8 dicas de ações para o Dia Internacional da Mulher na empresa

Tempo de leitura: 6 minutos

Aperte o play e ouça a narração deste artigo com dicas de ações para o dia internacional da mulher:

Ao preencher seu e-mail você concorda com a Política de Privacidade da Sólides.

Celebrar o Dia Internacional das Mulheres na empresa é mostrar que sua organização valoriza o importante papel da mulher no mercado de trabalho e na sociedade.

Para ajudar você, preparamos algumas dicas de ações de endomarketing para o Dia da Mulher com o objetivo de celebrar a data no ambiente de trabalho e homenagear as mulheres que ajudam a transformar a sua organização. Confira!

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Considere o contexto importante do Dia Internacional da Mulher

Realizar, no ambiente de trabalho, atividades para celebrar datas comemorativas é essencial para o engajamento e o sentimento de pertencimento dos colaboradores. Tal como o Outubro Rosa, o Novembro Azul e o Dezembro Vermelho, o Dia Internacional da Mulher é um convite para fortalecer o relacionamento entre empresa e profissionais.

No entanto, um ponto fundamental a ser considerado no momento de pensar uma atividade para celebrar o dia 8 de março é sobre a importância da data. Esse dia é uma representatividade da luta por direitos e conquistas das mulheres. 

Ao considerar a questão histórica, fica mais fácil elaborar uma atividade relevante, que contribua para o debate sobre a presença e o papel das mulheres no mercado de trabalho e na sociedade como um todo.

Portanto, boas ações para o dia internacional da mulher são oportunidades de enaltecer a presença feminina na sua organização. Ainda, promovem o engajamento de colaboradores nas atividades, o que melhora o clima organizacional.

Conheça 8 ações para o Dia Internacional da Mulher

Alguns erros comuns no momento de realizar uma atividade para celebrar o dia das mulheres é focar em características superficiais e não na importância da data.

Um bom caminho é promover o bem-estar e a valorização feminina como um processo enraizado na cultura organizacional. Enaltecer a trajetória de contribuição e sucesso das colaboradores dentro da instituição também são exemplos de atividades mais abrangentes e profundas. Confira a seguir algumas ideias de endomarketing para o dia da mulher na empresa.

1. Promover palestras motivacionais

A primeira dica é realizar um espaço para aprendizado. Convidar uma mulher para falar sobre sua trajetória profissional pode ser incrivelmente inspirador para todos os colaboradores. 

Mulheres em posição de liderança são símbolos de motivação e exemplo para as outros profissionais.

2. Fazer mesa redonda apenas com mulheres

Em um ambiente corporativo ainda é comum que os homens dominem espaços de fala. Pensando nisso, promover uma mesa redonda com a presença de mulheres significa uma abertura importante para o crescimento e a visibilidade das mulheres e de pautas relevantes para elas.

Segundo um estudo realizado pela Universidade de George Washington, em 2014, as mulheres são duas vezes mais interrompidas do que um homem em conversas neutras. Mais um reforço da importância de promover e valorizar ambientes com a presença e a participação feminina.

3. Dar espaço de fala para as mulheres

Pensando nos dados citados acima, outra ação de endomarketing para o Dia da Mulher é a criação de espaços de fala exclusivamente para as mulheres. É fundamental criar igualdade de direitos e de oportunidades na empresa em todos os dias do ano, porém, o dia 8 de março, é mais um bom momento para reforçar a importância da igualdade de gênero.

Kbanner para baixar cartão dia da mulher-ações para o dia internacional da mulher

4. Fazer ações promocionais com livros

A literatura é uma grande fonte de conhecimento. Assim, promover o aprendizado é uma forma de fomentar o crescimento profissional dos colaboradores. Por isso, uma opção para a celebração do dia é oferecer um vale de desconto para a compra de livros, por exemplo.

É possível firmar parcerias para promover o benefício para todas as colaboradoras, as quais poderão escolher o livro conforme o seu interesse.

5. Valorizar as colaboradoras

Existem várias formas de promover essa ação: uma galeria com fotos de todas as colaboradoras, um vídeo institucional abordando como a participação de cada uma foi e é fundamental para o sucesso da empresa, entre outras.

