4 ferramentas para auxiliar a gestão de pessoas

Tempo de leitura: 4 minutos

Lidar com pessoas exige treinamento, dedicação e paciência. Enquanto, na Revolução Industrial, o investimento e o sucesso da empresa estavam nos equipamentos que esta possuía, a evolução tecnológica popularizou as ferramentas e tornou a mão de obra cada vez mais específica.O capital humano é, hoje, o principal recurso em diversos setores de produção. Em alguns, pode ser a diferença entre a estagnação e a expansão comercial ou, ainda, a perda de competitividade e a inovação.

É por isso que gestão de pessoas nas empresas tem se destacado como um trunfo das administrações bem-sucedidas. Quanto mais a organização cresce, mais esse gerenciamento se torna importante.

E nesta Era da Informação, as relações interpessoais vão muito além do contato presencial. Além de nos conectar, a tecnologia pode auxiliar de diversas formas na organização e na colaboração de uma equipe. A seguir, veja 4 ferramentas que podem fazer a diferença:

1. Dados na nuvem

Mesmos os equipamentos mais confiáveis estão sujeitos a avarias, panes e furtos. Enquanto confiamos nossos arquivos somente a computadores e dispositivos de memória externos, estamos nos arriscando a perdê-los.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Ferramentas gratuitas como o Google Drive e o Dropbox são capazes de armazenar grande quantidade de arquivos (inclusive com possibilidade de expansão, mediante contratação) e oferecem as possibilidades de edição online, download e compartilhamento com muita fluidez.

Além da vantagem do armazenamento na nuvem, portanto, virtualmente e sem riscos de perda por falhas técnicas, esses instrumentos permitem a coedição online, ou seja, diversas pessoas alterando um documento ao mesmo tempo — e também acompanhando o que os demais estão fazendo.

2. Videoconferência

Reuniões presenciais são muito importantes — não existe substituto para o olho no olho —, mas, em muitas ocasiões, não são uma possibilidade. Com as tecnologias de videoconferência, como Skype e GoToMeeting, a interação entre as partes é a mais próxima possível do encontro real.

Seja para uma pessoa que esteja distante ou para várias em lugares distintos, hoje é possível reunir-se sem os custos e o tempo que grandes deslocamentos demandam.

A seleção de novos colaboradores, que também faz parte da gestão de pessoas, beneficia-se muito com essa ferramenta: é possível realizar entrevistas com candidatos sem que eles precisem se deslocar até a sede da empresa — podendo estar até mesmo em outro país.

3. Agendamento em equipe

Não consegue encontrar um horário em comum para uma reunião com todos os envolvidos em um projeto? Lidar com diversos planejamentos de rotina ao mesmo tempo pode ser uma tarefa desafiadora, especialmente quando há muitas pessoas e variados compromissos.

Instrumentos como o Doodle permitem que cada um insira os seus horários disponíveis e, inclusive, suas preferências, e calculam quais são os momentos ideais para que todos os integrantes estejam presentes — ou para a maioria, caso seja impossível um acordo total. Pense no tempo que você pode economizar com essa tarefa!

4. ERP

O Sistema de Gestão Empresarial, ou ERP (Enterprise Resource Planning), é uma ferramenta desenhada especificamente para integrar e agilizar processos, dando, à gestão de pessoas, um caráter mais estratégico e profissional.

Em muitos casos, softwares desse tipo são feitos sob medida pelo fornecedor para suprir as necessidades de cada cliente, mediante planejamento e análise conjuntos para que tecnologia facilite a comunicação e expanda a capacidade colaborativa.

Algumas das ferramentas mais úteis podem ser adquiridas de forma totalmente gratuita. Outras possuem uma versão sem custos e uma mais profissional, com pagamento pelo serviço. Há, ainda, as que necessariamente exigem um investimento por serem mais robustas e com completude funcional, capaz de cobrir processos mais específicos ou complexos.

Embora a ausência de custos seja muito atraente, lembre-se de que a gestão de pessoas é fundamental para a escalada da sua empresa e, portanto, não deve ser negligenciada. Logo, antes de usar um sistema, verifique se é eficaz e de confiança.

Esperamos que este post tenha trazido informações úteis que possam ajudar na sua gestão e, consequentemente, no desenvolvimento da sua empresa. Compartilhe-o nas redes sociais e contribua para que sua rede de contatos fique por dentro do assunto!

resultados-cta-blog


Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of