11 dicas para otimizar a produtividade da equipe

Tempo de leitura: 4 minutos

Diante de um mercado dinâmico e altamente competitivo, cabe às empresas encontrar alternativas para aumentar a produtividade individual e corporativa. Empresários e gestores concordam sobre a importância de contar com ações que forneçam as condições necessárias para uma performance diferenciada. Assim, é preciso investir em uma gestão com foco em resultados e pessoas, e adotar práticas capazes de garantir o crescimento e o sucesso dos negócios.

Conheça algumas destas práticas e melhore a produtividade da sua equipe!

Reforce a organização e otimize os processos

Organização é essencial para a produtividade de qualquer equipe. Para isso, é preciso contar com processos internos bem estruturados, padronizados e otimizados, eliminando desperdícios, retrabalhos, falhas, gargalos e tarefas que não agregam valor. Desse modo, é possível conquistar maior fluidez e transparência nas rotinas do dia a dia.

Fortaleça a estratégia e defina metas

Uma gestão direcionada à produtividade deve assegurar que os colaboradores conheçam a estratégia da empresa, incluindo investimentos em outros nichos de mercado, desenvolvimento de novos produtos, adequação da capacidade produtiva, impactos da crise atual e desafios futuros. Essa estratégia deve ser transformada em objetivos corporativos, que, por sua vez, precisam ser desdobrados em metas coletivas e individuais de forma a incentivar a participação e o trabalho em equipe.

Forneça infraestrutura e ferramentas

A infraestrutura e as ferramentas cedidas pela empresa têm grande impacto no rendimento geral, portanto, é importante oferecer condições que permitam melhores resultados, incluindo um layout adequado, equipamentos e dispositivos atualizados. Além disso, é fundamental adotar soluções tecnológicas capazes de otimizar o tempo e os recursos humanos, garantindo mais qualidade e agilidade nas entregas. Softwares de gestão e sistemas integrados são bons exemplos.

Cuide do ambiente de trabalho

O ambiente de trabalho afeta diretamente a produtividade da equipe, por isso, é importante cuidar de alguns elementos da gestão, tais como liderança positiva, reconhecimento e valorização, políticas de remuneração atrativas, plano de carreira, respeito pelas diferenças, oportunidades de desenvolvimento profissional, meritocracia e incentivo à participação dos colaboradores. Além disso, cabe ao gestor administrar os conflitos internos e eliminar comportamentos nocivos, como discriminação, preconceito ou assédio.

Invista em comunicação interna

A comunicação interna permite a criação de uma relação de confiança entre colaboradores e empresa e, por isso, merece atenção especial. Investir em um sistema de comunicação eficiente, que compartilhe informações sobre a situação da empresa e objetivos a serem atingidos é uma iniciativa necessária para o aumento da produtividade. Nesse sentido, é preciso utilizar de forma inteligente todos os canais internos, como newsletters, e-mails, jornais, reuniões gerenciais e até mesmo o tradicional mural de avisos.

Linguagem e conteúdo também devem ser analisados para que todos possam compreender a mensagem. Nesse cenário os gestores têm papel especial e as empresas precisam transformar esses profissionais em bons comunicadores.

Ofereça oportunidades de desenvolvimento

A produtividade da equipe está intimamente relacionada ao preparo, conhecimento, know-how e experiências de seus colaboradores. Desse modo, é essencial oferecer treinamento e capacitação dentro de um plano individualizado, visando potencializar os talentos e as competências.

Organize reuniões gerenciais

As reuniões gerenciais são ótimas oportunidade para informar, orientar e direcionar as equipes de acordo com urgências e novas demandas. Mas para que funcionem ainda melhor, devem ser devidamente organizadas, evitando perda de tempo e de foco. Além disso, é preciso abrir espaço para a participação ativa dos colaboradores por meio da troca de ideias e sugestões.

Forneça feedbacks em tempo real

Outra prática que não pode ser negligenciada é o feedback. Conversas francas e estruturadas devem fazem parte do cotidiano dos gestores, visando sempre o aprimoramento e o amadurecimento dos colaboradores.

Elimine distrações

As distrações afetam negativamente a produtividade da equipe, assim, é interessante avaliar questões como o acesso livre à internet e redes sociais, tempo dedicado a assuntos pessoais, excesso de reuniões, períodos ao telefone, escritórios mal planejados, ambientes barulhentos, além de conversas paralelas e fofocas.

Crie um sistema de recompensas

Um sistema de recompensas financeiras baseado no atingimento de metas individuais e coletivas costuma colaborar para o aumento da produtividade da equipe, uma vez que incentiva a busca pela excelência e uma postura colaborativa.

Incentive uma alimentação adequada

O bem-estar também interfere diretamente na produtividade da equipe, por isso, vale a pena incentivar uma alimentação adequada, por meio de lanches oferecidos no ambiente de trabalho, evitando a necessidade de saída dos colaboradores. Nessa hora, pense em opções mais nutritivas para ajudá-los a cuidar da saúde e também aliviar os efeitos do estresse e das pressões comuns ao mundo corporativo.

Gostou desse post? Quais são as suas dicas para aumentar a produtividade das equipes de trabalho? Compartilhe conosco!

calculadora-produtividade

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of