O importante aqui é fazer uma mensagem relevante de valorização das colaboradoras. Aprecie-as pelo seu desempenho e dedicação na empresa, valorize a trajetória dela dentro da organização e também na vida pessoal.

6. Ampliar as atividades para todo o mês de março e para o ano

Além de promover ações exclusivamente no dia internacional da mulher, procure planejar e desenvolver atividades que preenchem todo o mês de março. Não é preciso fazer grandes eventos todos os dias, mas é possível estabelecer um calendário que envolva os colaboradores em diferentes datas.

Dessa forma, a gestão de pessoas cria um sentimento mais profundo e duradouro de valorização feminina não apenas no dia 8 de março, mas também ao longo de todo o ano.

7. Envolver os colaboradores em um desafio

Uma ação para envolver todos os colaboradores — e incluir as redes sociais — é promover um desafio. É possível criar uma hashtag da campanha e pedir para que as pessoas compartilhem vídeos que reconheçam as mulheres da empresa, incluindo sempre o nome da campanha.

Pode-se fazer um desafio para que o colaborador some pontos em diferentes ações, por exemplo:

  • reconhecer publicamente uma colega de trabalho e falar sobre o quanto ela é fonte de inspiração;
  • fazer um cartão para uma mulher que admira;
  • publicar uma foto ou vídeo nas redes sociais, com a hashtag, homenageando uma mulher que admira.

A cada tarefa cumprida, a pessoa ganha um ponto e, no final, quem mais pontuar poderá ganhar um brinde.

banner para baixar ebook sobre endomarketing e comunicação-ações para o dia internacional da mulher

8. Promover uma ação solidária

Outra ação muito relevante e de impacto positivo ampliado que a sua empresa pode promover, é uma ação de apoio a ONG’s ou projetos sociais que ajudam outras mulheres.

Busque instituições próximas à sede da sua empresa, e que tenham identificação com sua cultura organizacional, para tornar esse momento ainda mais especial. Envolva os colaboradores, levante doações e realize atividades que levem melhorias e afeto para mulheres assistidas pela instituição social escolhida.

Próximo Passo

Promover ações para o dia internacional da mulher é uma maneira de fortalecer a valorização feminina dentro da empresa. Além disso, é fundamental que a empresa vivencie essa cultura de valorização em sua estrutura organizacional, engaje e motive os colaboradores no dia a dia. Para isso, conte com o apoio de ações de endomarketing e comunicação interna.

Gostou das dicas? Então que tal aprender um pouco mais sobre o assunto antes de começar a elaborar a campanha para celebrar o Dia da Mulher na sua empresa? Confira a história por trás do dia 8 de março, Dia Internacional das Mulheres!

banner para baixar o kit de materiais Mulheres protagonistas: guia sobre mercado, skills e liderança para acelerar carreiras-ações para o dia internacional da mulher
4.5 22 votes
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
8 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Francisca Pereira Silva Guedes

Amei as ideias de vocês…

Giuliano Sales

Ei, Francisca, tudo bem?
Essa data não pode passar desapercebida, né?
Ficamos felizes que você tenha gostado das ideias, nas próximas semanas sempre traremos conteúdos abordando o Dia Internacional das Mulheres, não deixe de nos acompanhar!
Abraços.

Rosa Santis

Excelentes as dicas.

Giuliano Sales

Ei, Rosa. Tudo bem?
Ficamos felizes por você ter gostado.
Continue nos acompanhando e não perca outras dicas e informações.
Abraços.

Majô Oliveira

Adorei as dicas para comemorar o dia das mulheres!!!

Giuliano Sales

Ei, Majô. Bom?
Ficamos muito felizes em poder contribuir.
Estamos com bastante conteúdos falando sobre a presença feminina no mercado de trabalho programado para os próximos dias.
Não deixe de nos acompanhar.
Abraços.

GILSON JOSÉ RIO LIMA

Gostei das dicas, importantíssimo a eliminação dos preconceitos, onde possa se viver em harmonia, prevalecendo o coletivo ao individual, colhendo frutos na quebra de tabus.

Giuliano Sales

Ei, Gilson. Tudo bem?
Concordamos com você, a eliminação do preconceito é fundamental para uma sociedade melhor e mais harmônica.
Esperamos que a luta feminina seja cada dia relembrada como exemplo de força, empoderamento e respeito.
Abraços.