Gestão de RH: 6 ações para manter talentos na empresa

Tempo de leitura: 3 minutos

A retenção de talentos para a gestão de Recursos Humanos é um dos grandes desafios das empresas atualmente. Manter profissionais qualificados e motivados no quadro de trabalho só oferece benefícios às organizações, afinal, ter colaboradores comprometidos com as metas e que se identifiquem com a cultura da empresa diminui os custos, aumenta a produtividade, evita que bons profissionais sejam recrutados pelos concorrentes e cria uma relação de confiança benéfica para todos.

Para evitar questões como alta rotatividade de funcionários, desmotivação, falta de qualificação, dentre outras, algumas empresas investem estrategicamente em programas de retenção de talentos. Conheça agora 6 estratégias de gestão de RH para manter os bons profissionais na empresa!

Fazer mapeamento de perfil

O mapeamento de perfil permite que a identificação do perfil da equipe seja feita de maneira profissional e segura. Construir um banco de talentos mapeado facilita a alocação estratégica de pessoas de acordo com a demanda da empresa. A realocação é feita, portanto, de forma mais inteligente e, inclusive, evitando perder colaboradores competentes. Existem ferramentas que auxiliam a análise de perfil, visando facilitar ainda mais esse processo.

Usar um software para gestão de RH

Usar um software para gestão de RH ajuda a otimizar o recrutamento, pois aumenta a performance da gestão, visando maior produtividade e desempenho dos recursos humanos. A combinação da tecnologia e da facilidade que um software oferece com estratégias para retenção de talentos pode ser a solução perfeita para a sua empresa.

Investir em capacitação

Algumas empresas ainda têm a mentalidade de que investir na capacitação dos seus colaboradores vai fazer com que ele procure outros lugares para trabalhar. Mas, ao contrário, colaborar para o desenvolvimento profissional do funcionário por meio de cursos, especializações e graduações é uma das melhores estratégias para retenção de talentos. O colaborador beneficiário de ações como essas se sente importante para a empresa e, na maioria das vezes, valoriza esse tipo de iniciativa com um maior comprometimento com o local de trabalho.

Planejar o recrutamento com antecedência

Antes de contratar um profissional para a empresa, faça um planejamento adequado. Não precisa ser um plano muito elaborado, mas algo que evite que a pessoa errada seja recrutada para um determinado cargo. Fazer esse planejamento pode poupar muito tempo e dinheiro da empresa.

Algumas dicas de gestão de RH para o planejamento são identificar as necessidades da vaga, verificar se não há algum talento interno que possa suprir a demanda sem comprometer o andamento da rotina e identificar qual é o tipo de talento que falta na empresa.

Trabalhar a liderança

O líder empresarial tem a grandiosa tarefa de manter seus colaboradores motivados e dar o melhor exemplo sempre que possível. Portanto, uma das ações de gestão de RH que ajuda a reter talentos é trabalhar as habilidades e as competências do líder para que ele consiga cumprir o seu papel da melhor maneira possível, incentivando constantemente seus funcionários e valorizando o bom trabalho.

Recompensar o profissional comprometido

A recompensa não precisa ser necessariamente por meio de benefícios financeiros — embora ter um plano para isso não seja de todo mal. O funcionário precisa ser recompensado por boas atitudes, não por bons resultados. Recompensar boas práticas estimula o colaborador a continuar trabalhando positivamente e fornecendo ideias inovadoras independentemente de darem certo ou não.

A retenção de talentos é um dos grandes desafios da gestão de RH. Por isso, investir em ferramentas e estratégias que ajudem nessa tarefa pode ser a chave para ter colaboradores mais comprometidos e motivados, evitando perder esses profissionais para a concorrência.

Você tem alguma dica para manter talentos na empresa? Deixe seu comentário e compartilhe conosco a sua experiência!

 

1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Júlio Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Júlio
Visitante
Júlio

Muito boa essa informação pois dá um norte em relação a segurar o máximo um funcionário na empresa, tem feito e com sucesso esse trabalho na empresa.