Você entende a importância do Coaching? Sabe que há profissionais que podem ajudar a melhorar a gestão da sua empresa? Sim, por meio de técnicas e conhecimentos de diversas ciências, como administração, recursos humanos e psicologia.
O Coaching é uma metodologia que está em constante desenvolvimento para realizar capacitações humanas. Hoje, esse formato de treinamento está crescendo cada vez mais diante do cenário atual.
Certamente, você já ouviu falar sobre esse tipo de capacitação. No entanto, não sabe da sua importância em uma rotina empresarial. Para isso, preparamos este post, no qual mostraremos como essa técnica tem causado transformações positivas no meio corporativo. Vem com a gente!
O que é Coaching?
Trata-se de um formato de treinamento de grande importância, que tem o objetivo de melhorar o desempenho pessoal e profissional em um curto espaço de tempo e de maneira bastante efetiva.
Por meio desse processo, as características individuais de uma pessoa são destacadas para que haja um completo desenvolvimento. O principal intuito é o aproveitamento máximo do potencial de cada coachee — quem recebe o treinamento — levando-o a alcançar suas metas de forma rápida e eficaz:
- “COACHING é um processo de evolução contínua, conquistada por meio do uso adequado de modelos, técnicas e ferramentas pelo profissional COACH em parceria com o COACHEE” Clarisse e Ronald;
- “Nosso principal objetivo é encontrar alguém que nos motive a fazer tudo que somos capazes” Ralph Waldo Emerson;
- “Coaching é uma relação de parceria que revela/liberta o potencial das pessoas de forma a maximizar o desempenho delas. É ajudá-Ias a aprender ao invés de ensinar algo a elas” Timothy Galwey.
A importância do Coaching para o desenvolvimento profissional
A figura do Coach é tão importante na vida de alguns profissionais que há os que têm mentores particulares. Sim, para quem não sabe, o Coach pode ser considerado um mentor.
Portanto, se esse profissional e seus treinamentos são essenciais para os gestores e líderes, imagina para o desenvolvimento dos colaboradores de uma empresa. Afinal, ele ajuda a sua equipe a administrar melhor suas competências para alcançar objetivos profissionais.
Sendo assim, um treinamento com um Coach é tão importante quanto realizar uma extensão universitária. Ainda, o Coaching, atualmente, é considerado uma das melhores e mais eficazes metodologias de desenvolvimento e capacitação humana.
O maior benefício do Coaching é ajudar o profissional a conquistar seus resultados de forma extraordinária, seja ele atuante em qualquer área. Para tanto, ele fará você sair do seu estado atual para ir em busca das metas que deseja alcançar.
Como funciona?
O processo é dividido em sessões realizadas individualmente ou em grupo, durante as quais o profissional, chamado de Coach, estimulará e ajudará o Coachee a desenvolver suas habilidades. É um procedimento flexível, portanto, pode ser adequado para diferentes contextos e públicos.
O primeiro passo é definir o estágio atual, ou seja, quais as características e peculiaridades do Coachee. O segundo é estabelecer metas e objetivos. Assim, juntos, elaboram um planejamento e estratégias para alcançar o desejado, com eficiência e no menor tempo possível.
Ainda, o Coaching pode ser entendido como uma conversa, que tem finalidade de definir e alcançar resultados. Durante o diálogo, o Coach propõe situações e novos pontos de vistas, induzindo o pensamento crítico do Coachee, procedimento que tem como objetivo estimular, orientar e desafiar a pessoa a crescer e melhorar seu desempenho.
Dessa forma, o Coachee se identifica e passa a experimentar novas atitudes, comportamentos e, com os estímulos, aprende mais com suas experiências, sejam elas negativas ou positivas.
Que resultados a técnica traz?
O Coaching empresarial e o pessoal são as principais áreas, mas também podemos citar o de negócios, de carreira, financeiro, esportivo, de saúde, de relacionamentos, educacional etc. Houve um crescimento na procura da técnica, principalmente por empresas, motivadas pela necessidade de lidar com as mudanças no mercado de trabalho.
