3 tecnologias para otimizar a gestão de RH

Tempo de leitura: 3 minutos

Os recursos tecnológicos estão cada vez mais presentes na gestão de RH, devido à necessidade de otimização das atividades e melhoria dos processos internos da empresa.

Atualmente, o principal desafio das organizações é encontrar um caminho adequado para desenvolver o processo de recrutamento e criar estratégias eficazes para manter e engajar os seus colaboradores.

Por isso, hoje vamos mostrar algumas tecnologias que ajudam na gestão de RH que estão se tornando grandes aliadas dos gestores de recursos humanos. Acompanhe!

Cloud Computing

O Cloud Computing (ou computação na nuvem) é um processo que usa a memória, a capacidade de armazenamento e cálculo dos computadores e servidores interligados por meio da internet. Ou seja, a informação passa a ser armazenada em um servidor fora da empresa, podendo ser acessada remotamente de qualquer dispositivo com acesso a internet.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Além disso, o cloud computing é bastante funcional, pois o usuário não precisa se preocupar com a estrutura do armazenamento na internet — como, por exemplo, a quantidade de servidores ou configurações de hardware que são utilizados.

BIG Data

O BIG Data é uma importante ferramenta de inteligência artificial, que cria, armazena e analisa uma grande quantidade de dados coletados por meio da internet. Esses dados podem ser estruturados (dados numéricos) ou não estruturados (e-mails, áudios, transações financeiras etc.), e impactam diretamente nos negócios cotidianos das empresas.

No entanto, é importante frisar que a principal relevância do BIG Data não está quantidade de dados, mas na forma como esses dados serão utilizados pelas empresas e pela equipe de gestão de RH.

O sistema permite a análise de dados das mais diversas fontes e, com isso, permite a otimização das tarefas, com redução significativa de custos, já que é possível identificar os problemas em tempo praticamente real e instaurar ações imediatas para corrigi-los. Além disso, por meio deste processo, é possível identificar ainda a existência de comportamentos suspeitos ou fraudulentos antes que eles afetem a sua empresa.

Mapeamento de perfil comportamental

Esse tipo de software permite um completo mapeamento do perfil comportamental dos profissionais, além de possibilitar uma monitoria do desempenho desses profissionais. Quando este monitoramento é realizado em tempo real, a empresa consegue identificar quem são os candidatos que mais se adéquam à cultura organizacional da empresa e conseguem direcionar os profissionais para a função mais adequada ao seu perfil.

Um exemplo bem prático dessa nova realidade é o Solides Gestão, uma ferramenta digital desenvolvida especificamente para a área de recursos humanos, em que as pessoas são agrupadas em quatro perfis distintos de acordo com suas características dominantes. Entre as principais vantagens desse software estão à redução do tempo gasto para efetivar uma contratação e a redução do custo dos processos seletivos.

Note que, com a identificação adequada do perfil comportamental, a empresa garante ainda o aumento da produtividade através do ajuste adequado de perfil e função. Consequentemente, os índices relacionados à rotatividade de funcionários são reduzidos.

Gostou das informações sobre as ferramentas para melhorar a gestão de RH da sua empresa? Compartilhe em suas redes sociais e ajude seus amigos a encontrarem novas soluções para os negócios

resultados-cta-blog


Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of