6 ações de responsabilidade social para desenvolver na sua empresa

Tempo de leitura: 7 minutos

Este conteúdo foi produzido originalmente pela equipe da eSolidar — empresa Portuguesa e com atuação no Brasil. Tem o objetivo de conectar empresas, organizações sociais e pessoas, criando uma comunidade solidária. A solução Business permite às empresas comunicarem e gerirem a responsabilidade social, engajando seus colaboradores e comunidade.  

Se sua empresa está antenada às tendências corporativas para os próximos anos, certamente sabe que investir em ações de responsabilidade social empresarial está deixando de ser uma opção para se tornar uma obrigação de negócios que buscam consolidação da marca, engajamento dos colaboradores e, claro, geração de impacto social positivo. 

Para ajudar você a encontrar as ações que melhor se encaixam no propósito da sua empresa, separamos 6 sugestões de iniciativas para desenvolver interna e externamente junto aos públicos de interesse. 

1. Desenvolver o voluntariado empresarial 

A primeira da nossa lista de sugestões de ações de responsabilidade social é a prática do voluntariado empresarial. O Instituto Ethos define o termo como um conjunto de ações realizadas por uma empresa, tendo como objetivo o incentivo ao engajamento dos colaboradores em iniciativas de apoio às comunidades. 

Desenvolver um programa de voluntariado traz uma série de benefícios à gestão da empresa: 

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

  • colaboradores mais engajados e motivados;
  • melhor clima organizacional;
  • identificação entre os funcionários e o propósito da empresa;
  • disseminação da cultura organizacional fora da rotina de trabalho;
  • maior retenção de talentos
  • desenvolvimento de competências e habilidades estratégicas na equipe, como valorização do outro, empatia, capacidade de escuta e pensamento sistêmico. 

Um programa de voluntariado empresarial pode ser estruturado com diversas finalidades. O importante é encontrar aquela que tenha verdadeira conexão com os valores do negócio. 

É possível, por exemplo, realizar mutirões de apoio a escolas e centros de saúde, desenvolver oficinas culturais e musicais, estimular o voluntariado digital (com participação ativa em plataformas especializadas em inovação social), prestar consultorias de acordo com as competências dos funcionários (como apoio jurídico, financeiro ou de marketing) para instituições que desejam aprender um pouco sobre as áreas, e por aí vai. 

2. Estimular e realizar doações via Lei de Incentivo Fiscal

Outra maneira efetiva de desenvolver a responsabilidade social em uma empresa é estimulando e realizando o uso do incentivo fiscal para doações

A alternativa é segura, idônea e não exige nenhum pagamento a mais e nem a menos no imposto de renda. 

Na verdade, em linhas gerais, o incentivo fiscal permite que a empresa ou pessoa física escolha como destinar uma parte dos impostos que já seriam pagos a projetos amparados pelo Estatuto da Criança, Fundos do Idoso, Incentivo à Cultura, Incentivo à Atividade Audiovisual e Incentivo ao Desporto. 

3. Promover ações criativas de engajamento social

Sabemos o quão corrida pode ser uma rotina empresarial, e que tirar os colaboradores do ambiente de trabalho para prestar serviços voluntários nem sempre é uma alternativa viável. 

Mas isso não é desculpa para não investir em ações de responsabilidade social! Com os avanços da transformação digital, muitas estratégias de captação de recursos por parte das organizações sociais vêm de meios exclusivamente online. 

Isso significa que, para contribuir voluntariamente com projetos e ajudar a transformar realidades, não é preciso se deslocar fisicamente às ONGs. 

Quer alguns exemplos para entender melhor? 

Leilões Solidários

Uma das formas de apoiar projetos sociais de forma digital é promover ou participar de leilões solidários. Bastante populares em formato físico, ocorrendo durante eventos ou apresentações, os leilões também podem acontecer em plataformas digitais. Isso significa que os lances são feitos online, sem a necessidade presencial do participante. 

