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