Os gestores buscam um profissional que ofereça suporte para fechar ciclos de aprendizagem e levar seus colaboradores ao melhor desempenho. Assim, é de extrema importância que durante todo procedimento de Coaching os participantes estejam focados e busquem o mesmo resultado. Nessa etapa, o Coach orienta o Coachee sobre o melhor plano de desenvolvimento de carreira.
Algumas pessoas procuram um Coach com objetivos e metas pessoais. Mas o treinamento e a elaboração de estratégias, muitas vezes, leva o Coachee a desenvolver outra competência, de uma área diversa. Assim, são descobertos novos objetivos e metas serão traçadas, para que o desenvolvimento do Coachee seja concretizado. Durante o processo de Coaching várias áreas podem ser trabalhadas, a fim de alcançar novas habilidades e desenvolver competências.
No Coaching pessoal, ao trabalhar a área da prosperidade e felicidade, temos como resultado melhoria no desempenho, aumento do número de conquistas, satisfação pessoal, realização profissional e, ainda, melhoria nos resultados financeiros.
Nas áreas que envolvem qualidade de vida e saúde, os resultados estão no uso qualitativo do tempo, equilíbrio entre o profissional e o pessoal, diminuição do estresse, melhora na disposição e energia.
Já no âmbito de relacionamento, podemos citar como possíveis resultados o desenvolvimento de habilidade para resolução de conflitos e dúvidas, melhora no entendimento e aceitação do outro, ou seja, progresso na comunicação.
Na área de autoconhecimento, os resultados serão referentes à melhoria da autoestima, autoconfiança, da própria aceitação, bem como do controle de emoções.
Agora, no planejamento, teremos o alinhamento dos valores e princípios pessoais, melhoria no processo de aprendizado, aumento da flexibilidade, melhoria no foco e administração do tempo.
Coaching Integral Sistêmico
É um processo de desenvolvimento que ampliou o Coaching clássico com perguntas poderosas, metas e plano de ação, devido às crescentes demandas de empresas e clientes, na criação de uma metodologia única, profunda e extremamente eficaz. O CIS é capaz de promover mudanças radicais, muitas vezes, já na primeira sessão.
Denomina-se Integral porque, nesse método, utilizam-se os dois hemisférios cerebrais: o esquerdo — responsável pela parte cognitiva e racional — e o direito — pelas emoções, crenças e intuição. Afinal, é importante que as ferramentas se alinhem às competências emocionais para pô-las em prática. Não adianta firmar objetivos extremamente bem elaborados e não ter as aptidões emocionais necessárias para vivê-los.
O método sistêmico diz respeito à construção da área pessoal e profissional que forma um único ser humano e à consciência de que se uma das áreas está em déficit o prejuízo é para o todo. Assim, para que um profissional tenha sucesso contínuo, deve ter cuidado com sua saúde, família, manter laços sociais consistentes, uma vida financeira estável e ter realização pessoal.
O Coaching avalia o presente, o futuro e trabalha com objetivos e metas desejadas. Mas há algumas abordagens similares, como:
- Mentoring: é a orientação e transmissão de conhecimentos de um colega sênior, possuidor de maior experiência na área e também na melhor maneira de equilibrar a profissão com a vida pessoal. Ele dá conselhos, passa sua experiência e atua com exemplos;
- Counseling: propõe-se a trabalhar com aqueles que se sentem constrangidos ou insatisfeitos com a vida. O aconselhamento fornece orientação e conselhos. O counselor ou conselheiro trabalha para sanar os problemas individuais;
- Terapia: trabalha com a pessoa que busca solução para problemas psicológicos ou físicos. A terapia lida com a saúde mental do cliente e, para tanto, muitas vezes, busca as razões dos problemas no passado e o alívio do sofrimento mental;
- Treinamento: propicia o desenvolvimento de habilidades e a assimilação de conhecimento por meio de estudo, experiência ou ensino. O treinador, por definição, é o especialista e o treinamento foca em habilidades específicas necessárias para alcançar resultados imediatos;
- Consultoria: o consultor tem experiência e conhecimento especializado no ramo do negócio, soluciona problemas e desenvolve a empresa. Ele oferece um pacote de soluções a serem implementadas em uma organização segundo sua expertise e lida com a organização como um todo ou por partes dela.