A empresa, além de estimular a participação dos colaboradores em leilões realizados por instituições sociais, pode, também, criar seus próprios eventos físicos ou digitais, ajudando a desenvolver a cultura de doação no ambiente corporativo. 

Crowdfunding

Outra forma de desenvolver a Responsabilidade Social na empresa sem precisar deslocar o time é apoiar ou desenvolver campanhas de Crowdfunding.

A alternativa, que vem ganhando popularidade no Brasil, também utiliza plataformas digitais para arrecadar recursos para a viabilização de projetos e ações, e comumente oferece recompensas aos participantes em troca dos valores doados. 

Uma empresa engajada em responsabilidade social pode, por exemplo, criar campanhas internas para ajudar um funcionário que passa por dificuldades, ou apoiar uma organização social que precisa de recursos para desenvolver um projeto. 

Essa é uma forma efetiva de promover a cultura da doação no ambiente corporativo, envolvendo, também, parceiros, clientes e fornecedores da empresa.

4. Repensar o impacto ambiental da empresa

Uma empresa preocupada com a responsabilidade social sabe que os esforços para promover o bem-estar e o equilíbrio não devem ser exclusividade do público interno. 

É preciso também repensar o impacto externo da empresa. Isso significa, especialmente, olhar com atenção para a cadeia de valor do negócio (desde a compra da matéria-prima, passando pelo relacionamento com os fornecedores, até a forma como o produto final é embalado e entregue ao consumidor). 

Com uma avaliação precisa de cada uma dessas etapas, é possível encontrar pontos de melhoria nos modelos de gestão para promover a redução do impacto ambiental causado. Alguns exemplos são a troca do material da embalagem do produto, a forma de transportar o material para as lojas ou distribuidoras ou a possibilidade de reduzir a geração de resíduos. 

5. Realizar eventos sobre temáticas do segmento

Para que funcione de forma efetiva, a responsabilidade social empresarial precisa estar enraizada no DNA da empresa. Por isso, é essencial contar com os colaboradores como multiplicadores dos valores do negócio. 

Uma forma de comunicar responsabilidade social nas empresas é realizando eventos e palestras sobre temáticas relacionadas à prática. 

Algumas sugestões de temas possíveis são: 

6. Estimular a cocriação de projetos e campanhas

A base de uma política de responsabilidade social empresarial sólida é o engajamento dos colaboradores. Por isso, uma empresa que procura formas de desenvolver ações efetivas deve estimular a cocriação de projetos e iniciativas. 

Mas você sabe o que o termo cocriação significa? 

Podemos chamar de cocriação todo processo que reúne as partes interessadas para produzir em conjunto algo que tenha valor para cada uma delas. 

Para colocar a ideia em prática, incentive a participação dos funcionários na construção de estratégias, permitindo que levem projetos e ideias para o âmbito empresarial, bem como carreguem valores e princípios da empresa para suas vidas pessoais. 

Outra forma de desenvolver a responsabilidade social por meio da cocriação é valorizando as experiências das comunidades-alvo dos projetos, empoderando-as como protagonistas dos planos de ação. 

Um ambiente de coparticipação tem tudo para dar certo: os colaboradores sentem-se valorizados, as comunidades, empoderadas, e a empresa, alimentada com ideias e sugestões que a levam para fora de sua zona de conforto! 

Desenvolver ações de responsabilidade social é necessário para toda empresa que busca um futuro sustentável e lucrativo. Iniciativas internas e externas voltadas para o tema mostram que a empresa busca impactar positivamente no presente por se preocupar com o futuro, o que repercute positivamente entre os stakeholders e a equipe. 

Não perca a chance de incluir ações de responsabilidade social na rotina da sua empresa!

0 0 vote
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Jadson Melo
Jadson Melo
8 meses atrás

Artigo, muito pontual com abordagem simples e boas referencias para pesquisas mais aprofundadas.

Giuliano Sales
Admin
8 meses atrás
Reply to  Jadson Melo

Ei, Jadson, tudo bem?
Ficamos muito felizes com o seu feedback.
Continue nos acompanhando.
Abraços