12 dicas de ações para o Dia Internacional da Mulher na empresa

Já pensou nas ações para o Dia Internacional da Mulher na sua empresa este ano? Confira 12 dicas para comemorar presencial e remotamente.
ações para o dia internacional da mulher
BAIXE GRÁTIS!

Aqui você encontra:

Preparar ações para o Dia Internacional das Mulheres na empresa é mostrar que sua organização valoriza o importante papel da mulher no mercado de trabalho e na sociedade.

Para ajudar você, preparamos algumas dicas de ações de endomarketing para o Dia da Mulher com o objetivo de celebrar a data no ambiente de trabalho e homenagear as mulheres que ajudam a transformar a sua organização. Confira!

Considere o contexto importante do Dia Internacional da Mulher

Realizar, no ambiente de trabalho, atividades para celebrar datas comemorativas é essencial para o engajamento e o sentimento de pertencimento dos colaboradores. Assim, tal como o Outubro Rosa, o Novembro Azul e o Dezembro Vermelho, o Dia Internacional da Mulher é um convite no calendário para fortalecer o relacionamento entre empresa e profissionais.

No entanto, um ponto fundamental a ser considerado no momento de pensar uma atividade para celebrar o dia 8 de março é sobre a importância da data. Esse dia é uma representatividade da luta por direitos e conquistas das mulheres. 

Portanto, ao considerar a questão histórica, fica mais fácil elaborar uma atividade relevante, que contribua para o debate sobre a presença e o papel das mulheres no mercado de trabalho e na sociedade como um todo.

Portanto, boas ações para o Dia Internacional da Mulher são oportunidades de enaltecer a presença feminina na sua organização. Ainda, promovem o engajamento de colaboradores nas atividades, o que melhora o clima organizacional.

Baixe grátis!

Conheça 8 ações para o Dia Internacional da Mulher

Alguns erros comuns no momento de realizar uma atividade para celebrar o dia das mulheres é focar em características superficiais e não na importância da data.

Um bom caminho é promover o bem-estar e a valorização feminina como um processo enraizado na cultura organizacional. Enaltecer a trajetória de contribuição e sucesso das colaboradores dentro da instituição também são exemplos de atividades mais abrangentes e profundas. Confira a seguir algumas ideias de endomarketing para o Dia da Mulher na empresa.

  • Promover palestras inspiradoras;
  • Fazer mesa redondas apenas com mulheres;
  • Dar espaço de fala para as mulheres;
  • Fazer ações promocionais com livros;
  • Valorizar as colaboradoras;
  • Ampliar as atividades para todo o mês de março e para o ano;
  • Envolver os colaboradores em um desafio;
  • Promover uma ação solidária.

1. Promover palestras inspiradoras

A primeira dica é realizar um espaço para aprendizado. Assim, convidar uma mulher para falar sobre sua trajetória profissional pode ser incrivelmente inspirador para todos os colaboradores. 

Mulheres em posição de liderança são símbolos de motivação e exemplo para as outras profissionais.

2. Fazer mesa redonda apenas com mulheres

Em um ambiente corporativo ainda é comum que os homens dominem espaços de fala. Uma das melhores ações para o Dia Internacional da Mulher é promover uma mesa redonda com a presença de mulheres. Isso também significa uma abertura importante para o crescimento e a visibilidade das mulheres e de pautas relevantes para elas.

Além disso, segundo um estudo realizado pela Universidade de George Washington, em 2014, as mulheres são duas vezes mais interrompidas do que um homem em conversas neutras. Mais um reforço da importância de promover e valorizar ambientes com a presença e a participação feminina.

3. Dar espaço de fala para as mulheres

Pensando nos dados citados acima, outra ação para o Dia da Mulher é a criação de espaços de fala exclusivamente para as mulheres. É fundamental criar igualdade de direitos e de oportunidades na empresa em todos os dias do ano, porém, o dia 8 de março, é mais um bom momento para reforçar a importância da igualdade de gênero.

4. Fazer ações promocionais com livros

A literatura é uma grande fonte de conhecimento. Assim, promover o aprendizado é uma forma de fomentar o crescimento profissional dos colaboradores. Por isso, uma opção para a celebração do dia é oferecer um vale de desconto para a compra de livros, por exemplo.

É possível firmar parcerias para promover o benefício para todas as colaboradoras, as quais poderão escolher o livro conforme o seu interesse.

5. Valorizar as colaboradoras

Existem várias formas de promover essa ação para celebrar o Dia Internacional da Mulher: uma galeria com fotos de todas as colaboradoras, um vídeo institucional abordando como a participação de cada uma foi e é fundamental para o sucesso da empresa, entre outras.

