4 técnicas infalíveis para uma análise de currículo eficiente

Tempo de leitura: 3 minutos

Um bom profissional traz muitos benefícios à empresa que o contrata, desde a otimização do trabalho interno até as inovações que levam o negócio a se tornar competitivo. No entanto, para que isso aconteça é necessário contar com um processo seletivo eficaz, tendo atenção especialmente a um aspecto: a análise de currículo.

Essa fase do recrutamento é determinante para a captação do talento certo para o seu empreendimento. Porém, devido à imensidão de CVs que chegam para as vagas, nem sempre ela é feita de maneira eficaz. Por isso, neste artigo ensinaremos algumas técnicas infalíveis que vão ajudá-lo a avaliar os currículos! Confira!

1. Considere o tempo de experiência e a formação acadêmica

É preciso ter bastante atenção a essa dica, porque a análise do tempo de experiência é fundamental, por exemplo, para cargos que exigem maior conhecimento técnico e desenvolvimento constante. A formação acadêmica também é muito importante, uma vez que ela deve ser compatível com as funções a serem exercidas internamente.

Mas lembre-se: não deixe apenas que esses aspectos sejam determinantes para a escolha (ou não) de um currículo — é necessário levar em consideração outros aspectos, já que os profissionais também precisam ter habilidades interpessoais, atividades extracurriculares, fluência em idiomas e engajamento em projetos. Por isso, preze por uma análise crítica, observando a proximidade do perfil do candidato com as exigências do cargo.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

2. Busque clareza e objetividade ao fazer a análise de currículo

Critérios como clareza e objetividade também são cruciais na hora de fazer a análise de currículos. Não existe um tamanho ideal de CV, porém, os profissionais que sabem sintetizar as suas experiências, valorizam os aspectos mais importantes de sua vida profissional e têm clareza na escrita (bom português é imprescindível) saem ganhando.

Por exemplo, se a sua empresa almeja contratar candidatos experientes, leve em consideração aqueles currículos em que são pontuados os resultados que eles trouxeram em cargos anteriores de outras organizações.

3. Observe os vínculos empregatícios anteriores

Essa é uma dica fundamental: avalie os vínculos empregatícios anteriores. A sua estratégia deve incluir a observação do candidato, principalmente se ele criou vínculos com as outras empresas em que atuou ou se ele ficou “pulando” de emprego em emprego.

Afinal, do que adianta contratar um talento, mas ele ser instável e estar em constante eminência de sair da sua empresa? Além de gastos com o novo processo de seleção, você terá ainda que, no mínimo, encontrar alguém tão competente quanto ele para ocupar o cargo.

4. Tenha uma boa ferramenta de gestão para otimizar o processo

Diante das dezenas, centenas e até milhares de currículos que são recebidos pela sua empresa chega a ser impensável adotar um modelo manual de seleção, certo? Por isso, uma das técnicas infalíveis para otimizar a análise de CVs é a implementação de uma boa ferramenta de gestão para o processo.

Por meio desse sistema, será possível selecionar currículos vindos de diferentes canais de captação, filtrando por palavra-chave, perfil e escolaridade, e reuni-los em um banco de dados. Isso dará ao RH a oportunidade de focar nas etapas posteriores que são cruciais para a contratação, como os testes comportamentais e técnicos, as entrevistas, entre outros.

Seguindo essas dicas sobre a análise de currículo será muito mais fácil ter sucesso na seleção dos melhores candidatos a ocuparem as vagas disponíveis na sua empresa. Afinal, se o objetivo dela é crescer e se tornar mais competitiva no mercado, nada melhor do que grandes profissionais atuando internamente rumo a esses objetivos, não é mesmo?

E então, gostou do nosso artigo? Quer saber mais sobre estratégias de gestão de RH? Nos siga nas redes sociais: estamos no Facebook, LinkedIn, Twitter e YouTube!


Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of