Administração de RH: o que é, habilidades necessárias e como se especializar!

A administração de RH é fundamental em todas as empresas, já que ela cuida do que constitui e mantém um negócio funcionando: as pessoas.
administração de RH
BAIXE GRÁTIS!

Aqui você encontra:

A administração de RH é fundamental no ambiente corporativo, sendo responsável por diversas atividades que visam otimizar o desempenho e a eficiência das equipes. No entanto, o Panorama 2024 da Sólides revela que apenas 23,5% dos profissionais de RH e Departamento Pessoal possuem especialização

Este dado é significativo, especialmente considerando que aqueles com diploma de pós-graduação, mestrado ou doutorado ganham, em média, 28,9% a mais do que os profissionais com nível superior. Por isso, neste artigo, vamos falar tudo que você precisa saber sobre administração de RH e como se especializar!

O que é administração de RH?

A administração de RH é a gestão dos colaboradores de qualquer organização. Ela envolve recrutamento e seleção, treinamento, pesquisa de clima organizacional e acompanhamento das políticas da empresa. 

Portanto, essa administração envolve todas as iniciativas caracterizadas como gestão de pessoas. Dessa forma, o setor de RH deve possuir conhecimentos e técnicas específicas para o gerenciamento do capital humano empresarial, que é o ativo mais importante das organizações.

O papel do RH é essencial, pois os colaboradores são considerados o recurso mais valioso de qualquer organização. A administração de RH abrange várias funções que incluem:

  • Recrutamento e seleção: identificar, atrair e selecionar os melhores talentos para a empresa;
  • Integração de novos profissionais: facilitar a adaptação e integração dos novos colaboradores;
  • Motivação e retenção de talentos: desenvolver estratégias para manter os funcionários engajados e reduzir a rotatividade;
  • Avaliações de desempenho: avaliar o desempenho dos colaboradores para garantir que estão alinhados com os objetivos da empresa;
  • Comunicação interna: garantir uma comunicação eficaz entre todos os níveis da organização;
  • Feedback e desenvolvimento: oferecer feedback construtivo e oportunidades de desenvolvimento profissional.

Ainda, segundo Chiavenato, a administração de Recursos Humanos é fundamental para o sucesso organizacional. Ele defende que o RH deve estar alinhado com as estratégias da empresa e ser um mediador entre os interesses dos funcionários e da empresa.

Material gratuito: guia de estudos para se tornar autoridade no RH!

Preencha o formulário e receba o material grátis no seu e-mail 📩

O que faz um administrador no RH?

O administrador de RH deve manter as estratégias do setor alinhadas para desenvolver o potencial humano, já que ele cuida dos espaços sociais na estrutura organizacional.  Ele deve assegurar o cumprimento da rotina empresarial e envolver as pessoas por meio do conhecimento e do aprimoramento, de modo que elas se sintam parte do todo.

O administrador de Recursos Humanos desempenha um papel fundamental na gestão estratégica dos colaboradores em uma organização. Suas responsabilidades incluem:

  • Planejamento;
  • Implementação de sistemas de Gestão de Pessoas;
  • Recrutamento e seleção;
  • Treinamento;
  • Definição de cargos e salários;
  • Desenvolvimento de treinamentos;
  • Gestão das rotinas de pessoal;
  • Administração de benefícios.

Além disso, o administrador de RH é responsável por garantir que todas as práticas de Recursos Humanos estejam alinhadas com os objetivos e valores da empresa, promovendo um ambiente de trabalho saudável e produtivo.

A atuação desse profissional é essencial para maximizar o potencial humano da organização, contribuindo diretamente para o seu sucesso e crescimento contínuo. Assim, ele está envolvido em diversas atividades que não só mantêm a empresa funcionando eficientemente, mas também valorizam e desenvolvem seus colaboradores.

Essas são apenas algumas das funções diárias da administração de RH, que geralmente é muito dinâmica e sempre está relacionada às pessoas que compõem o quadro de funcionários da instituição.

Qual é o salário de um administrador de Recursos Humanos?

Geralmente, um administrador de RH é formado em Administração de Empresas e seu salário pode variar de R$1.917,00 a R$3.558,00. Contudo, o salário pode ser diferente conforme a experiência do profissional, sua área de formação, tempo de empresa e outras variantes.

Qual o objetivo da administração de RH?