Ainda, o importante aqui é fazer uma mensagem relevante de valorização das colaboradoras. Aprecie-as pelo seu desempenho e dedicação na empresa, valorize a trajetória dela dentro da organização e também na vida pessoal.

6. Ampliar as atividades para todo o mês de março e para o ano

Além de promover ações exclusivamente no Dia Internacional da Mulher, procure planejar e desenvolver atividades que preenchem todo o mês de março. Não é preciso fazer grandes eventos todos os dias, mas é possível estabelecer um calendário que envolva os colaboradores em diferentes datas.

Dessa forma, a Gestão de Pessoas cria um sentimento mais profundo e duradouro de valorização feminina não apenas no dia 8 de março, mas também ao longo de todo o ano.

7. Envolver os colaboradores em um desafio

Uma das ações para o Dia Internacional da Mulher é envolver todos os colaboradores — e incluir as redes sociais — é promover um desafio. É possível criar uma hashtag da campanha e pedir para que as pessoas compartilhem vídeos que reconheçam as mulheres da empresa, incluindo sempre o nome da campanha.

Pode-se fazer um desafio para que o colaborador some pontos em diferentes ações, por exemplo:

  • Reconhecer publicamente uma colega de trabalho e falar sobre o quanto ela é fonte de inspiração;
  • Fazer um cartão para uma mulher que admira;
  • Publicar uma foto ou vídeo nas redes sociais, com a hashtag, homenageando uma mulher que admira.

A cada tarefa cumprida, a pessoa ganha um ponto e, no final, quem mais pontuar poderá ganhar um brinde.

8. Promover uma ação solidária

Outra ação muito relevante e de impacto positivo ampliado que a sua empresa pode promover, é uma ação de apoio a ONGs ou projetos sociais que ajudam outras mulheres.

Busque instituições próximas à sede da sua empresa, e que tenham identificação com sua cultura organizacional, para tornar esse momento ainda mais especial. Assim, envolva os colaboradores, levante doações e realize atividades que levem melhorias e afeto para mulheres assistidas pela instituição social escolhida.

💡Saiba mais: Entenda o cenário das mulheres no RH

Ações para o Dia Internacional da Mulher com times remotos

Está pensando em como promover ações para o Dia Internacional da Mulher para equipes em home office? Apesar da distância, é possível reconhecer, engajar e empoderar as mulheres do seu time. Veja como!

Mural do reconhecimento

Crie um mural virtual que conta um pouco sobre cada mulher da empresa e a reconhece. Isso pode ser feito por algum canal de comunicação interna, como a intranet. Nele, também é ideal conseguir postar mensagens e deixar recados para as mulheres homenageadas. Além disso, é possível incentivar o compartilhamento nas redes sociais.

Café virtual

Organize um café virtual onde mulheres possam se reunir para compartilhar experiências, trocar ideias e se apoiar mutuamente. Você pode deixar esse momento ainda mais marcante enviando algum mimo ou adicionar crédito ao cartão de benefícios flexíveis para que elas desfrutem de uma refeição diferente.

Promova uma classe de autocuidado

Para promover ações para o Dia Internacional da Mulher ofereça uma classe virtual de autocuidado, abordando temas como saúde mental, meditação, e estratégias para reduzir o estresse. Após isso, separe momentos para revisitar as dicas e estratégias discutidas e entenda como promover essas estratégias durante todo o mês e todo o ano.

Clube do livro

Selecione uma obra de uma artista que fale sobre temas pertinentes para as mulheres. A partir disso, monte um grupo do livro virtual para as mulheres discutirem as ideias trazidas pela leitura. A boa notícia é que essa pode ser uma prática frequente na empresa.

Próximo Passo

Promover ações para o Dia Internacional da Mulher é uma maneira de fortalecer a valorização feminina dentro da empresa. Além disso, é fundamental que a empresa vivencie essa cultura de valorização em sua estrutura organizacional, engaje e motive os colaboradores no dia a dia. Para isso, conte com o apoio de ações de endomarketing e comunicação interna.

Picture of Amanda Silva
Amanda Silva
Psicóloga, com MBA em Gestão de Recursos Humanos, atuo há mais de 7 anos com recrutamento e seleção, grande bagagem em empresas de tecnologia, com definição de estratégias para atração e seleção de talentos. Hoje está como Supervisora do time de Talent Acquisition da Sólides.
Compartilhe:

Você também vai gostar!

Rolar para cima