PDCA no RH: como aplicar a melhoria contínua no setor

Tempo de leitura: 5 minutos

O caminho para ter excelência nos serviços é aplicar o PDCA no RH. Esse é um método para realizar processos eficientes e fazer um bom trabalho de gestão de pessoas. Mas você já ouviu falar nesse ciclo?

Trata-se de uma metodologia de gestão de qualidade usada por empresas de todos os segmentos. A sigla mostra indica etapas básicas que compõe essa estratégia: Plan (planejamento), Do (Executar), Check (Checar) e Act (Agir).

Neste post, falaremos mais sobre o PDCA no RH e como você pode aplicar essa melhoria no setor. Então, continue acompanhando a leitura e conheça mais esse método!

Entendendo o PDCA

O PDCA também é conhecido como Ciclo de Deming ou Ciclo de Shewhart, afinal, são os nomes de seus idealizadores. Ele é um método mundialmente conhecido para realizar melhorias contínuas nos processos organizacionais.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

O principal foco do PDCA no RH é aumentar a agilidade dos processos que envolvem a gestão. Assim, eles se tornam mais objetivos, claros e eficazes. No final da última etapa, o ciclo é reiniciado, com o intuito de identificar as oportunidades de evolução e manter a empresa sempre em busca de inovação e agilidade.

Como mencionado no início, esse é um processo muito utilizado em todo o mundo, afinal, permite o controle de tudo que é desenvolvido dentro da empresa, de maneira contínua. Alguns motivos para você aplicar o PDCA no RH em sua organização:

  • ter mais melhorias: por meio dele, é possível identificar os problemas que precisam ser solucionados;
  • tomada de decisão mais assertiva: evita-se que os gestores tomem atitudes impulsivas;
  • contenção de custos: com um bom planejamento, consegue-se controlar melhor o financeiro da empresa;
  • mensuração de resultados: é possível mensurar todos os dados obtidos ao aplicar essa metodologia.

Conhecendo as fases do PDCA

Há quatro fases no PDCA, que são interligadas e funcionam em um ciclo. Confira cada uma, a seguir.

Plan (Planejar)

O planejamento ocorre quando os gestores reconhecem que um ou mais problemas interferem no sucesso do time. Portanto, ao identificar as melhorias, as metas precisam ser definidas para alcançar esses objetivos. Essa fase pode ser resumida em:

  • reconhecer os problemas;
  • discutir as possíveis soluções;
  • definir a melhor solução;
  • elaborar um plano de ação;
  • definir as métricas.

Enfim, todos são passos fundamentais para se criar um planejamento eficiente e produtivo.

Do (Executar)

Esse é o momento de colocar o seu planejamento em prática. Em todo o processo, a equipe deve manter uma comunicação bastante clara e assertiva para que todos saibam o que é necessário ser feito. Como prevenção, faça um cronograma para ajudar todos os colaboradores. Trata-se da etapa mais importante de todo o ciclo, pois é o momento onde serão coletados os dados para a verificação dos resultados.

Check (Checar)

Aqui, deve-se analisar todos os dados coletados na etapa anterior. Ainda, é a hora de medir os resultados do que está sendo realizado. Por isso, é importante comparar o planejamento com a execução do dia a dia. Caso a conclusão esteja abaixo do esperado, corrija todos os planos. Documente os aprendizados nessa fase.

Act (Agir)

Esse é o encerramento do ciclo e o início de um novo processo. Depois de verificar todos os resultados, é possível ver se o planejamento foi cumprido ou não. Se a meta foi 100% atingida, basta finalizar e verificar se há outra atividade que necessita de aprimoramento.

Entretanto, é quase impossível acertar de primeira, logo, caso o resultado não seja tão positivo assim, é preciso que a empresa verifique onde acertou e errou. Desse modo, poderá traçar um novo planejamento.

Aplicando o PDCA no RH

Aplicar o PDCA no RH traz alguns benefícios para a empresa. Por meio dele, é possível colher excelentes resultados, pois as suas soluções são bem ágeis e certeiras. Veja agora alguns benefícios.

Otimização de tempo

As metodologias da gestão têm o intuito de direcionar os esforços para o caminho certo. E o mesmo é conseguido por meio de PDCA. Afinal, as metas são atingidas em um curto tempo, isso porque utilizam-se as ferramentas adequadas e que realmente detectam o problema.

Além disso, ao aplicar do PDCA no RH é possível identificar os momentos em que o tempo de trabalho é desperdiçado e conseguir soluções para que ele se torne produtivo e otimizado.

Atração de talentos

Ao investir no PDCA no RH, você estará valorizando os seus colaboradores, ou seja, atraindo a atenção dos seus talentos e de novos. Assim, evita-se perder bons profissionais por falta de investimento em suas qualidades.

Redução de custos

Quando os processos são mal elaborados, certamente, há um desperdício financeiro envolvido. Mas se há o uso contínuo desse ciclo, ele ajuda a reduzir essas falhas. Além disso, ajuda a elevar a produtividade, minimizar os custos e aumenta os lucros do seu negócio.

Engajamento de equipe

Um dos maiores benefícios do PDCA no RH é manter a equipe engajada. Essa metodologia envolve toda a empresa e cria um senso de responsabilidade mais apurado nos resultados. Afinal, todos devem contribuir. Desse modo, as pessoas sentem-se valorizadas e ativas dentro do processo de transformação.

Aprimoramento dos times

Outra vantagem de aplicar o PDCA é o aprimoramento dos times, uma vez que todos os profissionais absorvem o processo, pois estão envolvidos diretamente. Durante esse ciclo, passando por cada etapa, é possível que os colaboradores se desenvolvam ainda mais. Ainda, o aprendizado e o treinamento são fundamentais nessa metodologia.

O método PDCA no RH oferece a todas as empresas a oportunidade de melhorar continuamente. Isso é de alta importância para que elas alcancem as suas metas, motivem todos os seus colaboradores e promovam o aumento da produtividade. Portanto, é uma forma de qualificar todos os setores.

Quando aplicado juntamente à gestão de Recursos Humanos, esse ciclo pode ser muito útil para a extração dos valores da empresa. Ainda, é possível dar mais valor aos processos de desenvolvimento pessoal, aprimoramento de talentos e identificar as habilidades dos seus colaboradores.

O que você achou de conteúdo? Já conhecia essa metodologia? Então, continue por aqui e saiba como implementar o PDCA na sua empresa.


Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of