9 livros que todo gestor de RH deve ler!

Tempo de leitura: 6 minutos

A gestão de pessoas e talentos é uma das áreas mais delicadas e mutáveis de uma empresa e também uma das mais importantes. Detectar tendências, saber observar comportamentos e gerir tudo isso de modo a extrair o melhor de cada um dos funcionários são as competências pilares para o sucesso de um empreendimento. E que tal aprender isso com os melhores livros de recursos humanos?

Afinal, essas habilidades só são plenamente desenvolvidas e aproveitadas por meio do conhecimento e do intelecto e a leitura é definitivamente um dos hábitos mais importantes dos bons gestores de RH.

No post de hoje, fizemos uma lista com os livros que todo gestor de RH deve ler para ser um profissional de destaque. Curioso? Continue acompanhando!

Descubra seus pontos fortes, de Donald O. Clifton e Marcus Buckingham

Em Descubra seus pontos fortes, Donald O. Clifton e Marcus Buckingham apontam como a maioria das empresas negligenciam os pontos fortes dos seus colaboradores. Desse modo, despendem muito tempo e dinheiro procurando corrigir as fraquezas dos funcionários em vez de auxiliá-los a atingir a excelência.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Na obra, os autores ainda mostram que os profissionais mais bem-sucedidos nos mais variados ramos são aqueles que dedicam seu tempo e energia lapidando suas qualidades mais marcantes. Imperdível, não é mesmo?

Como fazer amigos e influenciar pessoas, de Dale Carnegie

A obra de Dale Carnegie revela como o cultivo de bons relacionamentos no meio corporativo é determinante para uma gestão estratégica de pessoas de sucesso, possibilitando a prosperidade de uma empresa no mercado. Em Como fazer amigos e influenciar pessoas, Carnegie também enfatiza a importância do tato social para a construção de um bom networking, elemento essencial para o sucesso profissional.

Bom chefe, mau chefe, de Robert Sutton

De maneira leve e divertida, Robert Sutton, PhD e professor de Stanford, explica como ser o melhor tipo de chefe possível e aprender com os piores, sabendo exatamente o que não fazer.

Em suas pesquisas, Sutton traz dicas preciosas e bastante práticas para os gestores que desejam se tornar líderes melhores e mais inspiradores. Bom chefe, mau chefemostra como, em meio a diversas situações delicadas e geralmente desagradáveis (demissões, chamadas de atenção, advertências…), é possível manter uma postura e um cotidiano profissional agradáveis e produtivos.

Como dizer? – A arte de dar e receber feedback

Escrito por Eliana Pitta, Como dizer? – A arte de dar e receber feedback é uma obra essencial para o gestor de RH que deseja um dia a dia profissional harmonioso e frutífero.

Nela, Pitta aborda a importância da chamada “cultura do feedback”, revelando como a estratégia é fundamental para o andamento de todos os setores de uma empresa e para a gestão de pessoas e competências. A autora traz uma série de dicas úteis sobre como dar feedbacks assertivos, que possibilitam a correção de falhas e deficiências e o aprimoramento dos recursos humanos.

Gestão de Pessoas: um novo papel de Recursos Humanos nas Organizações, de Idalberto Chiavenato

Esse livro é de um dos teóricos mais conhecidos do campo da Administração e Recursos Humanos: Idalberto Chiavenato. O foco são os desafios da área de gestão de pessoas, direcionando o leitor para 6 ações que estabelecem uma relação de interdependência e criam uma rede. São elas:

  • Agregar
  • Recompensar
  • Desenvolver
  • Monitorar
  • Manter
  • Aplicar pessoas

Segundo a obra, esses tópicos constituem a base da gestão de uma equipe em qualquer organização. Alguns dos seus capítulos são “Os novos desafios da gestão de pessoas” e “O futuro da gestão de pessoas”. Livro altamente recomendado para gestores e empreendedores.

Coaching de carreira: construindo profissionais de sucesso, de José Roberto Marques e Edson Carli

Especialistas da área de coaching, do Instituto Brasileiro de Coaching, José Roberto Marques e Edson Carli criaram um guia com ferramentas completas para quem busca desenvolver sua carreira.

Nele, são apresentadas opções de trabalhos rentáveis, novas possibilidades e, principalmente, soluções para quem busca aperfeiçoar sua apresentação pessoal e profissional e obter reconhecimento dentro do que faz. Indicado também para profissionais que queiram desenvolver pessoas.

Execução: a disciplina para atingir resultados, de Ram Charan e Larry Bossid

Com mais de 1 milhão de exemplares vendidos pelo mundo, esse best-seller dos autores Ram Charan e Larry Bossid mostra de que forma é possível alcançar aqueles tão sonhados resultados prometidos. Eles consideram que os processos-chave de qualquer negócio são: unir pessoas, traçar estratégias e viabilizar operações.

Na sua opinião, o papel da gerência é justamente liderar esses processos e o diálogo é a estrutura de uma empresa baseada em honestidade e realismo.

Ram Charan é doutor pela Harvard Business School, recebeu prêmios pelo seu desempenho como educador executivo, orientando diversos CEOs no mundo durante 35 anos. É também autor de 13 best-sellers na área de gerenciamento e liderança. Larry Bossidy é presidente do conselho e ex-CEO da Honeywell International, autor de diversos livros de recursos humanos.

Administração de Recursos Humanos, de Alda Carlini e Rita Tarcia

Das autoras Alda Carlini e Rita Tarcia, esse livro está entre os melhores lançamentos sobre RH dos anos de 2010 e 2011, segundo consultores do jornal O Globo. Sua principal contribuição é explorar o potencial da tecnologia quando somada à atuação de profissionais de recursos humanos que lidam com treinamento e desenvolvimento de pessoas.

As autoras apontam os desafios e as possibilidades das novas tecnologias para um gestor de recursos humanos. Algumas das ferramentas apresentadas no livro são blogs, vídeos, podcasts e webquests, cujo potencial no processo de ensino e aprendizagem é destacado.

Competência: a chave do desempenho, de Cecília Bergamini

De Cecília Bergamini, essa obra traz uma grande contribuição acerca da competência individual como um diferencial competitivo. Traz, ainda, uma análise mais profunda sobre esse potencial interior que todas as pessoas têm e a relação dele com o autoconhecimento e as características emocionais envolvidas no trabalho.

A autora destaca a importância de cada um conhecer e gostar da sua área de atuação para ser bem-sucedido. Indicado para executivos, profissionais de administração, gestores e profissionais envolvidos com a área de gestão de competências.

Agora que você conhece os melhores livros de recursos humanos e está pronto para se tornar um gestor de RH melhor, não se esqueça de deixar um comentário sobre cada livro que ler aqui embaixo. Sua opinião é muito importante!

Motive seus colaboradores do jeito certo


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