4 ideias para ações de endomarketing criativas em sua empresa!

Tempo de leitura: 4 minutos

O endomarketing é uma ferramenta fundamental para qualquer empresa. É com ele que as organizações conseguem manter seus colaboradores engajados e satisfeitos com o trabalho, além de divulgarem a marca através dos profissionais, manterem um bom clima organizacional, aumentarem a produtividade e melhorarem os seus resultados.

Por oferecer tantas vantagens para as empresas, hoje decidimos compartilhar 4 ideias para ações de endomarketing criativas que você pode colocar em prática no dia a dia da sua empresa!

Conhecendo seu colaboradores

Antes de te mostrarmos as ações de endomarketing criativas que separamos, resolvemos te dar uma dica importante: antes de pensar em qualquer atividade interna, é muito relevante que você saiba efetivamente quem são os seus colaboradores.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Qual a faixa etária da maioria, qual a escolaridade e qual o perfil comportamental de cada um dos profissionais. Isso te ajudará a desenvolver ações mais efetivas, estratégicas e que trazem resultados reais para a empresa.

Da mesma forma que é preciso fazer uma pesquisa de mercado para saber quem é o seu público externo, é necessário fazer uma pesquisa interna e conhecer os colaboradores em sua empresa. Testes de perfil comportamental irão te ajudar muito nessa tarefa!

4 ideias para ações de endomarketing criativas

Já falamos aqui no nosso blog sobre a importância do endomarketing para a sua empresa e como implementá-lo. Agora, vamos falar sobre as ações que você pode colocar em prática! Veja a seguir:

1 – Rede social interna

Você com certeza já reparou o quanto grande parte das pessoas se engajam em redes sociais, como o Facebook e o Instagram, por exemplo. Seja para entrar em debates, fazer um anúncio ou simplesmente conversar com alguém, atualmente as pessoas estão usando esses espaços de comunicação de forma cada vez mais intensa.

Então, já pensou na possibilidade de criar uma rede social para os colaboradores da sua empresa? Isso pode funcionar e trazer excelentes resultados, principalmente se os profissionais forem grandes adeptos ao mundo da internet.

Através de uma rede social interna, os colaboradores da sua empresa podem interagir mais com outros colegas de trabalho – inclusive de diferentes setores. Além disso, pode ser um canal de comunicação muito eficiente, sendo usado para divulgar comunicados e novidades.

Existem plataformas disponíveis para que você possa criar a rede social da sua empresa. Procure a que mais se adequa às suas necessidades!

2 – Divulgação não tradicional do plano de carreira

O crescimento dentro de uma empresa é um grande desejo de muitos profissionais. E é por  isso que é tão importante a divulgação do plano de carreira! Afinal, é ele que dará segurança aos colaboradores que desejam permanecer e se desenvolver na organização.

Mas você já pensou  na possibilidade de divulgar o plano de carreira de forma inovadora? Que tal fazer isso através de histórias ou vídeos de profissionais que são um exemplo de crescimento na empresa, por exemplo?

Com certeza, isso irá atrair muito mais a atenção dos colaboradores e engaja-los na informação que está sendo transmitida, certo? Além de garantir maior eficácia à comunicação, esse tipo de comunicação inovadora também pode fazer com que os colaboradores sintam ainda mais vontade de se desenvolverem profissionalmente.

3 – Planos de desenvolvimento inovadores

O desenvolvimento dos colaboradores é fundamental para os resultados da empresa! Pensar em planos que orientem os profissionais no desenvolvimento de competências ajuda não apenas a pessoa que está passando por esse processo, mas principalmente a organização que deseja crescer junto com os seus colaboradores.

Já que esse é um ponto tão importante, é fundamental que as ações realizadas realmente funcionem. Por isso, aqui também vale trazer inovação! Orientação de mentores e até mesmo ações que vão tirar o profissional de sua zona de conforto, como trocar de lugar ou passar um tempo em um outro setor, podem gerar resultados muito positivos.

4 – Atividades que estimulam a interação entre os colaboradores

A nossa última dica é: invista em Happy Hours, comemorações de datas festivas, entre outras atividades que incentivam a interação entre os profissionais. Afinal, estreitando o laço entre as equipes e as lideranças, você consegue ajudar no desenvolvimento de um clima organizacional cada vez mais satisfatório para os seus colaboradores, o que gera engajamento, satisfação, produtividade e, consequentemente, ótimos resultados!

Gostou das dicas que separamos sobre ações de endomarketing criativas para você? Já está pensando em qual começar a aplicar em sua empresa?

Nós sabemos que pensar na importância dessas ações tem tudo a ver com promover a qualidade de vida no trabalho para os colaboradores. E, por isso, produzimos um artigo especialmente sobre isso. É só clicar aqui para conferir!


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Adilson Buca
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Adilson Buca

Graças o endomkt que as empresa conseguem estarem firme no mercado atualizado . Agradeceria se as outas empresa fize-se o mesmo