8 dicas de ações para o dia internacional da mulher

Tempo de leitura: 7 minutos

Sem tempo para ler sobre ações para o dia internacional da mulher? Experimente ouvir este artigo. Aperte o play!

Pensar em ações para o dia internacional da mulher pode ser um verdadeiro desafio para muitos departamentos de recursos humanos. Isso porque há muitos erros que podem ser cometidos nesse momento, como a tradicional entrega de buquês de rosas.

Celebrar o Dia Internacional das Mulheres é mostrar que sua empresa se importa com a igualdade de gênero e a luta travada ao longo dos anos pela emancipação feminina. Essa bandeira é importantíssima para fortalecer a diversidade nas organizações.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Se você quer dicas de ações para o dia internacional da mulher, continue a leitura! Neste post, vamos falar de algumas atividades para se inspirar.

Considere o que há por trás do Dia Internacional das Mulheres

Realizar, no ambiente de trabalho, atividades que celebre datas comemorativas é fundamental para o engajamento e o sentimento de pertencimento dos colaboradores. Tal qual o Outubro Rosa, o Novembro Azul e o Dezembro Vermelho, o Dia Internacional das Mulheres é um convite para fortalecer o relacionamento entre empresa e funcionários.

Assim como no Dia da Consciência Negra, um ponto fundamental a ser considerado no momento de pensar uma atividade para celebrar o dia 8 de março é sobre a importância da data. Esse dia é uma representatividade da luta pelos direitos e o empoderamento feminino. 

Ao considerar a questão histórica, fica mais fácil elaborar uma atividade que pode contribuir para o debate sobre a presença e o papel das mulheres no mercado de trabalho, nas escolas e na sociedade como um todo.

Boas ações para o dia internacional da mulher são verdadeiros convites para o questionamento da presença feminina dentro da organização. Ainda hoje, há disparidade salarial entre gêneros em mesma função.

Conheça 8 ações para o dia internacional da mulher

Alguns erros comuns no momento de realizar uma atividade para celebrar o dia das mulheres é focar em características superficiais e não na importância da data. Pensando nisso, tente evitar falar que elas são reconhecidas por sua “delicadeza” ou dar brindes que sejam relacionados a vestuário e maquiagem.

Promover o bem-estar, criar ambientes de discussão e networking, valorizar a trajetória de funcionárias dentro da instituição são exemplos de atividades mais efetivas. O importante é enaltecer a força e a luta das mulheres por todos os direitos, enaltecendo a força da mulher.

1. Promover palestras motivacionais

A primeira dica é realizar um espaço para aprendizado. Convidar uma mulher para falar sobre sua trajetória profissional pode ser incrivelmente inspiracional para todos os colaboradores. 

Além do natural networking, mulheres em posição de liderança são símbolos de motivação para as colaboradoras. É importante quebrar a visão preconceituosa em ser liderado por uma mulher.

Segundo dados da Ipsos, 3 em cada 10 pessoas afirmam sentirem incômodo ao serem liderado por mulheres. Normatizar a presença feminina em papel de liderança é também um exercício importante a ser promovido pelo RH.

2. Fazer mesa redonda apenas com mulheres

Em um ambiente corporativo é comum que os homens dominam espaços de fala. Pensando nisso, promover uma mesa redonda com a presença de mulheres é uma quebra de paradigma, mostrando que é fundamental ouvi-las.

Dentre as práticas presentes no dia a dia de uma mulher estão o mansplaning — quando um homem explica para uma mulher algo que já é do conhecimento dela —  e o manterruption. 

Segundo um estudo realizado pela Universidade de George Washington, em 2014, as mulheres são duas vezes mais interrompidas do que um homem em conversas neutras. Essa prática é cada vez mais comum dentro do ambiente de trabalho, sendo uma forma de silenciamento dessas mulheres.

3. Dar espaço de fala para as mulheres

Pensando nos dados citados acima, uma ação interessante para se promover é o de criar espaços de fala exclusivamente para as mulheres. É fundamental criar igualdade de direitos na empresa em todos os dias do ano, porém, no dia 8 de março vale reforçar.

Por isso, se a sua empresa é um espaço predominantemente masculino, tente estabelecer horários e momentos em que as mulheres possam abordar assuntos importantes sobre a instituição e a organização. Ouvir e coletar a opinião das mulheres é fundamental.

4. Abordar as dificuldades das mulheres no mercado

Outra maneira interessante de mostrar a importância do dia é criar espaços nos quais possa ser transmitidas informações e dados sobre as dificuldades das mulheres no mercado de trabalho.

É possível utilizar o espaço do jornal-mural da empresa para transmitir essas informações ou encaminhar um e-mail para todos os colaboradores. O importante é disseminar os dados atualizados sobre a disparidade salarial e outros obstáculos enfrentados no cotidiano feminino.

5. Fazer ações com livros

A literatura é uma grande fonte de conhecimento e promover o aprendizado é uma forma de fomentar o crescimento profissional dos colaboradores. Por isso, uma alternativa para a valorização feminina nesse dia é conseguir vale de desconto para a compra de livros.

É possível fechar parcerias para promover o benefício para todas as colaboradoras, as quais poderão escolher o livro conforme o seu interesse.

6. Valorize as colaboradoras

Esse é um dia importante para garantir o sentimento de valorização em todas as colaboradoras. Existem várias formas de conseguir promover essa ação: uma galeria que una as fotos de todas as colaboradoras, um vídeo institucional falando sobre o porquê a empresa ser o que ela é graças às funcionárias etc.

O importante aqui é fazer uma mensagem personalizada para cada colaboradora. Aprecie-a pelo seu desempenho na empresa, valorize a trajetória dela dentro da organização, evidencie os motivos do porquê ela ser uma funcionária exemplar.

Kit dia internacional da mulher

7. Amplie as atividades

Além de promover ações exclusivamente no dia internacional das mulheres, tente fazer atividades que preenchem todo o mês de março. Não é preciso fazer grandes eventos todos os dias, mas é possível estabelecer um calendário que envolva os colaboradores em diferentes datas.

Dessa forma, a gestão de pessoas cria o sentimento de que é fundamental valorizar a presença feminina não apenas no dia 8 de março, mas também ao longo de todo o ano. Essa visão é fundamental para garantir ao público feminino um pouco de equilíbrio.

8. Envolva os colaboradores em um desafio

Uma ação para envolver todos os colaboradores — e incluir as redes sociais — é promover um desafio. É possível criar uma hashtag da campanha e pedir para que as pessoas compartilhem vídeos que reconheçam as mulheres da empresa, incluindo sempre o nome da campanha.

Pode-se fazer um desafio para que o colaborador some pontos em diferentes ações:

  • reconhecer publicamente uma colega de trabalho;
  • fazer um cartão para uma mulher que admira;
  • fazer um café para uma colega de trabalho e falar sobre o quanto ela é fonte de inspiração;
  • publicar uma foto ou vídeo nas redes sociais — com a hashtag — ao lado de uma mulher que admira;

A cada tarefa cumprida, a pessoa ganha um ponto e — no final — quem mais pontuar poderá ganhar um brinde.

Promover ações para o dia internacional da mulher é uma maneira de fortalecer a diversidade dentro da empresa e mostrar que é fundamental valorizar a luta feminina. Além disso, é fundamental que a empresa vivencie essa valorização em sua estrutura organizacional.

O que você achou das nossas dicas de ações? Continue aprendendo e veja a história por trás do dia 8 de março, Dia Internacional das Mulheres!

3 2 votes
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
8 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Francisca Pereira Silva Guedes
Francisca Pereira Silva Guedes
8 meses atrás

Amei as ideias de vocês…

Giuliano Sales
Admin
8 meses atrás

Ei, Francisca, tudo bem?
Essa data não pode passar desapercebida, né?
Ficamos felizes que você tenha gostado das ideias, nas próximas semanas sempre traremos conteúdos abordando o Dia Internacional das Mulheres, não deixe de nos acompanhar!
Abraços.

Rosa Santis
Rosa Santis
8 meses atrás

Excelentes as dicas.

Giuliano Sales
Admin
8 meses atrás
Reply to  Rosa Santis

Ei, Rosa. Tudo bem?
Ficamos felizes por você ter gostado.
Continue nos acompanhando e não perca outras dicas e informações.
Abraços.

Majô Oliveira
8 meses atrás

Adorei as dicas para comemorar o dia das mulheres!!!

Giuliano Sales
Admin
8 meses atrás
Reply to  Majô Oliveira

Ei, Majô. Bom?
Ficamos muito felizes em poder contribuir.
Estamos com bastante conteúdos falando sobre a presença feminina no mercado de trabalho programado para os próximos dias.
Não deixe de nos acompanhar.
Abraços.

GILSON JOSÉ RIO LIMA
GILSON JOSÉ RIO LIMA
8 meses atrás

Gostei das dicas, importantíssimo a eliminação dos preconceitos, onde possa se viver em harmonia, prevalecendo o coletivo ao individual, colhendo frutos na quebra de tabus.

Giuliano Sales
Admin
8 meses atrás

Ei, Gilson. Tudo bem?
Concordamos com você, a eliminação do preconceito é fundamental para uma sociedade melhor e mais harmônica.
Esperamos que a luta feminina seja cada dia relembrada como exemplo de força, empoderamento e respeito.
Abraços.