7 livros para se inspirar e melhorar a comunicação na sua empresa

Tempo de leitura: 5 minutos

Saber se comunicar de maneira efetiva é algo primordial seja no âmbito pessoal ou profissional. Se comunicar vai muito além da comunicação oral. 

A comunicação é um elemento de grande valor para as empresas e muitas delas acabam precisando de um reforço nessa área.

Com estes 7 livros inspiradores, vamos lhe mostrar sobre como a comunicação dentro de uma empresa pode ser melhorada ao realizar apresentações em público, ao oferecer e receber feedbacks e até mesmo na linguagem corporal.

1. Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas – Dale Carnegie

Não tem como falar de melhoria de comunicação e não citar esse clássico que já vendeu mais de 50 milhões de exemplares ao redor do mundo. Apesar de sua primeira edição ter sido publicada em 1936, os ensinamentos do livro “Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas” continuam bastante atuais.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Segundo o autor Dale Carnegie, o modo como abordamos outra pessoa influencia diretamente no seu comportamento.

Ele também oferece vários aprendizados sobre relacionamentos interpessoais, que vão lhe ajudar a aprimorar a sua comunicação e proporcionar uma melhor convivência em qualquer âmbito da nossa vida, incluindo o profissional. 

2. Comunicação Não-Violenta – Marshall B. Rosenberg

O livro “Comunicação Não-Violenta” se baseia em explicar e modificar as estratégias de abordagem que seriam violentas por formas mais generosas e amigáveis. 

Os ensinamentos de Marshall Rosenberg irão lhe ajudar a resolver problemas através do respeito, generosidade e empatia, aperfeiçoando as relações pessoais e profissionais. Dentro de uma organização, o conceito de Comunicação Não Violenta (CNV) vem ganhando cada vez mais espaço.

A CNV não busca impedir e nem eliminar os conflitos, mas sim evitar que eles sejam baseados na violência. 

3. Obrigado Pelo Feedback – Douglas Stone e Sheila Heen

Uma das principais formas de comunicação em uma empresa ocorre no momento em que realizamos um feedback, seja semanal, mensal ou até mesmo anual. Nos dias atuais, o feedback deixou de ser apenas uma forma de avaliação das atividades e passou a ser uma troca de informações fundamental no relacionamento empresarial.

No livro “Obrigado Pelo Feedback”, os autores Douglas Stone e Sheila Heen explicam por que para a maioria das pessoas ouvir e compreender o feedback não é muito receptivo, além da dificuldade que muitos possuem em oferecê-lo.

Durante o livro você irá aprender valiosos conselhos para ser capaz de não deixar escapar nenhum feedback que seja necessário realizar e/ou nem se aborrecer com algum comentário negativo. 

4. Todos se Comunicam, Poucos se Conectam – John C. Maxwell

Dentro de uma empresa, não há como citar liderança sem comunicação. E quando falamos de liderança, pensamos no grande autor best seller John Maxwell, que possui mais de 19 milhões de cópias vendidas pelo mundo. 

Em seu livro “Todos se Comunicam, Poucos se Conectam”, John nos apresenta alguns conceitos simples de como podemos nos conectar melhor com as pessoas com quem estamos nos comunicando. 

Ter uma comunicação efetiva é fundamental para um líder dentro de uma organização. Ninguém quer ouvir uma pessoa falando sobre algo que não sabe o que está dizendo, por isso um dos principais ensinamentos desse livro é justamente esse, tenha certeza da mensagem que está sendo passada. 

5. A Arte de Ler Mentes – Henrik Fexeus

Seria realmente possível ler mentes? Isso pode parecer estranho e um pouco confuso, mas a verdade é que essa arte está presente em nosso dia a dia e podemos intensificá-la de uma forma que não seja prejudicial a nossa rotina. 

É o que o autor Henrik Fexeus nos mostra em seu livro “A Arte de Ler Mentes”

Nele são abordadas técnicas de comunicação não verbal e de linguagem corporal que podem ser utilizadas para estabelecer empatia, interagir e persuadir melhor as pessoas ao seu redor. 

Algumas características e métodos são apresentados ao longo do livro, a fim de tirar conclusões mais precisas das pessoas. Mas, às vezes, elas podem não significar nada, pois algumas das ações podem ser características pessoais ou então tiques.

6. Sorria, Você Trabalha Aqui! – Analisa de Medeiros Brum

Sua empresa possui funcionários desmotivados? Os resultados não estão saindo como esperado? Quando os colaboradores se encontram desmotivados a produtividade da empresa pode cair drasticamente. 

E trazer de volta a motivação é um trabalho que merece atenção e dedicação, principalmente, dos donos da companhia. A autora Analisa de Medeiros cita em seu livro “Sorria, Você Trabalha Aqui!” o endomarketing, uma estratégia utilizada para o público interno da empresa. 

Essa estratégia incentiva à comunicação interna e a transparência na relação entre a empresa e seus colaboradores. Com essa comunicação de forma clara, ocorre um aumento no engajamento dos funcionários com a empresa, tornando um ambiente mais aberto e estimulante. 

7. Segredos do Relacionamento – John C. Maxwell

Retornamos com mais uma indicação do autor John Maxwell. O livro “Segredos do Relacionamento” reúne as melhores estratégias para melhorar sua comunicação e alavancar seus relacionamentos. 

Tudo o que você faz é resultado do trabalho em equipe. Independente de ser um líder ou o liderado, você está ligado a outras pessoas. Então é preciso que você saiba: “essa ligação terá sucesso?”.

Um dos grandes ensinamentos desse livro é sobre a arte de aprender a escutar. Além de ajudar outras pessoas, é uma forma bem eficiente de ajudar a si mesmo. Ser um bom ouvinte pode favorecer o desenvolvimento da criação de relacionamentos mais sólidos dentro de sua empresa. 

Uma boa comunicação começa por você

Todas essas obras são de grande aprendizado quando falamos de comunicação em empresas. Esperamos que elas sejam inspiradoras e ajudem a lhe tornar um exímio comunicador. 

Este post foi produzido pela equipe do PocketBook4You, uma plataforma que oferece centenas de resumos de livros dos maiores autores e best-sellers da atualidade, e tem como principal missão levar conhecimento diversificado que se encaixa no dia a dia de cada um dos seus usuários, ao redor do Brasil e do mundo!

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