O principal objetivo da administração de recursos humanos é realizar a Gestão de Pessoas, mas com um enfoque mais tradicional e operacional.

Entre seus principais objetivos operacionais, destacam-se:

  • Alcançar metas organizacionais através do engajamento dos profissionais;
  • Criar e manter um ambiente de trabalho saudável e motivador;
  • Desenvolver e reter talentos, garantindo que os colaboradores sejam habilidosos e capacitados;
  • Oferecer treinamentos contínuos para aumentar a eficiência e o comprometimento dos funcionários;
  • Gerenciar tarefas administrativas e legais relacionadas às equipes, como folha de pagamento, contratação e compliance.

Portanto, a administração de RH tem como meta melhorar a gestão do capital humano para alavancar os resultados da empresa. Isso é feito mediante práticas como recrutamento, seleção, retenção, desenvolvimento e alinhamento com os objetivos da organização.

Qual a diferença entre administração de RH e Gestão de Recursos Humanos?

É possível encontrar quem use os termos administração de RH e gestão de RH para se referir às mesmas funções. Contudo, eles não significam o mesmo, possuindo diferenças mínimas, mas que existem.

A administração de RH está relacionada mais fortemente aos aspectos operacionais e burocráticos do RH, como a folha de pagamento, a administração de benefícios e o recrutamento e seleção.  Ela também é responsável por garantir que a empresa esteja agindo conforme a lei, em se tratando da sua relação com colaboradores. Ainda, é ela quem estabelece políticas de boas práticas para que todos sigam e possam conviver em harmonia dentro da empresa.

Por outro lado, a gestão de Recursos Humanos adota uma abordagem mais estratégica, para otimizar e maximizar o potencial dos colaboradores para assegurar o sucesso da organização. 

💡Saiba também:

Quais as habilidades necessárias para um Administrador de Recursos Humanos?

Para se destacar como Administrador de Recursos Humanos, o profissional deve desenvolver um conjunto abrangente de habilidades. Assim, essas habilidades podem ser divididas em três categorias principais: técnicas, humanas e conceituais.

Habilidades técnicas

O profissional de RH precisa de algumas hard skills, habilidades e capacidades técnicas, que são:

  • Conhecimento das funções básicas de RH: é essencial entender profundamente recrutamento, seleção, treinamento, desenvolvimento, remuneração e benefícios;
  • Técnicas gerenciais: saber definir políticas e processos, alocar recursos eficientemente e coordenar equipes é fundamental;
  • Planejamento estratégico: capacidade de elaborar estratégias para a capacitação e desenvolvimento dos colaboradores;
  • Avaliação de perfis: habilidade em avaliar perfis individuais e focar no desenvolvimento de competências específicas.

Habilidades emocionais

Algumas soft skills, habilidades emocionais, importantes para administradores de RH, são:

  • Comunicação e relacionamento interpessoal: ter boas habilidades de comunicação e conseguir construir relacionamentos interpessoais positivos;
  • Liderança e motivação: capacidade de motivar, facilitar, coordenar, liderar e resolver conflitos na equipe;
  • Implementação de planos: habilidade para implementar planos e ações pela equipe de RH;
  • Engajamento dos colaboradores: competência em engajar e comprometer os colaboradores com os objetivos da empresa.

Habilidades conceituais

Essas habilidades são essenciais para a formulação de estratégias de longo prazo e para a tomada de decisões que alinhem as operações diárias aos objetivos globais da empresa, algumas delas são:

  • Visão sistêmica: ter uma visão ampla da empresa e entender como as diversas partes se inter-relacionam.
  • Raciocínio estratégico: possuir uma visão de longo prazo e capacidade de planejar estrategicamente.
  • Solução de problemas complexos: habilidade de identificar, avaliar e resolver problemas complexos.
  • Alinhamento estratégico: capacidade de alinhar as necessidades da empresa com as competências dos colaboradores.

Portanto, para atuar com Administração de RH, o profissional precisa combinar conhecimentos técnicos específicos da área, habilidades emocionais de liderança e comunicação, além de uma visão estratégica e sistêmica do negócio para garantir que a organização alcance seus objetivos.

Baixe gratuitamente!

Onde um administrador de RH pode trabalhar?

O administrador de Recursos Humanos tem uma série de opções para atuar, por exemplo: 

  • Empresas privadas (em indústrias, serviços ou comércio); 
  • Empresas do setor público (como Governo Federal, Estadual e Municipal) ou públicas e mistas, como a Petrobras e os correios; 
  • Organizações sem fins lucrativos, fundos e fundações; 
  • Instituições educacionais, como escolas, universidades e centros de treinamento; 
  • No setor da saúde, em hospitais e clínicas, ou empresas de assistência médica; 
  • No setor financeiro, como bancos, instituições financeiras e seguradoras; 
  • Em empresas de recrutamento e seleção, como agências de emprego ou consultorias de RH;
  • Em empresas de tecnologia, como startups e empresas de TI, entre uma série de opções possíveis.

Portanto, o administrador de RH pode trabalhar em empresas em geral, sejam elas pequenas ou grandes, da área privada ou pública. 

3 cursos para potencializar sua carreira no RH

Quando se trata de se especializar e impulsionar sua carreira, uma excelente sugestão é começar com alguns cursos de RH, porque 30% dos profissionais que investem em estudos contínuos têm, em média, um aumento de 30% em suas oportunidades de promoção.

Por isso, indicamos 3 cursos de RH para você, que quer crescer profissionalmente, se inscrever agora mesmo! Saiba quais são eles!

1. Introdução à Cultura Organizacional

Duração: 2 horas e 10 minutos

Certificado digital: Sim

Este curso de introdução à cultura organizacional explora minuciosamente todos os conceitos essenciais relacionados ao tema, capacitando o profissional a identificar a cultura específica da sua organização. 

Ainda, o curso é totalmente online, com duração de 2 horas e 10 minutos. Ao final, você receberá um certificado digital comprovando sua participação e aproveitamento.

Assim, é ideal para profissionais de RH, líderes e gestores que buscam entender melhor a cultura da sua empresa e desenvolver estratégias para alinhá-la aos objetivos do negócio.

2. Planejamento estratégico de RH

Duração: 1 hora

Certificado online: Sim

O planejamento estratégico de RH é um dos aspectos fundamentais nas empresas atualmente. Isso se deve ao papel crucial que esse departamento desempenha, integrando estratégia, negócios, liderança e colaboradores.

Portanto, este curso prático sobre planejamento de RH proporcionará a você uma compreensão abrangente deste tema, guiando-o passo a passo na elaboração de estratégias eficazes e destacando a importância desse setor para o sucesso organizacional.

3. Setor de RH: como implementar do zero

Duração: 3 horas

Certificado Online: Sim

Este curso gratuito de Recursos Humanos oferece uma visão detalhada sobre como estabelecer um setor de RH do zero. Nele, é possível explorar o processo de implementação desse departamento, destacando o uso da tecnologia da Sólides para impulsionar o sucesso organizacional por meio das pessoas.

Durante o curso, você compreenderá o papel do RH nessa iniciativa e aprenderá a construir um setor eficaz utilizando os recursos disponíveis.

Dê o próximo passo com a Sólides!

A administração de RH desempenha um papel fundamental nas organizações, integrando estratégia, Gestão de Pessoas e objetivos organizacionais. 

Portanto, é responsável por funções essenciais como recrutamento, seleção, motivação, avaliação de desempenho e desenvolvimento dos colaboradores. Isso porque, seu objetivo principal é gerir pessoas de forma eficiente, alinhando suas atividades às metas da empresa.

Assim, as oportunidades de trabalho para administradores de RH são diversas, incluindo empresas privadas, organizações governamentais, instituições educacionais, ONGs, consultorias e departamentos de pessoal.

Agora, para se aprofundar nesse campo e potencializar sua carreira, considere investir em cursos de especialização. 

Uma excelente opção é o MBA Sólides em Gestão de Pessoas e Recursos Humanos. Inscreva-se agora e dê o próximo passo em sua jornada profissional com a gente!

IMPULSIONE SUA CARREIRA!

Sabrina Siqueira
Sabrina Siqueira
Sou apaixonada por Gestão de Pessoas desde sempre! Me tornei especialista em Gestão Comportamental, cursei administração com Ênfase em Comercio exterior (UNA), fiz Pós Graduação em Gestão Comercial e Vendas. Atualmente também sou facilitadora da Formação Analista Comportamental Profiler e Sales Enablement do time de New MRR da Sólides
Compartilhe:

Você também vai gostar!

Rolar para cima