Coaching on-line
Nos EUA, 80% dos atendimentos de Coaching são realizados on-line ou por telefone. No Brasil, é possível também realizar as consultas nesse formato. Mostraremos algumas dicas importantes para você:
- não é necessário utilizar um notebook de alta geração, nem uma câmera com diversos recursos. Outra questão é superar os institutos que ensinam sobre o rapport (olho no olho) — existem muitas maneiras de se gerar rapport online. Tudo o que você precisa para atender online é de uma ótima conexão com a internet;
- seja sempre pontual, envie e-mail ou faça contato por outros aplicativos de bate-papo, pelo menos, trinta minutos antes, avisando ao Coachee que em breve darão início aos trabalhos. Essa mensagem é importante para incentivar o comprometimento dele e para que ele perceba o quanto você está atento e valorizando o processo;
- aprenda a calcular mentalmente o tempo das suas sessões, assim, estará condicionado a atender e oferecer o melhor para o seu Coachee em exatamente uma hora, por exemplo, tornando as sessões menos cansativas e mais atrativas, o que contribuirá para a rapidez dos resultados;
- oriente o seu Coachee previamente sobre o que ele precisa saber, deixando-o confortável na sessão. Ainda, prepare um ambiente seguro, com pontualidade, além de um recipiente com água para ele não precisar se locomover. Diga sempre ao seu Coachee que o mais importante em todo esse processo é o bem-estar dele;
- o uso da câmera deve ser sempre escolha do Coachee, para tanto, no caso de escolher sem o vídeo, é necessário se especializar em voz e emoção, a fim de que se conectem sem a imagem. O fato de não filmar pode deixar os Coachees mais a vontade para compartilharem suas dificuldades e emoções.
O mais importante durante as sessões é que o Coachee se sinta confortável e que estabeleça uma relação de confiança com o Coach, para juntos conseguirem traçar as metas e cumpri-las. Logo, o Coach deve buscar se qualificar para agregar maior confiabilidade ao seu trabalho, o qual se verificará por meio dos resultados obtidos.
Quais competências um Coach deve ter?
Atualmente, várias pessoas se denominam Coach. Porém, é preciso ter algumas competências específicas para atuar como profissional em Coaching. Veja algumas delas:
- ética e confidencialidade;
- segurança;
- não julgar;
- ouvir ativamente;
- comunicação clara;
- realizar feedback construtivo e realista;
- planejar e estabelecer metas;
- gerar consciência, sensibilização e ação;
- orientar e sugerir tarefas;
- mensurar resultados.
Quais os benefícios do Coaching?
Agora que você já sabe qual a importância do Coaching, precisa entender os benefícios desse treinamento. Confira os principais:
- definir os objetivos, deixando-o mais claros;
- desenvolver planos de ação mais efetivos;
- proporcionar ao profissional uma tomada de decisão mais rápida e assertiva;
- manter um planejamento estratégico;
- ter uma melhor gestão de tempo e de atividades;
- maior produtividade;
- ter mais foco;
- ter mais autoconfiança;
- melhorar a comunicação;
- ser mais flexível;
- ser mais inteligente e desenvolver controle emocional;
- ser mais resiliente;
- ter autoconhecimento;
- ter autodesenvolvimento;
- desenvolver e aprimorar habilidades e capacidades;
- ter um maior relacionamento interpessoal;
- fazer o profissional quebrar suas crenças limitantes.
Descobriu a importância do Coaching e os benefícios diversos para a vida de um profissional? Se deseja aprender mais sobre a área, confira o material completo que preparamos!