A importância da qualificação profissional para a atração de talentos

Tempo de leitura: 6 minutos

Como profissionais de RH, sabemos o quanto a promoção do desenvolvimento dos colaboradores é benéfica para as empresas. Mas você conhece a importância da qualificação profissional para a atração de talentos?

O desenvolvimento e a capacitação profissional oferecidos pela empresa é também um diferencial para o recrutamento dos melhores profissionais do mercado.

Neste artigo, vamos falar sobre a qualificação profissional, seus benefícios e como ela se relaciona com a atração de talentos. 

Ao final, daremos dicas para que a sua empresa possa oferecê-la de forma adequada. Confira!

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

O que é qualificação profissional?

Trata-se do conjunto de ações que visam a evolução de habilidades e conhecimentos dos colaboradores. 

Apesar de ser uma responsabilidade da área de Treinamento e Desenvolvimento, todo o time de RH e lideranças deve se envolver na elaboração e execução das ações de capacitação.

Qual a importância da qualificação profissional para a empresa?

A qualificação profissional é muito importante para o progresso dos times e potencialização do capital humano, de uma forma geral. 

Nos tópicos a seguir, vamos falar sobre três aspectos que representam muito bem os ganhos proporcionados por esse tipo de iniciativa nas empresas.

Montar times mais capacitados

Cada organização e cada time tem suas particularidades que, no fim, culminam em um mesmo objetivo: ter o melhor desempenho possível

Para isso, é fundamental que todos os integrantes estejam devidamente capacitados para realizarem suas funções, o que mostra a importância da qualificação profissional.

Outro ponto relevante sobre isso é que a capacitação ajuda no controle e redução da rotatividade. Uma vez que ela permite que um profissional seja desenvolvido para atender às demandas de seu cargo em lugar de ser substituído. 

E, também, aumenta o sentimento de pertencimento e engajamento do colaborador, já que ele vive na prática o investimento da empresa para que ele se desenvolva e cresça profissionalmente.

Ter colaboradores mais felizes e engajados

Uma pesquisa realizada pela Bersin by Delloite, no final de 2018, revelou que os profissionais que gastam mais tempo estudando e se desenvolvendo, os chamados heavy learners, são mais confiantes, bem-sucedidos e felizes no trabalho.

Um dado que chamou a atenção foi que, no Brasil, o quesito “oportunidade de aprendizado e crescimento” foi apontado como a principal motivação no trabalho atual, ficando à frente do quesito “natureza do trabalho”, que seria o trabalho em si. 

Aqui, vemos, mais uma vez, o quanto é importante oferecer qualificação profissional nas empresas.

Inovar constantemente de forma natural

Manter essas pessoas em constante desenvolvimento faz com que elas estejam sempre a par das novidades e inovações do mercado e mais preparadas para suas atividades.

Isso também reflete na qualidade das entregas e no fortalecimento de um diferencial frente aos concorrentes.

Quando a qualificação se torna parte da rotina e da cultura da empresa, todo esse movimento positivo acontece de maneira natural. 

Qual é a relação entre a qualificação profissional e a atração de talentos?

A qualificação profissional pode ser utilizada de forma estratégica para a atração de talentos

Uma empresa que desenvolve seus colaboradores e consegue transparecer isso ao mercado se torna mais atraente para os profissionais.

Em momentos de mercado aquecido, no qual são as pessoas que escolhem as empresas, todo diferencial conta pontos. 

Se elas conseguem enxergar oportunidades de crescimento e desenvolvimento para suas carreiras, certamente, a sua organização se tornará um lugar desejado pelos melhores profissionais.

Como oferecer qualificação profissional de forma adequada para atrair os melhores talentos?

Até aqui, compreendemos a importância da qualificação profissional e como ela se relaciona com a atração de talentos. Agora, vamos abordar algumas dicas para que as iniciativas de desenvolvimento de pessoas gerem resultados positivos para a área de recrutamento e seleção.

Fortalecer o employer branding

O employer branding é um conjunto de ações que visam fortalecer a marca empregadora de uma empresa perante o mercado. 

No que diz respeito à qualificação profissional, ele se torna um importante aliado na divulgação das ações internas e nos impactos causados por elas na vida e na carreira dos colaboradores.

Assim, quanto melhor for o trabalho do time responsável pelo employer branding, maiores são as chances de atrair bons profissionais. 

Isso tanto para as vagas em aberto quanto para o banco de currículos. 

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Ter um plano de cargos e salários bem definido

O plano de cargos e salários é um importante diferencial no mercado. 

Os profissionais veem nele uma maior confiabilidade nas promessas de desenvolvimento e crescimento que podem ter junto à empresa.

Por isso, é fundamental que a organização tenha um plano muito bem definido e que as pessoas o vejam sendo executado na prática. 

A criação de planos de carreira e de PDIs para os profissionais deve caminhar junto a isso, nessa mesma frente. É um conjunto perfeito para a atração e a retenção de talentos.

Incluir o desenvolvimento profissional na política de benefícios

Quando pensamos em pacotes de benefícios, o que vem à mente são os básicos, que toda empresa oferece, como vale-refeição e alimentação, plano de saúde e bonificações por desempenho. 

Contudo, dá para ir muito mais longe ao incluir a qualificação profissional.

A empresa pode oferecer uma universidade corporativa, um plano de desenvolvimento de carreira, acesso à plataforma de cursos e treinamentos. 

Ações que fomentam o desenvolvimento técnico e comportamental dos colaboradores. 

Essas oportunidades enchem os olhos dos candidatos e criam um diferencial único para a empresa.

Conclusão

Como vimos, a importância da qualificação profissional não se limita à retenção dos colaboradores, mas se estende à atração dos melhores talentos do mercado. 

Quando a empresa investe nesse tipo de ação, e consegue mostrar isso para o mercado, ela cria uma imagem mais positiva sobre si, o que a torna mais desejada pelos profissionais.

Então, se a sua empresa ainda pensa na capacitação como um gasto ou algo que deve ser feito apenas para treinar sobre habilidades técnicas específicas, é hora de atualizar esse conceito e aproveitá-lo de forma mais eficiente.

Seguindo as dicas deste artigo, você já pode começar a implementar algumas mudanças e perceber melhorias nos resultados.

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