Entenda o que é o método 9 Box, como surgiu e quais são seus benefícios!

Tempo de leitura: 5 minutos

Sem tempo para ler? Aperte o play e ouça a narração deste artigo:

Ao preencher seu e-mail você concorda com a Política de Privacidade da Sólides.

Ao contratar um colaborador, a empresa espera contar com alguém que auxilie em seu crescimento e na busca por bons resultados. Por conta disso, gerenciar e metrificar o desempenho da equipe é fundamental, e uma boa ferramenta para essa avaliação é o método 9 Box.

Mas afinal, o que é Nine Box? Basicamente trata-se de uma ferramenta visual que permite que as empresas acompanhem a performance de cada colaborador. Dessa forma, a metodologia contribui para a tomada de decisões, trazendo um embasamento claro e assertivo sobre os trabalhadores. 

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Entretanto, para garantir todos os benefícios desse método é necessário conhecê-lo a fundo. Para te ajudar nisso, preparamos este artigo recheado de informações. Confira!

Qual é a origem do método 9 Box?

Para começar, nada melhor do que entender como surgiu a metodologia 9 Box. Durante a década de 1980, nos Estados Unidos, as grandes empresas, que firmavam negócios na Bolsa de Valores, precisavam desvendar quais deles eram atrativos e deveriam ser investidos, e quais não. 

Para acompanhar esse cenário e identificar os nichos mais valiosos, elas desenvolveram o método Nine Box. Versátil, a ferramenta podia ser aplicada em diversos segmentos e foi adaptada pelas equipes de Recursos Humanos até chegar na Gestão de Pessoas, como uma estratégia para ações internas mais eficazes.

Como aplicar o método? 

E como aplicar o Nine Box? Como o próprio nome sugere, o método consiste em uma tabela organizada em linhas e colunas, em um plano cartesiano, com nove quadrantes. Cada um deles possui uma descrição que deve ser preenchida de acordo com o perfil do avaliado.

Na matriz Nine Box, cada eixo possui uma finalidade. Enquanto o Y (vertical) serve para definir o potencial de cada colaborador, contendo nos três quadrantes os termos: “alto”, “ médio” e “baixo”, o eixo X (horizontal) indica o desempenho, com quadrantes descritos com: “abaixo”, “esperado” e “acima do esperado”. 

Com a construção e visualização do 9 Box, a empresa pode começar as avaliações, nas quais cada colaborador terá seu nome anotado no quadrado que mais define seu desempenho e potencial. Assim, é possível observar como está o cumprimento dos objetivos com as atividades propostas pela empresa.

Principais benefícios do 9 Box para as empresas

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o conceito de Nine Box, é hora conferir todos os benefícios que a ferramenta pode oferecer para sua empresa. Veja a seguir! 

Facilita a comunicação

O método 9 Box envolve tanto gestores quanto colaboradores. Em razão disso, a metodologia fornece dados consistentes para uma conversa mais clara sobre o desenvolvimento de desempenho e competências de cada um.

Assim, ela facilita o fornecimento e o recebimento de feedbacks, além da troca de informações para construção de um planejamento individual (PDI) para cada membro da companhia.

Ferramenta gratuita: Planilha 9Box Cultural. Simples e fácil de usar. Baixe agora!

Ajuda na retenção de talentos

Reter talentos pode ser visto como um dos principais desafios das empresas. Isso acontece porque o mercado tem se preparado cada vez mais para recrutar profissionais de ponta, preparados e atentos às melhores oportunidades.

Conhecendo bem o perfil de cada profissional, com a ajuda do 9 Box é possível identificar esses talentos com mais facilidade e descobrir quais profissionais precisam ser desenvolvidos. 

Além disso, a metodologia permite que se faça uma avaliação de desempenho mais detalhada — com auxílio também de outras ferramentas — o que oferece um maior embasamento para tomada de qualquer medida, como uma demissão, por exemplo.

Outra vantagem nesse sentido é a possibilidade de motivar os profissionais a permanecerem na empresa. Afinal, ao avaliá-los, a empresa mostra que está empenhada em desenvolvê-los de maneira saudável e vantajosa para ambas as partes.

Auxilia no engajamento da equipe

Quando falamos em retenção de talentos, não podemos deixar de mencionar outro fator essencial: o engajamento dos colaboradores. Ao identificar seus pontos fortes e reconhecer os que precisam ser aperfeiçoados, o colaborador tende a se manter mais engajado para entregar resultados e alcançar melhores posições na avaliação, refletindo no senso de envolvimento de toda a equipe.

Aperfeiçoa a tomada de decisão

Como já dissemos, o método 9 Box contribui muito para a tomada de decisões em uma empresa. Por exemplo, imagine um colaborador que sempre apresentou bons resultados, mas que de um tempo pra cá vem deixando muito a desejar nas atividades.

Existem vários motivos que podem levá-lo a esse patamar. Porém, com a ajuda dos profissionais de gestão de pessoas e boas ferramentas, é possível fazer um comparativo da performance desse colaborador ao longo do tempo. 

Dessa forma, a empresa pode sentir qual feedback precisa ser dado e em qual momento é necessário ter essa conversa. Entender os motivos que levam um profissional a não apresentar os resultados esperados é fundamental para tomar a decisão correta.

Auxilia na visualização do potencial dos colaboradores

Assim como para identificar as melhores soluções a serem tomadas com cada colaborador desmotivado dentro da empresa, o 9 Box auxilia a visualizar o potencial dos trabalhadores. 

Com o método, é possível reconhecer aqueles que se sobressaem nas equipes e têm habilidades para se tornarem líderes. Ou ainda, daqueles que não têm talento para liderança, mas que desenvolvem excelentes trabalhos em determinadas áreas e podem ser deslocados para atividades que condizem com seu perfil.

banner para baixar o ebook sobre Guia Avaliação de Desempenho 4.0: descubra como aplicá-la na gestão.-nine box

Potencialize o seu aprendizado! 

Depois de descobrir o que é o método 9 Box, como surgiu e quais são seus benefícios para a empresa, que tal potencializar seu aprendizado sobre o assunto? Confira nosso artigo e veja como aplicar a metodologia nine box na prática!

3.9 9 votes
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments